Jump to content

Recommended Posts

Posted

isso depende do plano que a tua universidade adoptou, ou vai adoptar; se vai adoptar por haver uma passagem dos que já vão a meio para bolonha ou não...depende de uma série de coisas.

Posted
na faculdade disseram-me que quando eu sair da faculdade vou sair com o titulo de mestre, o que corresponde pelo que entendi à licenciatura, resumindo, é exactamente igual... e o acesso à ordem como vai ser feita???? por exame???

Abraço
Posted

Esse tipo de dúvidas permanecerão durante mais um ano ou dois... Creio que a situação mais precária é a dos actuais finalistas...estão na corda bamba sem saber a que titulo têem direito... Acompanha o processo dos finalistas...

Posted

em vez de decidirem as coisas, exactamente como devem ser aplicadas...como é em relação aos 1ºs anos e mais importante, como ficarão os finalistas!!! mas...NAO... Implementemos o tratado nas universidades e depois....logo se vê. Mas qual foi a pressa deste Processo ed Bolonha?? sempre a mesma baldaria...

Posted

Só entra realmente em vigor a partir de 2008...até lá é periodo transitório... A dúvida está para os que acabam até entrar em vigor a 100%...ficam com licenciatura ou com mestrado? São normas europeias e uma forma de "globalizar" o ensino em toda a europa...

Posted

as confusões que bolonha vai trazer vão-se manter por muito tempo, acho que não é só até isto entrar totalmente em vigor. depois dessas questões estarem resolvidas, vêm as questões de quem sai para o mercado de trabalho. um mestrado de "antigamente" vale mais do que o que aí vem? então e em questões de candidaturas, concorrem os dois ao mesmo nível, digamos assim? se isto não trouxer as vantagens que eles anunciam, de intercambio europeu, bla bla bla, cheira-me que no que respeita ao nosso curso, bolonha vai ser um fiasco do caraças...

Posted

Essas "equivalencias" vão demorar o seu tempo a estabelecer e estabilizar...é o tempo de habituação... Intercambio que eles anunciam: "Podes fazer uma cadeira em Portugal, outra em Espanha e outra na Suiça...blablabla" Como é que vais às aulas em Portugal, em Espanha e na Suiça? Ou fazes um semestre na Suiça, outro em Espanha e outro em Portugal...ou então não sei... Já para não falar de que essa mobilidade é acompanhada de despesas inerentes a deslocações, alojamento e alimentação. Acaba por ser mini-erasmus semestrais... Para quem não tem dinheiro à fartazana que se possa dar ao luxo de fazer cada semestre num sitio diferente, faz o curso inteiro em Portugal como tem sido até agora... Não é um conto de fadas como eles dizem... Abraços

• 2 months later...
Posted

Essa é uma duvida k ainda anda no ar ( as faltas ) mas de 1 coisa ja ha certezas, as presenças vão ter um grande peso.
No que diz respeito ás equivalencias das cadeiras anteriores, para as "novas" os alunos da Lusiadatem 1 tabela de correspondencias em www.lis.ulusiada.pt

• 2 weeks later...
Posted

Falando agora como Finalista da Univ Lusofona de LX:

Eu vou sair ainda na portaria antiga e portanto não apanho processo de bolonha nenhum...

O proximo 5º ano relativo ao ano lectivo 2006/07 ainda saiem com a portaria com a qual eu vou sair. So a partir de 2007/08 é que o curso fica completamente homologado pelo processo de bolonha (no que diz respeito à ULHT) - Tive esta informação por parte do possível futuro coordenador de curso de Arquitectura da ULHT - LX.

Em relação à entrada na ordem, salvo erro, só faz exame de admissão à ordem quem terminar o curso no ano lectivo 2008/09. Até lá, os exames à ordem, independentemente de fazeres parte de uma univ particular ou pública, reconhecida ou acredita, não serão feitos.

De notar que os moldes de acesso à ordem para os novos estagiários mudaram. Por favor consultem o site da ordem para mais esclarecimentos. http://www.oasrs.org/

Posted

Em relãção a faltas, começam a contar. Menos que 70% de presença nas aulas chumba. Em casos muito excepcionais, são aceites até aos 60%, alunos-trabalhadores e tal.

