
nuno westa
Membros-
Posts
21 -
Joined
-
Last visited
Redes Sociais
-
Website
http://arte-rite.spaces.live.com/
nuno westa's Achievements
Newbie (1/14)
0
Reputation
-
eu sei que na minha ultima entrada disse no fim que não voltaria a falar sobre isto. mas... cum catano, estás perante um texto, fotos e links (que coloquei logo no inicio) para informação pormenorizada sobre duas obras que espelham o Génio Humano. O GÉNIO HUMANO, (não esta tua patética questão de semantica rocambolesca em que estás mergulhado). e em vez de discutires aquilo que verdadeiramente nos devia reunir aqui no arquitectura.pt, ficas aí feito pobre agarrado a um raciocínio, que confesso ainda não percebi qual é a utilidade, não deitas-te uma unica palavra sobre as obras em si mesmas, os burocratas também são pessoas, também têm direito a dizer o que têm lá dentro, mas não são interessantes. quando e se nos voltarmos a encontrar vais ficar a falar sozinho. não é amuo, (já não tenho idade) é uma questão de inteligência e educação. passar bem nuno westa
-
sabedoria pop: "abrir a boca sem pensar, é estupidez sair ou mosca entrar". anacronismo é um erro de cronologia; é atribuir erradamente a uma época o que pertence a outra. (percebeste o que é um anacronismo?)"...o esquiço por norma é uma coisa feita exactamente antes da construção..." (sim e... está bem).quer dizer, para o caso de não saberes o projecto é de 60 a "construção" teve inicio em 1975 mas esteve abandonada até 2003, quando foi retomada com fim das obras à um ano atrás.um esquiço não deixa de o ser por ter "meio seculo" ! ou 60 e tal anos.um esquiço é um esquiço, não muda de nome com a idade.!!dou por finda a questão.obrigado http-~~-//img165.imageshack.us/img165/9474/lecorbusierfirminy99zc2.jpg Fonte: http://ahahh.blog.lemonde.fr/2006/11/
-
toda a gente a correr atrás disto, mas é dificil. orson welles depois de citizen kane deixou todos a pensar que era fácil fazer um filme genial, nem mesmo ele voltou a igualar-se. http-~~-//img113.imageshack.us/img113/8238/sydney20opera20housext1.jpg vejam a correria que foi: http-~~-//static.flickr.com/38/80308036_6dbbe56171.jpg http://architechnophilia.blogspot.com/ já para não falar de coisas absolutamente lamentáveis: http-~~-//img522.imageshack.us/img522/9307/tenerife1smcs6.jpg
-
calma mestre, onde é que está a tua hospitalidade? o tipo tem menos 1001 mensagem do que tu. ainda não é mestre. tens de ir com calma, se não espantas o pessoal. ...
-
"habitação social" é interessante como estamos formatados, mas enfim a coisa é assim mesmo, desde o momento em que somos crianças; e se é menino recebe um carrinho, se é menina leva uma barbie, (claro que depois no caso dos homens queremos as duas coisas, mas isso é outra conversa), a expressão "habitação social" aqui usada no sentido pejorativo serviu para mostrar que "EU SÓ GOSTO DAQUILO QUE CONHEÇO", se não estou formatado para uma determinada (imagem-coisa), aquilo é mau, é o outro, é aquele que está fora de mim, é "habitação social", são os "óculos", os "vagabundos". toda esta conversa para quê? eu nunca conheci uma pessoa que fosse inteiramente má. e quando me cruzo com pessoas detestáveis, quase sempre têm amigos e de entre eles há sempre alguém que podia ser meu amigo. o que me leva a concluir que com tempo, paciência e querer, talvez este edificio tenha mais qualidade do que parece (e tendo em conta a envolvente...) e que tem. os meus parabéns a quem promoveu, projectou e trouxe até mim esta (imagem-coisa). http://www.adoisg.com/Ematosinhosobra.htm
-
aqui onde pratico a coisa, diz-se que: "o que a arquitectura não resolve, a massa (cimento) tapa" (isto em obra). quando ainda (em projecto), a técnica mantêm-se: o que o desenho não resolve, o discurso tenta tapar. digo isto sem querer entrar em polémicas, mas é em casos destes que mais se nota a ineficiência em juntar "arquitectura de umbigo" à "arquitectura para as massas". como diz a sabedoria pop: "é no meio que se encontra a virtude" e talvez seja, há uma terceira via, que não é uma coisa em si mesma, palpável, independente do local é um sentir, uma amizade que o edificio estabelece comigo. a cordialidade que há entre dois seres só acontece depois de mutuo contacto, não em conceito, por isso é sempre tão dificil saber se um projecto de arquitectura se vai revelar ARQUITECTURA. só nos resta a intuição. que também é a ela (intuição) que recorremos quando conhecemos alguém, é quase instantâneo sabermos se essa pessoa, vai ser nossa amiga, se tem ar de quem vai, ou pode, ou ainda merece ser nossa amiga. para o pessoal cá de casa a coisa ARQUITECTURA também funciona assim. http://arte-rite.spaces.live.com/
