Emily Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Olá Eu peço desculpa de me intrometer neste forum, não sendo arquitecta. Aprecio muito o trabalho dos arquitectos pois acho que é com eles que as casas ganham alma e vida. Gostava de pedir uma opinião se fosse possivel ajudarem-me. Se não for essa a vocação do fórum digam que eu entendo. Comprei uma casa que tem um sotão. A casa é nova e as obras do sotão são por minha conta bem como a colocação da escada para o mesmo. Quando se abre a porta da rua depara-se com um hall de entrada comprido onde aparece a escada para o sotão do lado esquerdo, junto à parede e depois da porta da sala. O buraco para a escada é de 3m. A escada que mandei fazer é de perfil em I. Os degraus são de faia igual aquela que existe nas portas. Tinha pensado colocar um corrimão de inox e na parte de cima um varandim também em inox. Mas este é caro e seria uma solução dispendiosa. Hoje deram-me uma sujestão que me pareceu muito interessante mas que me suscita algumas dúvidas e dai vir pedir a opinião de quem sabe da matéria. Sugeriram-me colocar em cada degrau um cabo de aço até ao tecto e na parte do sotão colocar na mesma cabos de aço até ao tecto. Ou seja ficaria uma espécie de cortina com os cabos. Pareceu-me uma solção interessante quer a nível estético quer a nível económico. O que vos parece? Obrigado, Emily Quote
Bruno_Rosa Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Ai esta o tipo de coisas que se pode ecomendar a um arquitecto... Cabos de aço ? Uma escada suspensa pelo tecto ? Fala com um arquitecto :) Quote
Emily Posted May 12, 2007 Author Report Posted May 12, 2007 Oi, A escada não fica suspensa pelo tecto. Ela tem um perfil em I a minha dúvida é se fica bem os cabos em vez do corrimão. Claro que vou falar com um arquitecto para me fazer o projecto, mas estava aqui a matutar na ideia, e eu odeio ficar a pensar na coisa sem respostas... Será que há sites com imagens de escadas assim que eu possa ver? Emily Quote
Bruno_Rosa Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Aqui no meu quarto se calhar não ... o arquitecto tem de ir ver o sitio para dar uma opiniãozita sobre isso Ou entao vendo umas plantas e umas fotos .... Quote
asimplemind Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 ola emily, Se queres utilizar cabos de aço, nao utilizas o perfil em I... Ou usas os cabos de aço para segurar a escada ou se estás a usar as duas coisas parece que tens duas estruturas de apoio da escada e torna-a demasiado densa. A solução com cabos de aço pode eventualmente ficar interessante, mas para isso seria interessante se as escadas estivessem suspensas do tecto, para isso era necessário saber se o tecto aguenta... O substituir os corrimoes por cabos de aço não me parece muito bom. Se formos a ver um corrimao acompanha a inclinaçao da escada para que suporte a pessoa ao longo da subida. Se tirarmos os corrimoes e colocarmos cabos de aço verticais, deixamos de ter esse apoio contínuo e temos quase como um emparedado de cabos que penso que tornará a subida menos confortavel.... Deverias pesquisar alguns exemplos Quote
Bruno_Rosa Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Pois, o problema da dupla estrutura não parece muito viável, porque os degraus tem de ficar quietinhos, para alem de suportar o peso, e isso so se fazia com 2 sistemas, parece-me ... Quote
Emily Posted May 12, 2007 Author Report Posted May 12, 2007 Olá, Eu tenho um arquitecto para ir ver se eu precisar. Apenas vim aqui porque me deram essa ideia e eu fiquei a matutar nela. O tecto não aguenta os cabos a suportar a escada pois é um tecto falso. Como a escada de um lado tem parede a ideia pareceu-me interessante. Mas percebo aideia do asimplemind e faz-me sentido de facto. É que por mais que pesquise na net escadas vejo sempre o mesmo tipo. A minha ideia era evitar o corrimão inox que é bastante dispendioso e nesta fase de compra de casa tudo o que se puder poupar é bom... Emily Quote
asimplemind Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 e porquê inox? há tantos materiais para fazer corrimoes... Quote
3CPO Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Villa VPRO _ Hilversum, Holanda _ MVRDVhttp://img156.imageshack.us/img156/7360/vprolr4.jpg :) Quote
Emily Posted May 12, 2007 Author Report Posted May 12, 2007 Com que outros materiais posso fazer um corrimão? Que fique bonito? Obrigado pela foto Kandinsky. Era capaz de ficar interessantes não sei.... Emily Quote
Bruno_Rosa Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 são cabos que vejo a sair do degrau ? Quote
Emily Posted May 12, 2007 Author Report Posted May 12, 2007 Se a pergunta é para mim, a ideia era os cabos sairem do degrau... Quote
Bruno_Rosa Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 Estava-me a referir á imagem, bem de todas as maneiras, se a imagem for o que os meus olhos vêm ( a imagem não ta muito perceptível) das duas umas: os os cabos estão ali mesmo a sustentar os degraus ou não tão a ali a fazer nada Quote
asimplemind Posted May 12, 2007 Report Posted May 12, 2007 podes fazer em alumínio, madeira, acrílico, bambú, .... um corrimão é um elemento leve e por tanto há bastantes formas de o fazer com diferentes materiais Quote
3CPO Posted May 13, 2007 Report Posted May 13, 2007 Estava-me a referir á imagem, bem de todas as maneiras, se a imagem for o que os meus olhos vêm ( a imagem não ta muito perceptível) das duas umas: os os cabos estão ali mesmo a sustentar os degraus ou não tão a ali a fazer nada Os cabos que vês são pura e simplesmente a estrutura da escada. Estão fixos à laje superior... Poderás consultar com mais detalhe na revista Detail 2/2000 - pp 219-221.http://www.detail.de/Db/DbFiles/archiv/1780/ansichts.pdf :) Quote
AnaS Posted May 13, 2007 Report Posted May 13, 2007 Olá! Em termos estéticos, eu gostei da imagem que o Kandinsky mostrou. Mas como também não sou arquitecta, não sei se funciona bem... Deixa de haver um corrimão para as pessoas apoiarem a dexida, não sei se as escadas ficam bem apoiadas... etc... Não gostas de outros materiais?? Podem-se fazer corrimões bonitos sem ser com inox!! :) Quote
Bruno_Rosa Posted May 13, 2007 Report Posted May 13, 2007 Mas a imagem mostra um corrimão. Esteticamente não esta mal... Quote
3CPO Posted May 13, 2007 Report Posted May 13, 2007 Stairs: Design and Construction # Autor: Karl Habermann # Editor: Birkhauser Verlag AG (Abril 2003) # ISBN-10: 3764364912 # ISBN-13: 978-3764364915 :) Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.