alexelos Posted March 19, 2007 Report Posted March 19, 2007 Como é do conhecimento geral, já esta em vigor o Decreto-Lei nº 163/2006, que regulamenta a Normas Tècnicas sobre acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada a todas as construções em geral, mas no caso que aqui vou expor particularizava, os edificios habitacionais. O que pretendo é questionar a malta aqui do forum, e ver se dá para arranjar uma resposta para o meu problema, que é o seguinte, o novo regulamento fala na obrigatoriedade dos projectistas e donos de obra, garantirem as acessibilidades aos edificios, e então são apresentadas no D.-Lei as necessárias normas técnicas, até ai tudo bem, (fala-se nas normas para as escadas,patamares,rampas....... e elevadores). E a minha duvida está aqui: Eu no projecto tenho que garantir o acesso a todos os apartamentos, ou só aqueles existentes ao nível do r/chão ??? imaginem um edificio de três pisos onde o Regulamento Geral das Edificações urbanas não obriga á instalação de elevador, como faço para cumprir a presente legislação sobre as acessibilidades?, será que tenho obrigatóriamente de prever um elevador mesmo em edificios de apenas dois Pisos???. Gostaria que o pessoal desse a sua opinião se possivel baseada na vossa experiencia e casos concretos. Obrigado a todos.:icon14: Quote
Gonçalo Cardoso Dias Posted March 19, 2007 Report Posted March 19, 2007 1º - O decreto também tem um prazo de adaptação de 8 anos, em que a adaptação faseada. 2º - O decreto diz que o acesso aos fogos tem de prever sempre que possivel as pessoas com mobilidade condicionada. 3º - O RGEU está a ser revisto... e espera-se q não demore muito mais... 4º - hoje em dia ainda se fazem edificios com 3 pisos sem elevador? 5º - há vários meios de garantir a acessibilidade que não passam necessáriamente por um elevador. Quote
alexelos Posted March 19, 2007 Author Report Posted March 19, 2007 É verdade hoje ainda se fazem edifícios de 3 pisos sem elevador, infelizmente para muitos construtores o elevador é visto como um custo e não como uma mais valia para a construção. E então como é que garantes as acessibilidades sem recorreres a elevadores??? não estou a ver escadas rolantes em edifícios habitacionais de médio porte. A não ser que se opte por rampas mas estas a ver 6% de inclinação não sobra área para os compartimentos Quote
Arq.to Posted March 19, 2007 Report Posted March 19, 2007 Caro alexelos, já existe um tópico sobre o mesmo assunto:http://www.arquitectura.pt/forum/f98/d-l-163-2006_acessibilidades-5015.html Os tópicos serão fundidos em breve. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Recommended Posts