asimplemind Posted June 25, 2007 Report Posted June 25, 2007 mesmo sendo uma opinião muito rápida gostaria de a dar: este é um dos projectos que a meu ver tem tanto de positivo, até pela própria configuração do terreno que tudo o resto são pormenores. Com todo o respeito, para comentários destes eu nem sei o que estamos aqui a fazer.... Então a arquitectura é só feita de intenções? Não nos serve de nada desenhar um edifício com um vão de 500 metros se não o conseguirmos dimensionar e detalhar. O mesmo se passa com os espaços mais "humanos" como a casa. Se temos uma ideia volumétrica fantástica mas vai-se a ver e temos um pilar que não bate certo com a parede ou uma escada que passa à frente de uma janela será que a arquitectura continua a ser válida? A mim não me parece. Essa expressão de "o resto são pormenores" para mim é absolutamente redutora de uma visão coerente da arquitectura, no domínio das várias escalas do projecto.. Continuando o tópico, Agora que vejo a planta de implantação começo a achar interessante a forma como o edifício se desenha no terreno. Consigo perceber bastante melhor as ideias base volumétricas. No entanto evidencia-se agora ainda mais a problemática da ligação entre os dois volumes. Para mim teria que ser algo bastante distinto do que o que está representado, Aqui deveria surgir a tal excepção, quase como aquele museu do Siza para duas obras do Picasso em Madrid que ele cria uma ligação com uma torção entre os dois volumes, quebrando esse acesso directo dando mais vida à obra. Quote
Miguel Sousa e Silva Posted June 25, 2007 Author Report Posted June 25, 2007 Dreamer - O projecto está em total conformidade com o Dec. Lei 163/06. As escadarias não têm de ser dotadas de plataformas elevatórias, mas têm de estar preparadas para as receber. Isso tem a ver com a largura do vão e dos patamares de chegada. O que acontece. Em relação à orientação solar, se eu em projecto a conseguisse mudar... asimplemind - Concordo em absoluto com o que disse. E como já referi, o elemento de ligação entre volumes ainda não me satisfaz... É uma guerra que tenho de continuar a travar. Cumprimentos Quote
Miguel Sousa e Silva Posted June 25, 2007 Author Report Posted June 25, 2007 Já agora... Ninguem comenta os outros trabalhos no blog http://x-centric.blogspot.com/? Quote
asimplemind Posted June 25, 2007 Report Posted June 25, 2007 publica-os no tópico de exposição de trabalhos! Quote
marco1 Posted June 25, 2007 Report Posted June 25, 2007 asimplemind tal como disse embora seja uma opinião rápida gostaria de a dar. gosto do projecto e digo-o sem constrangimentos que em certas situações sou redutor, ou melhor procuro sintetizar algo que se sente algo que transcede uma simples intenção como disse, algo que já lá está, algo que apenas se poderá limar, algo que já dispensa o acessório e francamente assim como na arte pura, também na arquitectura há "momentos"que não se explicam, reunem por si um sem numero de parametros que o tornam perene e sentido. aquele espaço do ginásio... qual é o mal ? não deverá ele "sugeitar-se " á força da sua casca que "decidiu" torcer-se ali? Quote
marco1 Posted June 25, 2007 Report Posted June 25, 2007 "Agora que vejo a planta de implantação começo a achar interessante a forma como o edifício se desenha no terreno" como referi: ...até pela própria configuração do terreno... Quote
asimplemind Posted June 26, 2007 Report Posted June 26, 2007 aquele espaço do ginásio... qual é o mal ? não deverá ele "sugeitar-se " á força da sua casca que "decidiu" torcer-se ali? Mas então aí o termo funcionalidade que o autor empregou perde todo o sentido Quote
Miguel Sousa e Silva Posted June 26, 2007 Author Report Posted June 26, 2007 Há uma coisa que nunca podemos esquecer. E com certeza asimplemind vai se aperceber disso na vida profissional. O programa poderá ser sugerido por nós, arquitectos, mas a ultima palavra será sempre do Dono da Obra. O ginásio não "caiu" ali como forma de ocupar o espaço sobrante! O cliente quis um ginásio na casa e aquele local pareceu-me o mais indicado, mais funcional em função das suas pretensões. Eu compreendo a tua critica e aceito-a numa perspectiva académica. A realidade é "ligeiramente" diferente. Quote
marco1 Posted June 26, 2007 Report Posted June 26, 2007 Miguel penso que com aquela area para ginásio é perfeitamente possível "funcionar" a função a que se destina. se me permite uma sugestão, como tenho uma visão deste projecto como que uma serpente que se torce, que tal uma escada em caracol constituida como que um volume diferenciado(em materiais e forma)que seria como que uma presa ou um tronco ao qual a serpente se enrolaria. localizada naquele ponto de acesso á suite e que permitiria os donos da casa aceder da sala/espaço social, directamente para o quarto, aí sim acrescentando um elemento que para além da sua vertente estética, seria funcional. Quote
Miguel Sousa e Silva Posted June 26, 2007 Author Report Posted June 26, 2007 Agradeço a sugestão, mas a meu ver iria "poluir" a limpeza e simplicidade volumértica. Além disso não considero funcional um acesso da zona social directamente à zona de dormir da suíte... Quote
AnaS Posted June 26, 2007 Report Posted June 26, 2007 Olá Miguel Sousa e Silva. Eu não percebo muito (ou nada) de arquitectura, mas visitei o teu blog e gostei imenso de ver os teus trabalhos... Não posso fazer grandes críticas, mas percebo que os clientes tenham gostado do projecto, pois eu também o acho, pelo menos, esteticamente bonito... Em relação aos teus outros trabalhos no blog, os meus preferidos são: MORADIA EM LORDELO - PAREDES , REMODELAÇÃO DE MORADIA EM GANDRA - PAREDES . continuação de bom trabalho. Quote
Dreamer Posted June 26, 2007 Report Posted June 26, 2007 Em relação à orientação solar, se eu em projecto a conseguisse mudar... Cumprimentos Mas a questão é mesmo essa, mudar é impossível, por isso temos de "viver" com o se nos aparece. Isso significa dotar o edifício de elementos que façam o correcto aproveitamento da orientação solar... claro que a paisagem será muito apelativa, tantop que concerteza a cliente terá "puxado" para abrir grandes vãos nessa direcção, mas há que pesar as coisas... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Miguel Sousa e Silva Posted June 26, 2007 Author Report Posted June 26, 2007 Foi exactamente isso que fiz. Quote
Fernando Gabriel Posted September 22, 2007 Report Posted September 22, 2007 Oremos! não diria melhor... boa sorte acho que vais precisar pela invulgaridade do trabalho de betão... um bom/experiente empreiteiro é necessário Quote
Recommended Posts