Jump to content

Recommended Posts

Posted

Actualmente, se tivermos que projectar um comercio/serviços temos que ter em conta a colocação de instalações sanitarias para o sexo feminino/masculino, para trabalhadores e funcionarios e também para pessoas de mobilidade reduzida. Agora a minha questão... Tem que ser sempre assim? Tipo temos q ter 5 wc? Ou existe uma area minima de comerio/serviços que não exiga tanta I.S.? Ou estarei eu errado e nem é preciso ter casas de banho?:D Se me conseguirem dizer os decretos que legislam, e a vossa opinião, ficava muito agradecido. Hoje tenho reuniões o dia inteiro...e ao fim do dia precisava de saber mais sobre este assunto. Obrigado, desde já.

Posted

Bem, as áreas não sei, mas dependendo do uso do espaço, podes precisar inclusivamente de vestiários para os funcionários.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

A lei estipula o que é obrigatório, mas ainda assim, sou da opinião que a consciência pela acessibilidade a todos deve ser uma das premissas de qualquer projecto, inclusive nas nossas próprias casas. Tive a oportunidade de assistir uma palestra da arquitecta Regina Cohen, uma brasileira que ficou paraplégica devido um acidente. Se alguém quiser conhecer o trabalho que ela desenvolve actualmente, é só visitar http://www.proacesso.fau.ufrj.br/.
Considero uma iniciativa muito humana e inteligente!

Posted

Luciana, estou de acordo contigo. MAs não esquecer que cada caso é um caso e ás vezes nem sempre conseguimos fazer o que queremos/devemos. Por exemplo, surgiu-me ainda hoje um caso de uma pessoa que quer lcienciar um centro de estudos. Ele alugou um espaço e para ir fazendo algum dinheirito já começou a trabalhar. Surge agora a necessidade de ter a respectiva licença. Ora bem. Centro de estudos. Lá está. Necessita de ter pelo menos 4/5 I.s (para não falar de outras necessidades). Ele alugou uma loja comercial que não tem espaço para isto tudo. E agora? Por muito que queria aplicar todos os decretos e normas, tenho tb que procurar uma alternativa mais rentavel para ele, nao?