Denis Posted June 15, 2007 Report Posted June 15, 2007 Abrigar e chamar a atenção acerca dos espaços urbanos degradados e vazios, suas conexões com a cidade e seu potencial para melhoria das condições urbanas, sociais e de cidadania é o objectivo deste abrigo temporário.Ocupar baldios, terrenos, prédios e terraços degradados e desocupados de maneira inusitada, onde a forma do objecto é um modo de apropriar-se dos espaços públicos criando relações pouco habituais com os mesmos. Um abrigo auto-suficiente dentro do contexto urbano, tirando vantagem das infra-estruturas e outras facilidades existentes.A função será permitir um momento de descanso e asseio, ou uma noite de sono em uma cabine de construção ligeira. No seu interior o utente encontrará uma instalação sanitária, local para depositar seus pertences, uma pequena mesa para refeições e um espaço onde estender o seu saco cama. As aberturas serão apontadas para diferentes visuais, ou recantos da cidade de maneira a provocar reflexão ou simplesmente a contemplação. Cada instalação pode ser ocupada por até duas pessoas.A estrutura é ligeira composta por tubos metálicos, revestida por painéis de material reciclado feitos de plástico e embalagens diversas. Na parte superior, placas de energia solar e células foto voltaicas fornecem energia para o aquecimento da água do depósito e energia eléctrica. As águas residuais podem ficar armazenadas em depósitos na parte inferior, ou ainda despejadas na rede local onde esta esteja disponível.As maneiras de viabilizar tal experiência são muitas, como por exemplo, o pagamento automático através de moedas ou Multibanco à porta dos abrigos e um esquema de manutenção e limpeza diária, gerando empregos. A forma pode adaptar-se a diferentes sítios e condições, mas o mais importante é a apropriação de espaços provocando a discussão acerca das cidades. Quote
3CPO Posted February 18, 2008 Report Posted February 18, 2008 Proposta de Pedro Duarte Bento para o Concurso Internacional Living Box: http://www.casaportale.com/public/FileProfessionisti/47572_1_PEDRODUARTEBENTO-1.JPG http://www.casaportale.com/public/FileProfessionisti/47572_2_PEDRODUARTEBENTO-2.JPG http://www.casaportale.com/public/FileProfessionisti/47572_4_PEDRODUARTEBENTO-4.JPG http://www.casaportale.com/public/FileProfessionisti/47572_5_PEDRODUARTEBENTO-5.JPG Quote
Dreamer Posted February 18, 2008 Report Posted February 18, 2008 As parecenças formais são por demais evidentes. Ao nível da organização interior, à diferenças... será que se pode falar de plágio?... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
3CPO Posted February 18, 2008 Report Posted February 18, 2008 A nível de organização interna há diferenças? Entra-se para um espaço de refeições, que é dividido do espaço de estar / dormir pelo bloco de escadas, onde se integra de alguma forma a instalação sanitária... O projecto aqui exposto tem ligeiras variantes, mas no fundo vai parar ao mesmo... onde o Pedro organiza a zona de dormir, o Denis define uma zona de Malas. Pareceu-me curiosa esta relação... não quis de forma alguma considerar um plágio. Quote
Dreamer Posted February 19, 2008 Report Posted February 19, 2008 São precisamente essas diferenças de que falo, mas convem perceber que este modelo não é nada assim tão revolucionário, que não possa ser pensado por duas pessoas em fases diferentes, apenas lancei a questão, sem querer afirmar que existiu :) Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dreamer Posted February 19, 2008 Report Posted February 19, 2008 São precisamente essas diferenças de que falo, mas convem perceber que este modelo não é nada assim tão revolucionário, que não possa ser pensado por duas pessoas em fases diferentes, apenas lancei a questão, sem querer afirmar que existiu :) Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Denis Posted February 19, 2008 Author Report Posted February 19, 2008 Sonhem a vontade...Fiquei confuso sem saber se era o pirata, ou o pirateado! Tem piada. Se alguém explicar como, posso anexar mais uma "forma replicante" para alimentar essa fogueira. saudações, Denis, autor da "caixa inusitada" p.s. Pedro Duarte Bento - se estiver acompanhando - a tua box tá mais elegante que a minha. rsrsrsrsr:D Quote
Denis Posted February 19, 2008 Author Report Posted February 19, 2008 Sonhem a vontade...Fiquei confuso sem saber se era o pirata, ou o pirateado! Tem piada. Se alguém explicar como, posso anexar mais uma "forma replicante" para alimentar essa fogueira. saudações, Denis, autor da "caixa inusitada" p.s. Pedro Duarte Bento - se estiver acompanhando - a tua box tá mais elegante que a minha. rsrsrsrsr:D Quote
3CPO Posted February 19, 2008 Report Posted February 19, 2008 Não se trata de sonhar, nem espezinhar o trabalho de ninguém... volto a dizer que foi apenas uma curiosidade. Denis: Já tinhas conhecimento de um trabalho tão semelhante ao teu? Pareceu-me interessante... Fica por aqui a minha intervenção neste tópico... Abraço Quote
3CPO Posted February 19, 2008 Report Posted February 19, 2008 Não se trata de sonhar, nem espezinhar o trabalho de ninguém... volto a dizer que foi apenas uma curiosidade. Denis: Já tinhas conhecimento de um trabalho tão semelhante ao teu? Pareceu-me interessante... Fica por aqui a minha intervenção neste tópico... Abraço Quote
Dreamer Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 Denis, não se quis atacar ninguém... basta ler com calma os textos, apenas se levantou questões... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dreamer Posted February 20, 2008 Report Posted February 20, 2008 Denis, não se quis atacar ninguém... basta ler com calma os textos, apenas se levantou questões... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Denis Posted February 20, 2008 Author Report Posted February 20, 2008 calma, calma. Eu entendi. Percebi que não havia ofensas. ... também achei muito curiosa e interessante as coincidências e até mesmo a enorme semelhança entre as propostas! Fui logo atrás do trabalho do Bento, que diga-se de passagem é muito bom e consistente. Obrigado e um abraço a todos. Quote
Denis Posted February 20, 2008 Author Report Posted February 20, 2008 calma, calma. Eu entendi. Percebi que não havia ofensas. ... também achei muito curiosa e interessante as coincidências e até mesmo a enorme semelhança entre as propostas! Fui logo atrás do trabalho do Bento, que diga-se de passagem é muito bom e consistente. Obrigado e um abraço a todos. Quote
Recommended Posts