ruivenda Posted July 19, 2006 Report Posted July 19, 2006 Pessoal,tenho constactado que a maior parte dos users deste fórum são utilizadores de 3D studio como software de renderização. Isto para não dizer que existe aqui gente a explorar as capacidades do 3D studio e do v-ray como plug-in de render. Por isso venho por este meio propor um desafio. O número de utilizadores de revit tem aumentado muito nos últimos tempos, e muita gente fica decepcionada com o motor de render que o mesmo trás de raíz - ACCURENDER. Não é que o accurender do revit não produza bons resultados, mas a verdade é que quando comparado com softwares especificos para o efeito fica muito atrás. Ainda assim a autodesk publicita que autocad, revit e 3D studio são 100% compativeis garantindo uma total interoperabilidade entre ambos. A questão é que entre autocad e revit não há duvidas que a retrocompatibilidade nunca é posta em causa. Já com o 3D studio não há certezas. Por isso a minha proposta/desafio é convidar alguns interessados/disponiveis a fazer tuturiais de como usar estes dois softwares em paralelo. Eu sei que a malta do 3d studio prefere invariavelmente produzir tudo em 3ds, mas a verdade é que já começam a ser muitos aqueles que procuram o revit para desenvolver o projecto de arquitectura e consequentes peças desenhadas, sendo por isso necessário garantir que se conseguem bons resultados sem ter de se modelar tudo novamente em 3d studio. Lembro ainda que a maioria dos utilizadores de revit não têm ou têm pouca experiência em 3d studio seja como modelação seja como renderização. Por isso convido também a que sejam feitos tuturiais de apresentação ao programa e de iniciação. A ideia e produzir tuturiais e esclarecer possiveis dúvidas aos utilizadores de revit no dominio do 3d studio, ou do maya ou de outros. Sendo que o fórum do revit em português já se encontra disponivel conviduos a dar uma espreitadela e ajudar o pessoal que procura no revit a sua ferramenta de trabalho. Convido ainda a todos os interessados em explorar o revit como ferramenta de trabalho a colocar as suas duvidas nesse fórum e a desenvolver as suas capacidades e qui ça migrar para o nosso software de eleição. Questões como: - exportar em dwg como ACCIS SOLIDS ou POLIMESH???? - quais as diferenças entre ACCIS SOLIDS e POLIMESHS???? - como importar os materiais já produzidos em revit???? - como reconfigurar esses mesmos materiais???? - como aplicar texturas e alinhá-las correctamente???? - como controlar as escalas dos materiais???? - etc.... Estas questões são muitas vezes colocadas por aqueles que usam o revit e não percebem nada ou muito pouco de 3d studio. Fica então o desafio aqui para ajudarem os colegas utilizadores de revit a entrar no mundo do 3d studio de forma a aproveitar as vantagens de modelação e documentação em revit com as vantagens de renderização, imagem evideo do 3d studio. O fórum é: www.revitpt.com (utilizem o separador de outros softwares para colocarem os vossos tuturiais/galerias de imagens em 3d studio). A ideia é demonstrar as capacidades do 3D studio e/ou maya em render e interoperabilidade com o revit.... Apareçam e contribuam... Obrigado pela colaboração e ajuda em antecipação.... Quote
Bruno_Rosa Posted July 19, 2006 Report Posted July 19, 2006 Ja fiz um render a partir do 3d do revit: exportei o 3d como dwg e depois importeio para o viz (3d studio max) e tudo ok, aplicar materiais e "render". Mas parece-me uma de "dessenrasca". È assim que se faz ? foi assim que fiz e saiu tudo bem. Agora maetrias que vem do revit nao me interessou muito.... depois no viz escolho os materiais que quero... o render no revit é mesmo pobre, mas dá para ter uma noção do que se está a fazer Quote
ruivenda Posted July 19, 2006 Author Report Posted July 19, 2006 Não é verdade que o render no revit é pobre. Podes ir ao site e verificas renders produzidos em revit com muita qualidade. Mas o max supera como é lógico. Os materiais do revit são tão bons quanto os do max. É uma questão de os saber dominar como se dominam os do 3ds. Quanto à exportação/importação. Há certas nuances a ter em conta. Nomeadamente a forma de exportação (polimesh ou accis solids)... Entre outras coisas é aind possivel ler os materiais do revit para alterar e desta forma sistematizar o trabalho ao invés de andar a aplicar materiais by face ou by object ou ainda by layer. Fico à espera de outras participações... Desde já obrigado... Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.