Posted

Essa é uma duvida k ainda anda no ar ( as faltas ) mas de 1 coisa ja ha certezas, as presenças vão ter um grande peso.
No que diz respeito ás equivalencias das cadeiras anteriores, para as "novas" os alunos da Lusiadatem 1 tabela de correspondencias em www.lis.ulusiada.pt

Em relãção a faltas, começam a contar. Menos que 70% de presença nas aulas chumba. Em casos muito excepcionais, são aceites até aos 60%, alunos-trabalhadores e tal.
Posted

mestres a terem de fazer exame para entrarem na ordem.. faz todo o sentido............ de qualquer forma fico feliz por ter escapado a isto, esta coisa do mestrado que não é. Ainda vai fazer mal á cabecinha de muita gente fraquita que se unha e desunha por ter um titulo (mas depois o photoshop é nulo, o 3d não sai, o cad é fraco, o paleio é pouco, a persuasão é timida, a personalidade é fraca.. etc, etc, etc...)

Posted

Eu vou apanhar este sistema, felizmente ou infelizmente, só espero é que a avaliação para ter mestrado seja minimamente rigida para que não sejamos todos mestres. Espero eu... pelo menos tou crente que não são todos aqueles que são capazes de fazer uma tese. I hope so.

Posted

Felizmente ainda apanhei "bolonha" mesmo ali no ano de charneira, no entanto ja nos foi dado o "peso da responsabilidade", sobre o mestrado fora questões qualitativas da tese, foi exigido no minimo 50 paginas de tese / anti-tese / e sin-tese, em arial 12, fora extras como esquemas, bibliografias...( acho que é uma imposição geral minima para todos os mestrados em arquitectura) mas a questão nem é a quantidade de páginas, pois a tese não é ao peso... mas sim saber o grau de exigencia... sera que vão exigir num ano ( com projecto do 5º ano ao mesmo tempo ) o que antes exigiam em 2... A questão é saber se agora "qualquer pessoa tem o grau mestre" e se o grau de mestre não sera "banalizado"... esperemos para ver... Sim com Bolonha no minimo tem que haver 75% de presenças e caso esse limite seja ultrapassado funciona um pouco como o antigo "regime B" no qual mesmo que tires 20 no exame da cadeira é obrigatorio prova oral, ou então podes correr o risco de chumbar a cadeira em questão. Ja nos foi comunicado isso tambem, no entanto obrigado pela informação ana

Posted

Constou-me, e não posso confirmar a veracidade, mas quem sai do 5º ano já com o processo de bolonha, saí apenas com mestrado de grau 1 (não sabendo bem o que isto quer dizer) não correspondendo aos mestrados que muitos de nós fizemos depois da licenciatura... De qualquer das formas vou tentar saber um pouco melhor acerca deste tipo de mestrado

Posted

O que me foi comunicado sobre o assunto, é que agora o ensino universitario está dividido em três ciclos, no caso de arquitectura são:

1º ciclo - 3 anos - Licenciatura ( ficas formado em ciencias da arquitectura...va-se la saber o k isso é, visto que nem a ordem te podes candidatar...)

2º ciclo - 2 anos - Mestrado ( tese ) (estes dois anos equivalem aos antigos 4º e 5º ano da "antiga licenciatura" mais a tese)

3º ciclo - 3 anos - Doutoramento ( tese )

No caso da Lusiada fica aqui o plano do 1º e 2º ciclo ( licenciatura + mestrado integrado )
http://www.lis.ulusiada.pt/cursos/bolonha/ciclos_2006_2007/arquitectura/1_ciclo/default.htm

Ou seja o mestrado continua a ser de 2 anos, sendo a lic. de 3, é pelo menos assim que na Lusiada está planeado, e penso que na maior parte dos cursos de arq. que ja estão homolgados com este novo plano( acho que no superior técnico também está assim )

Disso do grau não sei como é, mas pelo que me teem dito acho que equivale a 1 mestrado "normal", no entanto se souberes de mais alguma coisa pedrucci, posta aqui que estas duvidas fazem parte de quase todos nós...

1 abraço