piroclasto Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 Estou neste momento a desenhar um bloco escolar, anexo aos ja existentes, que consiste criar blocos administrativos, laboratorios, auditorio e um ginasio, que pode ou nao ter actividade extracurricular. No decorrer no projecto fui confrontado com o meu professor que me disse pa tentar ver qual a reacçao dos alunos à criaçao de um bloco limpo branco, e a reacçao dos mesmos a um ja existemte, que sao blocos velhos, tipo cabana em madeira, em que os alunos se sentiam claramente mais a vontade que num bloco limpo em alvenaria. Até que ponto esta situaçao é suportada?http://nautilus.fis.uc.pt/cec/designintro/images/fac_siza.jpghttp://img208.imageshack.us/img208/3008/dsc03113ru1.jpg Quote
Márcio Ferreira Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 penso que fundamentalmente depende do teu conceito de bloco escolar, e depois fazes a ligação entre o teu conceito e a pré-existencia, depende sempre da leitura tua leitura do local e aquilo que achas que se deve modificar e como modificar. Há 1 livro que é "A psicologia da arquitectura" que está referenciado aqui no forum na parte da bibliografia que te pode ajudar.... Quote
asimplemind Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 aqui está a referência para o referido livro: http://www.arquitectura.pt/forum/f24/psicologia-da-arquitectura-3285.html Quote
piroclasto Posted May 8, 2007 Author Report Posted May 8, 2007 Tudo bem que existe o livro , mas keria saber as vossas opinioes pessoais, eu pessoalmente tb nao me sinto mt à vontade em espaços mt brancos e mt limpos, enquanto uma madeirazinha e uma pedrinha é bem mais calorosa, agora, existem espaços que sao constantemente frequentados e nao sao so obras de fachada, até k ponto uma escola pode ser uma obra limpa e impessoal? Quote
Márcio Ferreira Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 lá está, depende da tua ideia de escola, na minha opinião penso que a escola é um local de ensino e convivio, já que os alunos passam muitas horas no recinto escolar, por isso é que tens que analisar a reação das pessoas aos materiais e espaços. Por isso tenta ver até que ponto a tal fachada branca e limpa é agradavel para as pessoas que a vão ver todos os dias, e tenta visitar ( se puderes) locais com essas carateristicas para "sentires" os edificio, isso é fundamental. eu vou-te dar dois exemplos: o primeiro é a faup, que tá aí na foto, quando fui visitar a faup a primeira impressão é q os edificios vistos por fora pareciam caixotes ali pousados, fazia-me lembrar os bairros sociais das cidades.... outro exemplo é o estádio do Braga, visto por fotografias parecia-me um edificio interresante, mas quando fui lá fiquei muito desiludido, pois não acho funcional, e acima de tudo transmite uma imagem fria, e na minha opinião um estádio tem q dar uma imagem contraria à que tem. resumindo, depende muito da tua intenção pro local e como o interpretas, se a tua intenção é provocar contrastes, a ideia da fachada branca, limpa, é uma solução viavel, se queres um equilibrio, se calhar é melhor arranjar materiais q se enquadrem melhor com os edificios já existentes... é a minha opinião... Quote
asimplemind Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 Eu creio que a questão não passa pelo branco ou pela madeira ou pedra... Isso são coisas que vêm no seguimento de uma ideia. Antes de mais deverias procurar ao máximo exemplos novos e antigos de escolas, não faltam publicações com projectos de escolas, a revista Arquitectura Ibérica tem um número dedicado a escolas. Uma escola acima de tudo tem de ser funcional e tem de permitir que haja uma aprendizagem formal e (para mim) mais importante uma aprendizagem informal. Quote
piroclasto Posted May 8, 2007 Author Report Posted May 8, 2007 "Eduardo Sá é psicólogo, doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. É professor auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Psicanalista e professor Convidado do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. É responsável pela Consulta “Bebés e Crescidos” do Núcleo de Seguimento Infantil e Acção Familiar (NUSIAF) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra." É suposto eu conhecer este personagem? K tem d especial? :nerd: Quote
JVS Posted May 8, 2007 Report Posted May 8, 2007 "Eduardo Sá é psicólogo, doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. É professor auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Psicanalista e professor Convidado do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. É responsável pela Consulta “Bebés e Crescidos” do Núcleo de Seguimento Infantil e Acção Familiar (NUSIAF) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra." É suposto eu conhecer este personagem? K tem d especial? :nerd: Supostamente se visse a SIC... sim. Eh uma personagem no qual pode analisar os resultados dum inquerito sobre os habitos das criancas relacionados com a utilizacao das escolas pelas criancas. Porem este psicologo eh considerado um sonhador pelos professores... um tipo que nao percebe nada do assunto... Quote
Recommended Posts