Rita Posted March 22, 2007 Report Posted March 22, 2007 Para quem costuma navegar pelos escassos, anúncios de emprego, para a nossa profissão, certamente já viu muitas vezes o seguinte requesito eliminatório:Licenciados na UTL Que raio é que os da UTL têm a mais do que os outros?E já agora, porque é que a Ordem dos Arquitectos, continua a fechar os olhos a esta ilegalidade? Gostava de saber a vossa opinião e se já foram "vitímas" desta discriminação. Quote
Dreamer Posted March 22, 2007 Report Posted March 22, 2007 Também já tinha reparado nessa inconstitucionalidade... apenas me interrogo até que ponto servirá recorrer a tribunal por uma questão dessas, até porque mesmo não mencionando, certamente esses empregadores eliminarão logo à partida todo e qualquer candidato que não se inclua nesse lote... Tenho pena é que a ordem, por um lado, assim como as editoras de jornais e os titulares de sitios na internet com anúncios, por outro, não se preocupem com essas questões... Já aconteceu aqui no fórum, num anúncio transcrito do sitio da OA... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Arq.to Posted March 22, 2007 Report Posted March 22, 2007 Tens razão Dreamer, o tópico referência a essa oferta foi eliminado. Quanto a reportar à Ordem dos Arquitectos infelizmente não vi o anúncio no site para os alertar. Infelizmente verifiquei outro anúncio nas mesmas condições. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Rita Posted March 23, 2007 Author Report Posted March 23, 2007 Surgem constantemente casos destes e faz-me realmente alguma confusão que não se faça nada. A arquitectura não é uma profissão fácil, e o facto de os arquitectos, de um modo geral, não serem lá muito unidos, ajuda a este tipo de situações. Neste aspecto, talvez tenhamos algumas coisas a apreender com os engenheiros. Quote
SVA Posted March 23, 2007 Report Posted March 23, 2007 Embora a Ordem dos Arquitectos seja só uma, a formação nas Universidades variam. Como é um curso muito completo e diversificado, as universidades acabam por dar prioridades a matérias diferentes. O curso de arquitectura no Instituto Superior Técnico é muito diferente da Universidade Lusíada. Quando as empresas têm preferência na formação por certas universidades é porque essas poderão enquadrar-se mais na empresa... até acho que faz algum sentido. Quote
Dreamer Posted March 23, 2007 Report Posted March 23, 2007 Fazer sentido, concerteza que faz, mas é a velha história do "precisa-se de costureira m/f"... Todos sabemos que o mais provavel é que numa situação em que neste caso esse ponto não fosse referido (ULT) o mais provavel era as candidaturas das outras universidades fossem parar directamente ao caixote do lixo... obrigando os candidatos a custos desnecessários... Mas pelo menos subsestiria a dúvida... a remota hipótese de um dos portfólios se abrir e revelar o seu contéudo... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
AnaS Posted March 24, 2007 Report Posted March 24, 2007 Embora a Ordem dos Arquitectos seja só uma, a formação nas Universidades variam. Como é um curso muito completo e diversificado, as universidades acabam por dar prioridades a matérias diferentes. O curso de arquitectura no Instituto Superior Técnico é muito diferente da Universidade Lusíada. Quando as empresas têm preferência na formação por certas universidades é porque essas poderão enquadrar-se mais na empresa... até acho que faz algum sentido. Olá. Desculpem a minha ignorância, mas estou um pouco intrigada. Quando dizem que o curso na Lusiada é diferente do curso do Instituto Superior técnico, referem-se ás disciplinas, à exigência dos professores, ou...? Gostaria de saber. Obrigada Quote
m a r g a r i d a Posted March 24, 2007 Report Posted March 24, 2007 já cá faltava a comparaçao.....pois...e a universidade lusiada de lisboa é diferente da universidade lusiada do porto, que é diferente da universidade de evora, que é diferente da universidade de guimaraes e etc Quote margarida duarte
3CPO Posted March 24, 2007 Report Posted March 24, 2007 E dentro de cada uma dessas faculdades, cada aluno é diferente do outro... Não há rotulos nem etiquetas... :) Quote
