VTR Posted September 12, 2007 Report Posted September 12, 2007 Olá a todos!! Como indiquei no meu topico de apresentação, o que me levou a descobrir este sítio na internet, foi sem duvida o gosto que tenho pela arquitectura e também pelo "nascer" da minha futura casa!! Em conversas com a minha cara metade, decidimos dar a conhecer o projecto, para assim debater/criar algumas ideias futuras quiçá a aplicar a casa e ouvir as opiniões geradas!! Se há sitio para tal, este é sem duvida um bom espaço privilegiado prás "discussões"!! É uma casa com rés-chão e andar. Cá ficam as imagens das plantas, ficando aguardar as vossas opiniões!! Qualquer avanço será relatado aqui.... Obrigado!!! Quote
Dreamer Posted September 13, 2007 Report Posted September 13, 2007 Bem VTR, as imagens nem sequer aparecem, pelo que é complicado ver alguma coisa :) Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
VTR Posted September 13, 2007 Author Report Posted September 13, 2007 Bem VTR, as imagens nem sequer aparecem, pelo que é complicado ver alguma coisa :x Olá Dreamer!! Fui eu mesmo que retirei as imagens!! Após cerca de um dia e umas horas desde que iniciei o topico e como não tinha qualquer resposta... achei por bem retira-las.. até porque não sabia se estava a infringir alguma coisa ao apresenta-las... Cá ficam novamente pra ver o que voçes acham da disposição e claro todas opinioes são bem vindas!! EDIT :) Quote
asimplemind Posted September 13, 2007 Report Posted September 13, 2007 VTR: em relação às plantas, não achas os dois quartos singles demasiado grandes? Só para aquecer cada um desses quartos é necessária uma energia enorme! E também não entendo porque é que o corredor de acesso aos quartos se estende até ao fundo mesmo depois da entrada no quarto de casal... É desaproveitamento de espaço. Mas por outro lado este quarto também é enorme. No final de contas, para a casa que aparenta ser, com estas áreas, penso que a zona de acesso ao piso superior está um pouco descuidada e todo esse espaço é desaproveitado em função da escada que lá existe, acabando por ficar uma casa de banho bastante pequena e longe de todas as zonas de serviço da casa. Não tens também os alçados aí? Quote
Dreamer Posted September 13, 2007 Report Posted September 13, 2007 Uma questão, a casa já está construída? Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
VTR Posted September 14, 2007 Author Report Posted September 14, 2007 Antes de mais obrigado pelos comentarios!! @ Asimplemind Relativamente aos quartos singles, as medidas de cada uma são: 3,90x4,10... na verdade são grandes... mas penso que ñ são muito grandes!! O corredor estende-se até ao fim da casa... pois lá se encontra um grande vitral de luz, dando tambem pra "olhar em redor" do fundo/terreno da casa!! Relativamente ao quarto (suite) propriamente dito tem 3,50x4,95.... A escada de acesso ao andar tem pé duplo.... de cima no corredor dá pra ver cá pra baixo (como voçes sabem!!!!!)O banho destina-se apenas ao quartos dos pequenotes (quando for casado e eles nascerem!!!!). @ Dreamer A casa ainda ñ está a ser construida!!! Será em breve!! Obrigado!! Continuem a dar a vossa opinião!! Quote
Dreamer Posted September 14, 2007 Report Posted September 14, 2007 Bem, a área de circulação parece ser uma percentagem algo elevada da área constrruída, mas isso não tem necessariamente de ser penalizador. A organização espacial está clara e simples, apesar de parecer existir ali algumas questões que podessem ser mais "limpas", como alguns alinhamentos de paredes estre pisos, nomeadamente a parede divisória dos quartos "single" e o limite do escritório. Isso podia simplificar os volumes e a leitura dos cheios/vazios nos alçados seria mais (repetindo-me) "limpa". Depois ponho em questão a posição do w.c. e zona de vestir do quarto principal, se a parede da esquerda do w.c. estivesse alinhada com a linha de janelas dos quartos "single", o espaço do quarto principal seria muito mais coerente e talvez mais interessante. Daí a questão do limite do corredor que o asimplemind referiu, esse espaço, a ser utilizado para a suite, traria maior coerência na distribuição dos espaços e mais organização espacial. Mas isto sou eu a falar de duas plantas e dois alçados, sem nada saber do desenvolvimento e "voltas" que o projecto já levou... VTR, tu melhor que ninguém podes falar sobre isso e sobre as razões que levaram a que tu e o arquitecto optassem por esta solução. Fico à espera de mais informação :) Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
