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BEIJING | National Grand Theater


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http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2007-6/20076289484748825.jpg A Planta http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2007-7/200772713511939331.jpg http://www.beijingupdates.com/forum/UploadFile/2007-6/2007620211951598.jpg Concluido. Interior

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não sei bem porquê mas há projectos, nos quais dá vontade de bater. este para mim é desses. até visitar o corpo, suspendo este acto de violencia ociosa e gratuita, até porque aquela criatura da luzinha no dedo, depois não tinha forma de voltar para casa. enfim, pelas imagens que já vi, tristemente concluo que estes objectos são como aquelas eskulturas, (com KAPA) que não é necessario as circundar. atrás só têm a capa, vendo a face o resto facilmente se adivinha. objectos para o dubai, china, "arquitectura" que apresenta quem eu sou, como um vestido de lantejoulas, cheio de imagem sem corpo de conteudo. bem diferente: http://www.ecofirminy.com/httpdocs/eglise%20st%20pier%20035.jpg

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Desculpa la... que projecto eh esse que apresentas.


desculpa devia ter mencionado o nome.
pensei que toda a gente o conhecia.
este projecto l' église Saint-Pierre
é juntamente com a fundação Iberê camargo, dois projectos que sempre realizaram comigo um convite ao enamoramento.
enquanto estudante de arquitectura tive contacto com os desenhos (esquiços, rigorosos...) e especialmente com as maquetes durante anos a fio, até que um dia as fotos destes projectos em construção me entram pelos olhos dentro e provocam o lembrar.
é uma das grandezas da arquitectura invocar a memória, como a história do Borges; o miudo que muitos anos depois volta à familia de onde tinha desaparecido. familia que já não reconhecia como sua, até que o levam em frente da casa que era a sua antes do desaparecimento anos antes. os rostos dos pais não os reconheceu, mas de repente corre para a casa sobe as escadas entra na sala leva a mão atrás da chaminé de onde tira uma navalha de cabo de osso.

este é o poder da arquitectura "não se pode dizer propriamente que tenha uma mensagem, porque a mensagem é ela própria: sua presença ante mim, silenciosa, irredutivel; criadora de um ambiente, uma envolvência, de um contexto. Ela nada diz que não seja já meu, nada que eu não possa assimilar à minha pessoa (porque senão não a entenderia), nada que não seja descoberta em mim." Prof.Pedro AbreuTese de doutoramento.

"descoberta em mim". eu descubro coisas em mim. através de pedras eu descubro coisas em mim,... é extraordinário.

voltando atrás estes projectos foram para mim reveladores porque agora que se transformaram em pedra (e se transformaram em arquitectura) podem me acolher e me permitirem realizar o abandono pós enamoramento.

http://arte-rite.spaces.live.com/
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Este teu anacronismo, esquiços com meio século...o esquiço por norma é uma coisa feita exactamente antes da construção...


sabedoria pop: "abrir a boca sem pensar, é estupidez sair ou mosca entrar".

anacronismo é um erro de cronologia; é atribuir erradamente a uma época o que pertence a outra. (percebeste o que é um anacronismo?)"...o esquiço por norma é uma coisa feita exactamente antes da construção..." (sim e... está bem).quer dizer, para o caso de não saberes o projecto é de 60 a "construção" teve inicio em 1975 mas esteve abandonada até 2003, quando foi retomada com fim das obras à um ano atrás.um esquiço não deixa de o ser por ter "meio seculo" ! ou 60 e tal anos.um esquiço é um esquiço, não muda de nome com a idade.!!dou por finda a questão.obrigado

http-~~-//img165.imageshack.us/img165/9474/lecorbusierfirminy99zc2.jpg
Fonte: http://ahahh.blog.lemonde.fr/2006/11/
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Não pá, o esquiço não é desta época, o anacronismo está apenas aí! (Quem conhece os rigorosos/esquiços do Le Corbusier sabe que hoje em dia são raras as pessoas que desenham assim, cheira a fumo, já chegaste lá?). Que eu saiba, não tiveste contacto com os esquiços à 50 anos atrás...mas poderei estar enganado acerca da tua idade? Desculpa lá, a confusão é apenas tua, tens mesmo razão: "abrir a boca sem pensar, é estupidez sair ou mosca entrar"

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Não pá, o esquiço não é desta época, o anacronismo está apenas aí! (Quem conhece os rigorosos/esquiços do Le Corbusier sabe que hoje em dia são raras as pessoas que desenham assim, cheira a fuma, já chegaste lá?).

Que eu saiba, não tiveste contacto com os esquiços à 50 anos atrás...mas poderei estar enganado acerca da tua idade?

Desculpa lá, a confusão é apenas tua, tens mesmo razão: "abrir a boca sem pensar, é estupidez sair ou mosca entrar"


eu sei que na minha ultima entrada disse no fim que não voltaria a falar sobre isto.
mas...
cum catano, estás perante um texto, fotos e links (que coloquei logo no inicio) para informação pormenorizada sobre duas obras que espelham o Génio Humano. O GÉNIO HUMANO, (não esta tua patética questão de semantica rocambolesca em que estás mergulhado).
e em vez de discutires aquilo que verdadeiramente nos devia reunir aqui no arquitectura.pt, ficas aí feito pobre agarrado a um raciocínio, que confesso ainda não percebi qual é a utilidade, não deitas-te uma unica palavra sobre as obras em si mesmas, os burocratas também são pessoas, também têm direito a dizer o que têm lá dentro, mas não são interessantes.
quando e se nos voltarmos a encontrar vais ficar a falar sozinho.
não é amuo, (já não tenho idade) é uma questão de inteligência e educação.

passar bem
nuno westa
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