piroclasto Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 Estou neste momento a desenhar um bloco escolar, anexo aos ja existentes, que consiste criar blocos administrativos, laboratorios, auditorio e um ginasio, que pode ou nao ter actividade extracurricular. No decorrer no projecto fui confrontado com o meu professor que me disse pa tentar ver qual a reacçao dos alunos à criaçao de um bloco limpo branco, e a reacçao dos mesmos a um ja existemte, que sao blocos velhos, tipo cabana em madeira, em que os alunos se sentiam claramente mais a vontade que num bloco limpo em alvenaria. Até que ponto esta situaçao é suportada?http://nautilus.fis.uc.pt/cec/designintro/images/fac_siza.jpghttp://img208.imageshack.us/img208/3008/dsc03113ru1.jpg Quote
Márcio Ferreira Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 penso que fundamentalmente depende do teu conceito de bloco escolar, e depois fazes a ligação entre o teu conceito e a pré-existencia, depende sempre da leitura tua leitura do local e aquilo que achas que se deve modificar e como modificar. Há 1 livro que é "A psicologia da arquitectura" que está referenciado aqui no forum na parte da bibliografia que te pode ajudar.... Quote
asimplemind Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 aqui está a referência para o referido livro: http://www.arquitectura.pt/forum/f24/psicologia-da-arquitectura-3285.html Quote
piroclasto Posted May 8, 2007 Author Report Posted May 8, 2007 Tudo bem que existe o livro , mas keria saber as vossas opinioes pessoais, eu pessoalmente tb nao me sinto mt à vontade em espaços mt brancos e mt limpos, enquanto uma madeirazinha e uma pedrinha é bem mais calorosa, agora, existem espaços que sao constantemente frequentados e nao sao so obras de fachada, até k ponto uma escola pode ser uma obra limpa e impessoal? Quote
Márcio Ferreira Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 lá está, depende da tua ideia de escola, na minha opinião penso que a escola é um local de ensino e convivio, já que os alunos passam muitas horas no recinto escolar, por isso é que tens que analisar a reação das pessoas aos materiais e espaços. Por isso tenta ver até que ponto a tal fachada branca e limpa é agradavel para as pessoas que a vão ver todos os dias, e tenta visitar ( se puderes) locais com essas carateristicas para "sentires" os edificio, isso é fundamental. eu vou-te dar dois exemplos: o primeiro é a faup, que tá aí na foto, quando fui visitar a faup a primeira impressão é q os edificios vistos por fora pareciam caixotes ali pousados, fazia-me lembrar os bairros sociais das cidades.... outro exemplo é o estádio do Braga, visto por fotografias parecia-me um edificio interresante, mas quando fui lá fiquei muito desiludido, pois não acho funcional, e acima de tudo transmite uma imagem fria, e na minha opinião um estádio tem q dar uma imagem contraria à que tem. resumindo, depende muito da tua intenção pro local e como o interpretas, se a tua intenção é provocar contrastes, a ideia da fachada branca, limpa, é uma solução viavel, se queres um equilibrio, se calhar é melhor arranjar materiais q se enquadrem melhor com os edificios já existentes... é a minha opinião... Quote
asimplemind Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 Eu creio que a questão não passa pelo branco ou pela madeira ou pedra... Isso são coisas que vêm no seguimento de uma ideia. Antes de mais deverias procurar ao máximo exemplos novos e antigos de escolas, não faltam publicações com projectos de escolas, a revista Arquitectura Ibérica tem um número dedicado a escolas. Uma escola acima de tudo tem de ser funcional e tem de permitir que haja uma aprendizagem formal e (para mim) mais importante uma aprendizagem informal. Quote
piroclasto Posted May 8, 2007 Author Report Posted May 8, 2007 "Eduardo Sá é psicólogo, doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. É professor auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Psicanalista e professor Convidado do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. É responsável pela Consulta “Bebés e Crescidos” do Núcleo de Seguimento Infantil e Acção Familiar (NUSIAF) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra." É suposto eu conhecer este personagem? K tem d especial? :nerd: Quote
JVS Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 "Eduardo Sá é psicólogo, doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. É professor auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Psicanalista e professor Convidado do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. É responsável pela Consulta “Bebés e Crescidos” do Núcleo de Seguimento Infantil e Acção Familiar (NUSIAF) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra." É suposto eu conhecer este personagem? K tem d especial? :nerd: Supostamente se visse a SIC... sim. Eh uma personagem no qual pode analisar os resultados dum inquerito sobre os habitos das criancas relacionados com a utilizacao das escolas pelas criancas. Porem este psicologo eh considerado um sonhador pelos professores... um tipo que nao percebe nada do assunto... Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.