Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá a todos!! Como indiquei no meu topico de apresentação, o que me levou a descobrir este sítio na internet, foi sem duvida o gosto que tenho pela arquitectura e também pelo "nascer" da minha futura casa!! Em conversas com a minha cara metade, decidimos dar a conhecer o projecto, para assim debater/criar algumas ideias futuras quiçá a aplicar a casa e ouvir as opiniões geradas!! Se há sitio para tal, este é sem duvida um bom espaço privilegiado prás "discussões"!! É uma casa com rés-chão e andar. Cá ficam as imagens das plantas, ficando aguardar as vossas opiniões!! Qualquer avanço será relatado aqui.... Obrigado!!!

Posted

Bem VTR, as imagens nem sequer aparecem, pelo que é complicado ver alguma coisa :x

Olá Dreamer!!

Fui eu mesmo que retirei as imagens!! Após cerca de um dia e umas horas desde que iniciei o topico e como não tinha qualquer resposta... achei por bem retira-las.. até porque não sabia se estava a infringir alguma coisa ao apresenta-las...

Cá ficam novamente pra ver o que voçes acham da disposição e claro todas opinioes são bem vindas!!

EDIT
:)
Posted

VTR: em relação às plantas, não achas os dois quartos singles demasiado grandes? Só para aquecer cada um desses quartos é necessária uma energia enorme! E também não entendo porque é que o corredor de acesso aos quartos se estende até ao fundo mesmo depois da entrada no quarto de casal... É desaproveitamento de espaço. Mas por outro lado este quarto também é enorme. No final de contas, para a casa que aparenta ser, com estas áreas, penso que a zona de acesso ao piso superior está um pouco descuidada e todo esse espaço é desaproveitado em função da escada que lá existe, acabando por ficar uma casa de banho bastante pequena e longe de todas as zonas de serviço da casa. Não tens também os alçados aí?

Posted

Antes de mais obrigado pelos comentarios!! @ Asimplemind Relativamente aos quartos singles, as medidas de cada uma são: 3,90x4,10... na verdade são grandes... mas penso que ñ são muito grandes!! O corredor estende-se até ao fim da casa... pois lá se encontra um grande vitral de luz, dando tambem pra "olhar em redor" do fundo/terreno da casa!! Relativamente ao quarto (suite) propriamente dito tem 3,50x4,95.... A escada de acesso ao andar tem pé duplo.... de cima no corredor dá pra ver cá pra baixo (como voçes sabem!!!!!)O banho destina-se apenas ao quartos dos pequenotes (quando for casado e eles nascerem!!!!). @ Dreamer A casa ainda ñ está a ser construida!!! Será em breve!! Obrigado!! Continuem a dar a vossa opinião!!

Posted

Bem, a área de circulação parece ser uma percentagem algo elevada da área constrruída, mas isso não tem necessariamente de ser penalizador. A organização espacial está clara e simples, apesar de parecer existir ali algumas questões que podessem ser mais "limpas", como alguns alinhamentos de paredes estre pisos, nomeadamente a parede divisória dos quartos "single" e o limite do escritório. Isso podia simplificar os volumes e a leitura dos cheios/vazios nos alçados seria mais (repetindo-me) "limpa". Depois ponho em questão a posição do w.c. e zona de vestir do quarto principal, se a parede da esquerda do w.c. estivesse alinhada com a linha de janelas dos quartos "single", o espaço do quarto principal seria muito mais coerente e talvez mais interessante. Daí a questão do limite do corredor que o asimplemind referiu, esse espaço, a ser utilizado para a suite, traria maior coerência na distribuição dos espaços e mais organização espacial. Mas isto sou eu a falar de duas plantas e dois alçados, sem nada saber do desenvolvimento e "voltas" que o projecto já levou... VTR, tu melhor que ninguém podes falar sobre isso e sobre as razões que levaram a que tu e o arquitecto optassem por esta solução. Fico à espera de mais informação :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Olá novamente!! A area de circulação é efectivamente (+/-) elevada e como dizia o amigo Dreamer ñ acho que tenha que ser necessariamente penalizador!! Relativamente as areas da casa e da sua estrutura.. acham que está mais ou menos bem (simples e clara como dizem)??????? Em relação á casa propriamente dita: Existia de inicio a vontade (minha+namorada) de construir uma moradia de linhas rectas, espaços amplos, janelas "rasgadas" enfim na linguagem leiga (a minha pois ñ sou arquitecto!!).. uma casa de linhas modernas!!!! Iniciamente a casa não tinha este formato em L era em linha com a repartição das areas da mesma forma que agora existe... Res-chão: sala jantar/estar; cozinha; escritorio; wc; despensa/arrumos e o andar: quartos; suite; wc!! Com o passar dos tempos/estudos foi-se moldando desta forma!!! Isto foi sempre tido em consônancia com o arquitecto!! Resta referir que está inserida num terreno com cerca de 900m2!! Quanto as alinhamentos das paredes, nunca me passou isso pelo pensamento!!! Por fim.. acham piada à casa ou nem por isso!!!????????? Obrigado!!

