Koolhas Posted July 7, 2007 Report Posted July 7, 2007 Ultimo trabalho academico . O tema "Experiencia do sagrado" surge de uma reflecção que fiz sobre o tema principal do trabalho"Espaço sagrado/Culto religioso). Foi-nos dado a escolha 3 lugares para a intervenção, Campo das Cebolas( frente a casa dos bicos), topo do Parque Eduardo VII e por ultimo Monsanto. A minha escolha foi monsanto, não foi uma escolha aleatoria mas sim derivada da reflexão feita sobre o tema. Começo entao por defenir o lugar da intervenção que fica em frente ao Forum Keil do Amaral(Monsanto), depois disso começo a utilizar uma malha orientada norte/sul...nascente/poente onde faço uma deformação da propria malha com as curvas de nivel existentes no terreno(processo nao euclidiano). Processo pelo qual deu-me imensas potencialidades para a exploração da forma integrando-a ao terreno. Utilizo os 4 elementos da natureza (água, terra, fogo, ar) de uma forma filosofica do espaço, para assim gerar os espaços onde cada pessoa possa chegar a Deus atraves da sua propria experiencia num lugar sagrado. Existe um espaço central(5º elemento "eter") onde encontramos a uniao da vida, dos povos e é onde acontece o culto. Neste projecto dei muita importancia ao percurso pedonal , visto ser um espaço de experiencia do sagrado, um espaço dinamico e ao mesmo tempo estatico mas levando sempre o ser humano num estado de reflexão da condição humana ou fragilidade humana. Quote
Koolhas Posted July 7, 2007 Author Report Posted July 7, 2007 O trabalho nao está acabado, ainda estou a trabalhar nele...quando acabar irei colocar algumas plantas e cortes para se perceber melhor a proposta, e tb explicar melhor os espaços interiores. Para ja espero comentarios. Abraços Quote
asimplemind Posted July 7, 2007 Report Posted July 7, 2007 Parece-me bastante interessante a forma como iniciaste a reflexão e a formalizaste. Não conheço bem a envolvente, mas penso que em termos espaciais poderá ser uma proposta interessante. Há mais algum desenvolvimento em termos construtivos e de execução? p.s. no primeiro painél está escrito "Esperiência" ai ai ... :) Quote
Koolhas Posted July 7, 2007 Author Report Posted July 7, 2007 p.s. no primeiro painél está escrito "Esperiência" ai ai ... ....asimplemind...foi o cansaço depois de uma directa em cima a uma hora da entrega a fazer os paineis a velocidade de cruzeiro:nervos: um gajo nao tem mais tempo em reparar nos erros mas na mesma obrigado pela tua atenção....bem quanto a pormenores arquitectonicos estou a trabalhar neles. mais tarde irei colocar aqui mais info sobre o projecto. Mas digo desde ja que os materiais a usar sao o betão, a madeira e Cobre(ou talves aço corten em vez de cobre). eventualmente possa vir a usar mais algum material mas que nao será de grande importancia para o que eu quero . Quote
joaoneves Posted July 8, 2007 Report Posted July 8, 2007 betão, a madeira e Cobre(ou talves aço corten em vez de cobre). eventualmente possa vir a usar mais algum material mas que nao será de grande importancia para o que eu quero . Parto do principio que já deste uma vista de olhos sobre o tópico que inclui uma conversa e informações acerca do aço corten. Eu também realizei um trabalho que envolvia o uso dos materiais preexistentes e aço corten. É um material muito interessante, versátil, e consegue conferir uma expressividade ao nível do contraste impressionante. Tenho alguns documentos com informaçoes gerais e técnicas. É so pedir. bom trabalho! Quote
Koolhas Posted July 8, 2007 Author Report Posted July 8, 2007 yaya agradecia que me desses esses documentos com info gerais e tecnicas de certeza que me pode ajudar pq é o que eu ando a procura fico a espera da tua ajuda Quote
Koolhas Posted July 9, 2007 Author Report Posted July 9, 2007 :icon14:joaoneves obrigado pela ajuda abraços e comentem o trab. preciso de criticas. Acrescento algumas imagens em 3d do terreno com a implantação da proposta. Quote
Koolhas Posted October 14, 2007 Author Report Posted October 14, 2007 Plantas( não estão tratadas graficamente )P-2[cota- 2.30] P-1[cota-0.90] P0[cota 0.00]P1[cota 2.00] Cobertura Quote
Recommended Posts