-
Manuel Vicente presidente da Ordem dos Arquitectos
nuno westa replied to TiCo's topic in Arquitectura
é a minha espectativa. -
[Projecto] Casa de campo na Lardosa - Beira-Baixa _ Pedro Duarte Bento
nuno westa replied to 3CPO's topic in Arquitectura
Mesmo depois do “Inquérito” e de toda a polémica à volta de Raul Lino, ainda surgem estas frases... Como isto é um Fórum de discussão, elucida-nos sobre o que entendes ser: "casas portuguesa tradicionais." o edifício necessita de vivacidade , que está enraizada nas casas portuguesa tradicionais. saudações "se não fosse para ganhar..." http://arte-rite.spaces.live.com/ http://dontfollowthewhiterabbit.blogspot.com/ -
Manuel Vicente presidente da Ordem dos Arquitectos
nuno westa replied to TiCo's topic in Arquitectura
http://www.arquitectos.pt/?no=101004769:082007 isto responde à 2ª pergunta. as citações enquadram a personalidade do nosso lider de classe para os proximos anos. e isto responde à 1ª. -
sim e tal como disse, tive contacto com eles durante o curso (o projecto do Arq. Siza é de 98). que parte é que não percebeste?
-
és um bocado básico na abordagem. não estás a ver que a grande massa construida está no estado actual precisamente porque se dão receitas instantâneas para problemas que nem sequer se conhecem. a tua atitude não ajuda. não reparaste no pudor que todos se apressaram a mostrar perante a ideia de catalogo. desculpa o tom airisco mas este genero de coisa...:evil:
-
pois a coisa para correr bem, passa por escolher alguém que esteja à frente do projecto q tenha noções de arquitectura. porque para quem se lembra das aulas de "ambiente" da faculdade há sistemas passivos que se anulam entre si. por isso é necessário cuidado na escolha de quem vai projectar a coisa. os cocktails nestas coisas não costumam funcionar. e nisso os "chico espertos" são especialistas. misturam tudo à vontade do fregues e depois o dinheiro que se poupou no projecto vai-se pagando todos os dias em ineficiência. desde já louvo a iniciativa de no acto de arranque estar subjacente a ideia de ecoCASA. http://arte-rite.spaces.live.com/
-
pois mas o que este arquitonto ainda se não deu conta é que a experiencia de estar agarrado aos "objectos" da sua paixão se dá dentro de um ambiente contruido pelo homem (dentro de arquitectura) porque se ele estivesse no meio da savana ou na floresta tropical os "objectos" rápidamente se transformariam em armas de arremesso contra as feras que o atacavam. só a arquitectura permite que nos abandonemos à fruição e ao ocio e aos "objectos" da nossa paixão. num meio hostil não dá vontade, nem de praticar o amor. somos animais acossados. e os animais acossados não se entregam à procriação. lol
-
desculpa devia ter mencionado o nome. pensei que toda a gente o conhecia. este projecto l' église Saint-Pierre é juntamente com a fundação Iberê camargo, dois projectos que sempre realizaram comigo um convite ao enamoramento. enquanto estudante de arquitectura tive contacto com os desenhos (esquiços, rigorosos...) e especialmente com as maquetes durante anos a fio, até que um dia as fotos destes projectos em construção me entram pelos olhos dentro e provocam o lembrar. é uma das grandezas da arquitectura invocar a memória, como a história do Borges; o miudo que muitos anos depois volta à familia de onde tinha desaparecido. familia que já não reconhecia como sua, até que o levam em frente da casa que era a sua antes do desaparecimento anos antes. os rostos dos pais não os reconheceu, mas de repente corre para a casa sobe as escadas entra na sala leva a mão atrás da chaminé de onde tira uma navalha de cabo de osso. este é o poder da arquitectura "não se pode dizer propriamente que tenha uma mensagem, porque a mensagem é ela própria: sua presença ante mim, silenciosa, irredutivel; criadora de um ambiente, uma envolvência, de um contexto. Ela nada diz que não seja já meu, nada que eu não possa assimilar à minha pessoa (porque senão não a entenderia), nada que não seja descoberta em mim." Prof.Pedro AbreuTese de doutoramento. "descoberta em mim". eu descubro coisas em mim. através de pedras eu descubro coisas em mim,... é extraordinário. voltando atrás estes projectos foram para mim reveladores porque agora que se transformaram em pedra (e se transformaram em arquitectura) podem me acolher e me permitirem realizar o abandono pós enamoramento. http://arte-rite.spaces.live.com/