AnaS Posted March 24, 2007 Report Posted March 24, 2007 Quando se referiu essa diferença, pensei que poderia haver diferenças no curso em si. É óbvio que todos sabemos que há diferenças em todas as faculdades. Quote
Arquiarte Posted March 25, 2007 Report Posted March 25, 2007 Realmente acho bastante graça ( sem ter nenhuma claro está) essa questão " a minha é melhor do que a tua". Sinceramente, sejamos coerentes, o que interessa é a experiência, o portfolio, a capacidade de aprendizagem. Eu duvido que ao depararem se com dois CV, um mediano da UTL, outro espetacular da Lusiada, que vão pelo primeiro só por ser de onde é. Isso nao faz sentido ( mas pronto hj em dia nada faz sentido, até ao ponto de me dizerem na cara; nao fica cá por estar na idade de ter filhos )... Apesar de haver essas queixas, a OA (em vez de dizer não ) continua a colocar esse tipo de anuncio. Se forem ver, lá está um "escarrapachado" novamente... :icon_boxing: Quote
Dreamer Posted March 26, 2007 Report Posted March 26, 2007 Esses é que são os problemas... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
SVA Posted March 26, 2007 Report Posted March 26, 2007 Olá. Desculpem a minha ignorância, mas estou um pouco intrigada. Quando dizem que o curso na Lusiada é diferente do curso do Instituto Superior técnico, referem-se ás disciplinas, à exigência dos professores, ou...? Gostaria de saber. Obrigada Olá AnaS. Quando comparei esses dois locais de ensino, referia-me ás disciplinas, podes compara-las:https://fenix.ist.utl.pt/publico/showExecutionCourseSites.do?degreeID=18&showTwoSemesters=true&method=listSiteshttp://www.lis.ulusiada.pt/cursos/bolonha/ciclos_2006_2007/arquitectura/1_ciclo/default.htm Poderás constatar que o Instituto Superior Técnico tem um ensino mais técnico (físicas, durabilidade de materiais, matemáticas) do que na Universidade Lusíada de Lisboa, que é a única que tive contacto, e onde a meu ver tem outras prioridades. É claro que essas disciplinas vão influenciar todas as outras e toda a tua base estrutural de ensino. Ao contrário do que Kandinsky disse, existem rótulos e etiquetas, principalmente nos primeiros anos de trabalho após o curso. Quote
3CPO Posted March 26, 2007 Report Posted March 26, 2007 O portfolio continua a ser a melhor etiqueta ... :) Quote
SVA Posted March 26, 2007 Report Posted March 26, 2007 O portfolio continua a ser a melhor etiqueta ... Compreendo o que queres dizer com isso, mas por vezes o portfolio é só isso mesmo, uma etiqueta... Digo isto porque em alguns locais onde tive entrevistas de trabalho não quiseram vê-lo porque muitos já têm a noção que o portfolio é uma capa. Contudo ainda há empresas que guiam-se por aí. Existem outras que fazem testes para perceberem se o perfil do candidato ajusta-se à empresa, o que parece-me bem... e há outras (que devem estar em maioria) em que só entras com o "Factor C". :) Quote
3CPO Posted March 26, 2007 Report Posted March 26, 2007 ... e há outras (que devem estar em maioria) em que só entras com o "Factor C". Infelizmente... Talvez seja por essa e por outras que muitos apostam na saída do país... Quote
AnaS Posted March 26, 2007 Report Posted March 26, 2007 Olá SVA. Muito obrigada pela resposta e pela clareza. De facto não serve de muito dizer são diferentes e ponto final, pois esta é uma resposta abstracta. Já analisei os planos curriculares e verifiquei que de facto as disiciplinas são diferentes. E é óbvio que a pergunta que eu fiz era acerca das disciplinas, etc, e não acerca de concorrência entre universidades, professores e alunos, e qual era a melhor, como algumas pessoas interepretaram. Obrigada Quote
Rita Posted March 26, 2007 Author Report Posted March 26, 2007 De facto todas as faculades serão diferentes umas das outras.... e ainda bem. Mas a ordem é só uma, que nos certifica como arquitectos. Não discrimina, arquitectos formados na faculdade xpto.... Logo, se como profissionais temos uma só ordem, como é que colegas nossos, podem ser tão injustos, ao ponto de excluir à partida pessoas que não venham da faculdade em que ele/a estudou. Sim, porque estou convencida que esta discriminação no acesso ao emprego, é feita por antigos alunos da UTL. E os restantes, nada fazem.... ando a pagar cotas a uma ordem que autoriza a discriminação:icon_boxing: ......é isso que me chateia. Quote
Recommended Posts