ruivenda Posted July 19, 2006 Report Posted July 19, 2006 Pessoal,tenho constactado que a maior parte dos users deste fórum são utilizadores de 3D studio como software de renderização. Isto para não dizer que existe aqui gente a explorar as capacidades do 3D studio e do v-ray como plug-in de render. Por isso venho por este meio propor um desafio. O número de utilizadores de revit tem aumentado muito nos últimos tempos, e muita gente fica decepcionada com o motor de render que o mesmo trás de raíz - ACCURENDER. Não é que o accurender do revit não produza bons resultados, mas a verdade é que quando comparado com softwares especificos para o efeito fica muito atrás. Ainda assim a autodesk publicita que autocad, revit e 3D studio são 100% compativeis garantindo uma total interoperabilidade entre ambos. A questão é que entre autocad e revit não há duvidas que a retrocompatibilidade nunca é posta em causa. Já com o 3D studio não há certezas. Por isso a minha proposta/desafio é convidar alguns interessados/disponiveis a fazer tuturiais de como usar estes dois softwares em paralelo. Eu sei que a malta do 3d studio prefere invariavelmente produzir tudo em 3ds, mas a verdade é que já começam a ser muitos aqueles que procuram o revit para desenvolver o projecto de arquitectura e consequentes peças desenhadas, sendo por isso necessário garantir que se conseguem bons resultados sem ter de se modelar tudo novamente em 3d studio. Lembro ainda que a maioria dos utilizadores de revit não têm ou têm pouca experiência em 3d studio seja como modelação seja como renderização. Por isso convido também a que sejam feitos tuturiais de apresentação ao programa e de iniciação. A ideia e produzir tuturiais e esclarecer possiveis dúvidas aos utilizadores de revit no dominio do 3d studio, ou do maya ou de outros. Sendo que o fórum do revit em português já se encontra disponivel conviduos a dar uma espreitadela e ajudar o pessoal que procura no revit a sua ferramenta de trabalho. Convido ainda a todos os interessados em explorar o revit como ferramenta de trabalho a colocar as suas duvidas nesse fórum e a desenvolver as suas capacidades e qui ça migrar para o nosso software de eleição. Questões como: - exportar em dwg como ACCIS SOLIDS ou POLIMESH???? - quais as diferenças entre ACCIS SOLIDS e POLIMESHS???? - como importar os materiais já produzidos em revit???? - como reconfigurar esses mesmos materiais???? - como aplicar texturas e alinhá-las correctamente???? - como controlar as escalas dos materiais???? - etc.... Estas questões são muitas vezes colocadas por aqueles que usam o revit e não percebem nada ou muito pouco de 3d studio. Fica então o desafio aqui para ajudarem os colegas utilizadores de revit a entrar no mundo do 3d studio de forma a aproveitar as vantagens de modelação e documentação em revit com as vantagens de renderização, imagem evideo do 3d studio. O fórum é: www.revitpt.com (utilizem o separador de outros softwares para colocarem os vossos tuturiais/galerias de imagens em 3d studio). A ideia é demonstrar as capacidades do 3D studio e/ou maya em render e interoperabilidade com o revit.... Apareçam e contribuam... Obrigado pela colaboração e ajuda em antecipação.... Quote
Bruno_Rosa Posted July 19, 2006 Report Posted July 19, 2006 Ja fiz um render a partir do 3d do revit: exportei o 3d como dwg e depois importeio para o viz (3d studio max) e tudo ok, aplicar materiais e "render". Mas parece-me uma de "dessenrasca". È assim que se faz ? foi assim que fiz e saiu tudo bem. Agora maetrias que vem do revit nao me interessou muito.... depois no viz escolho os materiais que quero... o render no revit é mesmo pobre, mas dá para ter uma noção do que se está a fazer Quote
ruivenda Posted July 19, 2006 Author Report Posted July 19, 2006 Não é verdade que o render no revit é pobre. Podes ir ao site e verificas renders produzidos em revit com muita qualidade. Mas o max supera como é lógico. Os materiais do revit são tão bons quanto os do max. É uma questão de os saber dominar como se dominam os do 3ds. Quanto à exportação/importação. Há certas nuances a ter em conta. Nomeadamente a forma de exportação (polimesh ou accis solids)... Entre outras coisas é aind possivel ler os materiais do revit para alterar e desta forma sistematizar o trabalho ao invés de andar a aplicar materiais by face ou by object ou ainda by layer. Fico à espera de outras participações... Desde já obrigado... Quote
Recommended Posts