fallingwater Posted September 26, 2007 Report Posted September 26, 2007 Concordo com a AnaS. Não sou arquitecta, sou apenas uma professora de Português e, como tal, venho aqui defender o uso do adjectivo, que existe em abundância na nossa Língua e contribui para a expressividade da mesma. Quem não gosta de adjectivar, revela falta de conhecimentos básicos da nossa Cultura, o que num Arquitecto é, na minha opinião, imperdoável ! Quando um aluno comete um erro num trabalho, o professor/ arquitecto explica-lhe minuciosamente o que deveria ter feito para o evitar ou diz-lhe apenas " Está mal ! ", ou termos menos pedagógicos, e manda-o repetir o trabalho? Ora, Srs arquitectos, deixem-nos adjectivar à vontade, é uma forma de exprimirmos a sensação que nos causa a contemplação doas vossas obras.... Quem não gosta de ouvir " Este seu projecto está fabuloso...magnífico...pujante ! ". Mas eu sou apenas uma prof. de ensino secundário, que gosta de opinar sobre o que a rodeia, ecorrendo frequentemente a adjectivos para findamentar os meus argumentos...Fiquem bem ! :s Quote
AnaS Posted September 26, 2007 Report Posted September 26, 2007 fallingwater exacto... É mesmo isso que eu penso. Os adjectivos não fazem mal a ninguém. Muito pelo contrário! Quote
joaopedrosilva Posted September 26, 2007 Report Posted September 26, 2007 Acho que vocês não estão a perceber bem o problema em questão... Quote
AnaS Posted September 26, 2007 Report Posted September 26, 2007 percebo que os arquitectos nao gostam que se diga "é bonito" ou qualquer coisa do género porque para eles isto é uma resposta sem ciência. Mas vindo de quem não percebe nada do assunto é completamente aceitável. Percebo que não querem diminizar a vossa arte para apenas adjectivos... Querem uma avaliação mais profunda mas toda a gente sabe que nós que não somos arquitectos não vos podemos dar uma avaliação mais concreta porque não tirámos o curso de arquitectura... e para dizermos porcaria mais vale falarmos daquilo que sabemos! Quote
fallingwater Posted September 26, 2007 Report Posted September 26, 2007 dizer a um arquitecto que uma obra sua é " gira", deve ser a mesma coisa que um aluno meu dizer que Fernanfo Pessoa era "xanfrado da carola". A questão reside na capacidade de fundamentar devidamente essa opinião.Pessoalmente gosto desse tipo de discussão, eu que sou fã incondicional deste Poeta! Quote
AnaS Posted September 26, 2007 Report Posted September 26, 2007 dizer a um arquitecto que uma obra sua é " gira", deve ser a mesma coisa que um aluno meu dizer que Fernanfo Pessoa era "xanfrado da carola". A questão reside na capacidade de fundamentar devidamente essa opinião.Pessoalmente gosto desse tipo de discussão, eu que sou fã incondicional deste Poeta! x( lol como eu percebo o que dizes... e comparando as duas situações dá para percebe porque é que os arquitectos não gostam que adjectivem as suas obras. Quote
Recommended Posts