Posted

VTR: para te ser sincero acho que esta casa poderia (com estas áreas) estar melhor organizada e mesmo volumetricamente ser mais interessante do que o que apresentas. Não quero dizer que não esteja bem. Se calhar dentro de uma linguagem leiga, como referes, a casa parece bem desenhada, mas olhando enquanto arquitecto não vejo grandes pontos de destaque, parece-me igual a tantas outras, mas com cobertura plana. Mas sinceramente aqui o que interessa mais é que os futuros utilizadores gostem daquilo que construíram e se a casa até for agradável e mantiver uma imagem de conjunto com as restantes casas adjacentes, tanto melhor.

Posted

A informação ainda é parca, porque nada sabemos dos materias a empregar, a informação sobre a envolvente não existe, a configuração do terreno, etc, etc, etc... Falei daquilo que mostraste, e aí notam-se algumas vontades, mas levantam-se algumas outras questões. Para que serve o espaço por baixo do balaço dos quartos individuais, à frente do escritório?... será que vai realmente utilizado?... com que fim?... com que materiais?... Há algumas questões a nível volumétrico que carecem de esclarecimento, de informação, essencialmente algo como uma memória descritiva para apresentar o projecto... Daquilo que me foi dado a ver, é lógico que não é nenhum projecto revolucionário, mas se calhar nem era isso que tu querias, por isso também não me parece ser grande problema... há questões mais importantes do que essa... PS: Se puderes coloca algumas imagens do terreno e da envolvente para se ter uma ideia melhor.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

A informação ainda é parca, porque nada sabemos dos materias a empregar, a informação sobre a envolvente não existe, a configuração do terreno, etc, etc, etc...

Falei daquilo que mostraste, e aí notam-se algumas vontades, mas levantam-se algumas outras questões.
Para que serve o espaço por baixo do balaço dos quartos individuais, à frente do escritório?... será que vai realmente utilizado?... com que fim?... com que materiais?...
Há algumas questões a nível volumétrico que carecem de esclarecimento, de informação, essencialmente algo como uma memória descritiva para apresentar o projecto...

Daquilo que me foi dado a ver, é lógico que não é nenhum projecto revolucionário, mas se calhar nem era isso que tu querias, por isso também não me parece ser grande problema... há questões mais importantes do que essa...

PS: Se puderes coloca algumas imagens do terreno e da envolvente para se ter uma ideia melhor.

Os materiais a utilizar na parte exterior serão: Pedra natural e aqueles paineis de "madeira hidrofogo" vulgo (aqueles revestimentos fachadas em madeira)!!

O espaço que referes será um "patio" tipo deck em madeira (ipé) em forma de quadrado alinhado pela estrutura acima dessa (andar)!

Relativamente á localização do terreno... de momento ñ tenho qualquer imagem.. posso adiantar que é um terreno em q a estrada tem um ligeira inclinação (descer) sendo que o terreno fica a uma cota superior à estrada em cerca de (+/-) 1.30m; 1.50m!!! Atras e na lateral direita (lado passadiço pra garagem) ñ tem casas e talvez nunca terão visto serem prolongamento dos terrenos em que as casas já estão construidas mais acima; na outra lateral existe uma casa (de linhas normais!!) A zona envolvente tem poucas casas e nenhuma com este "tipo de arquitectura"!!

:)