VTR Posted September 14, 2007 Author Report Posted September 14, 2007 Olá novamente!! A area de circulação é efectivamente (+/-) elevada e como dizia o amigo Dreamer ñ acho que tenha que ser necessariamente penalizador!! Relativamente as areas da casa e da sua estrutura.. acham que está mais ou menos bem (simples e clara como dizem)??????? Em relação á casa propriamente dita: Existia de inicio a vontade (minha+namorada) de construir uma moradia de linhas rectas, espaços amplos, janelas "rasgadas" enfim na linguagem leiga (a minha pois ñ sou arquitecto!!).. uma casa de linhas modernas!!!! Iniciamente a casa não tinha este formato em L era em linha com a repartição das areas da mesma forma que agora existe... Res-chão: sala jantar/estar; cozinha; escritorio; wc; despensa/arrumos e o andar: quartos; suite; wc!! Com o passar dos tempos/estudos foi-se moldando desta forma!!! Isto foi sempre tido em consônancia com o arquitecto!! Resta referir que está inserida num terreno com cerca de 900m2!! Quanto as alinhamentos das paredes, nunca me passou isso pelo pensamento!!! Por fim.. acham piada à casa ou nem por isso!!!????????? Obrigado!! Quote
asimplemind Posted September 14, 2007 Report Posted September 14, 2007 VTR: para te ser sincero acho que esta casa poderia (com estas áreas) estar melhor organizada e mesmo volumetricamente ser mais interessante do que o que apresentas. Não quero dizer que não esteja bem. Se calhar dentro de uma linguagem leiga, como referes, a casa parece bem desenhada, mas olhando enquanto arquitecto não vejo grandes pontos de destaque, parece-me igual a tantas outras, mas com cobertura plana. Mas sinceramente aqui o que interessa mais é que os futuros utilizadores gostem daquilo que construíram e se a casa até for agradável e mantiver uma imagem de conjunto com as restantes casas adjacentes, tanto melhor. Quote
Dreamer Posted September 14, 2007 Report Posted September 14, 2007 A informação ainda é parca, porque nada sabemos dos materias a empregar, a informação sobre a envolvente não existe, a configuração do terreno, etc, etc, etc... Falei daquilo que mostraste, e aí notam-se algumas vontades, mas levantam-se algumas outras questões. Para que serve o espaço por baixo do balaço dos quartos individuais, à frente do escritório?... será que vai realmente utilizado?... com que fim?... com que materiais?... Há algumas questões a nível volumétrico que carecem de esclarecimento, de informação, essencialmente algo como uma memória descritiva para apresentar o projecto... Daquilo que me foi dado a ver, é lógico que não é nenhum projecto revolucionário, mas se calhar nem era isso que tu querias, por isso também não me parece ser grande problema... há questões mais importantes do que essa... PS: Se puderes coloca algumas imagens do terreno e da envolvente para se ter uma ideia melhor. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
VTR Posted September 14, 2007 Author Report Posted September 14, 2007 A informação ainda é parca, porque nada sabemos dos materias a empregar, a informação sobre a envolvente não existe, a configuração do terreno, etc, etc, etc... Falei daquilo que mostraste, e aí notam-se algumas vontades, mas levantam-se algumas outras questões. Para que serve o espaço por baixo do balaço dos quartos individuais, à frente do escritório?... será que vai realmente utilizado?... com que fim?... com que materiais?... Há algumas questões a nível volumétrico que carecem de esclarecimento, de informação, essencialmente algo como uma memória descritiva para apresentar o projecto... Daquilo que me foi dado a ver, é lógico que não é nenhum projecto revolucionário, mas se calhar nem era isso que tu querias, por isso também não me parece ser grande problema... há questões mais importantes do que essa... PS: Se puderes coloca algumas imagens do terreno e da envolvente para se ter uma ideia melhor. Os materiais a utilizar na parte exterior serão: Pedra natural e aqueles paineis de "madeira hidrofogo" vulgo (aqueles revestimentos fachadas em madeira)!! O espaço que referes será um "patio" tipo deck em madeira (ipé) em forma de quadrado alinhado pela estrutura acima dessa (andar)! Relativamente á localização do terreno... de momento ñ tenho qualquer imagem.. posso adiantar que é um terreno em q a estrada tem um ligeira inclinação (descer) sendo que o terreno fica a uma cota superior à estrada em cerca de (+/-) 1.30m; 1.50m!!! Atras e na lateral direita (lado passadiço pra garagem) ñ tem casas e talvez nunca terão visto serem prolongamento dos terrenos em que as casas já estão construidas mais acima; na outra lateral existe uma casa (de linhas normais!!) A zona envolvente tem poucas casas e nenhuma com este "tipo de arquitectura"!! :) Quote
Marco Silva Posted September 19, 2007 Report Posted September 19, 2007 Não consigo encontrar as imagens???? Quote
Recommended Posts