Jump to content

Recommended Posts

Posted
CNLL
Reabilitação Casa Maria João _ Carrazeda de Ansiães . 2000

Nesta proposta houve o maior cuidado no que respeita à sua concepção arquitectónica, promovendo uma construção em que se preserva toda a traça e materiais originais que conjugados com a madeira, o ferro e o vidro obtendo a magnitude da aliança entre o preexistente e o contemporâneo, adequada para o local em que se insere.

O edifício em questão destina-se exclusivamente a habitação unifamiliar e resulta da recuperação de uma ruína existente. Procurou-se encontrar uma estratégia de projecto que fosse capaz de integrar duas expressões e dois tempos distintos – o passado e o contemporâneo, mas sem romper a identidade da habitação. Assim, e respeitando o melhor possível as cotas existentes, a casa desenvolve-se segundo uma tipologia de meios pisos. A sala à cota da via pública e os quartos no piso superior, procurando proporcionar, através do vidro, uma vista de excepção. Os vários compartimentos apresentam-se amplos com proposta integrante de mobiliário desenhado pelo arquitecto.
Ao entrarmos pelas escadas de granito existentes exteriormente, temos um espaço onde prevalece uma linguagem moderna em equilíbrio com o antigo da pedra.

Sendo necessária a sua ampliação superior, apostou-se no granito existente como alicerce de toda a obra, respeitando a volumetria que a casa em tempos adquirira e optou-se por destacá-la através de uma solução estrutural e revestimentos diferentes.
Do ponto de vista volumétrico, houve o maior cuidado em reduzir a sua volumetria exterior, procurando alinhar a habitação com os edifícios adjacentes.


Descrição Geral
Cliente: Maria João Lima Venâncio
Descrição: Projecto geral para recuperação de ruínas para casa com r/c e 1 piso
Área de intervenção 320 m2
Local: Carrazeda de Ansiães
Data Início | Fim: 2000 | 2005


Agredecemos a colaboração de CNLL.
  • 2 years later...
Posted

Esta área da recuperação é uma área pela qual tenho grande interesse e este projecto está bastante interessante, não seria possível colocar algum elemento sobre a disposição interior?

  • 1 month later...
Posted

Não conheço a envolvente (só estando lá) mas Adorei a conjugação dos materiais exteriores e do produto final.Parece super interessante e subtilmente planeado(com cuidado). Gostava só de colocar uma questão.(Sou nova nesta arte por isso infelizmente pouco ainda sei).è relativamente às madeiras.Como se conservam as madeiras que utilizou no exterior?Confesso que nunca vi nenhuma obra em madeira no nosso pais que resistisse às águas e desgastes climatéricos. Obrigada

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.