joaoneves Posted October 14, 2007 Report Posted October 14, 2007 O sonho de há 30 anos concretizou-se. Fátima abre dia 11 de Outubro as portas da nova Igreja da Santíssima Trindade, o maior recinto fechado do País, em forma circular, que vai oferecer mais espaço e conforto aos peregrinos que a visitarem. Mas nem todos poderão assistir à cerimónia de dedicação dentro do templo, uma vez que são esperadas milhares de pessoas. A afluência será maior, todavia, dia 12 com a celebração dos 90 anos sobre a Aparição de Nossa Senhora. Mas a cidade da Fé tem mais um motivo para ser o centro das atenções: o Vaticano prefere esperar por uma nova cura milagrosa no processo de canonização dos videntes de Fátima. Há mais de uma semana que não existe um quarto disponível em Fátima. Apesar de o parque hoteleiro da cidade ter mais de 15 mil camas, não é suficiente para satisfazer a procura dos peregrinos que querem estar presentes na inauguração da nova Igreja da Santíssima Trindade hoje à tarde e na comemoração dos 90 anos da Aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos. São esperados 250 mil fiéis em cada dia. A nova igreja abre as suas portas pelas 15h, mas apenas nove mil fiéis poderão participar na cerimónia de dedicação, uma vez que é a sua lotação. Os muitos outros milhares terão de acompanhar a celebração através dos ecrãs gigantes colocados no exterior do recinto. Presentes na dedicação da Santíssima Trindade estarão o Presidente da República, Cavaco Silva, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e ainda, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira. Já José Sócrates estará ausente, mas irá receber o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano e enviado especial de Bento XVI às celebrações conclusivas dos 90 anos das Aparições e que irá presidir à celebração eucarística pelas 17 horas do dia de hoje. Durante estes três dias irão ser feitas algumas cerimónias, mas, depois das celebrações de amanhã, o ponto alto terá lugar no domingo quando Bento XVI estiver ligado a Fátima em directo, desde a Praça de S. Pedro, às 11h, após a missa do Cardeal Bertone. À espera de um novo milagre Os médicos do Vaticano não ficaram satisfeitos com o alegado milagre que até agora sustentou o processo de canonização dos videntes de Fátima, pelo que preferem aguardar por uma nova cura milagrosa. Os problemas de validação têm sido muitos mas, segundo as últimas informações, os médicos e cientistas da Congregação para a Causa dos Santos (CCS), presidida pelo cardeal português, José Saraiva Martins, admitem que a cura de diabetes numa criança, há sete anos atrás, pode ter explicação científica. O alegado caso de cura milagrosa era o de uma criança, filha de emigrantes portugueses na Suiça, que sofria de diabetes. Em Maio de 2000, ao assistir pela televisão às cerimónias de Fátima presididas pelo papa João Paulo II, a mãe terá segurado o filho diante do ecrã, ao mesmo tempo que rezava pela sua cura. A diabetes terá desaparecido entretanto. Contudo, a possibilidade de esta doença ser de um tipo curável fez com que os médicos do Vaticano duvidassem da impossibilidade de explicação científica. Assim, "enquanto não se provar a verdade cientificamente", o milagre não pode ser validado pela hierarquia católica, explica o bispo de Leiria-Fátima D. António Marto. Mas com a eleição de Papa Bento XVI, que introduziu mais rigor nas canonizações, pressentia-se a morosidade do processo. Coloco neste tópico abaixo, fotografias tiradas ontém (dia 13 de Outubro) e informações sobre a nova Igreja de Fátimahttp://www.arquitectura.pt/forum/f10/lado-de-fatima-2158.html FONTE: adaptado in Jornal Semanário Quote
Bruno_Rosa Posted October 14, 2007 Report Posted October 14, 2007 Se alguém pode ver a proposta do Gonçalo Byrne para o nova igreja ... muito mais interessante que esta. Podem ver por aqui Quote
m a r g a r i d a Posted October 14, 2007 Report Posted October 14, 2007 as fotos que tiraste estão muito boas! gosto especialmente do enquadramento que fizeste na fotografia que intitulas "cristo sobre o altar". o controlo que o edifício faz da luz é fabuloso...todavia ainda não sei dizer se gosto ou não do edifício... acho que só estando lá é que tenho percepção de algumas coisas que acho importante para ter uma opinião formada sobre o assunto. de qualquer forma parece-me algo esmagador, com uma escala fantasticamente gigantesca! só tenho ainda a opinião de uma coisa....aquele mural de azulejos...por favor!! está, na minha opinião, horrivel! e acho que desmotiva qualquer um que seja devoto a olhar com atenção durante mais de 3 segundos para ele.. mas pronto, é a minha opinião e vale o que vale.. ainda bem que nos mostrar estas fotografias estão muito boas mesmo! só acho que deverias por o link aqui neste tópico, para ser de mais fácil acesso não achas? Quote margarida duarte
joaoneves Posted October 14, 2007 Author Report Posted October 14, 2007 Que seja Feita a vossa vontade Então aqui fica o link: http://www.flickr.com/photos/1498634...7602403867940/ Quote
Recommended Posts