Ivo Sales Costa Posted February 6, 2007 Report Posted February 6, 2007 (comecem lá a falar do evento.. falem bem ou mal mas pelo amor de Deus, divulgue-se a coisa) Lança-se o repto com o artigo publicado no Aspirina, na sequência de uma série de comentários que acabou por encerrar a discussão no blog da trienal que podem acompanhar aqui - onde participo eu [ivo Costa], o Daniel Carrapa de abarrigadeumarquitecto e pelo menos mais um membro do fórum, os comentários foram a meu ver desnecessários e seria importante saber afinal o que pensam vocês acerca da organização do evento. "" Há, no exercicio da profissão de Arquitecto, uma desconfiança (usando o termo leve) crónica relativamente ao trabalho desempenhado por este ou por aquele colega de trabalho. Percebe-se, e relativamente ao assunto há que guardar alguma condescendência. O oficio é duro, as condicionantes são muitas, e o trabalho verdadeiramente entusiasmante pertence a uma elite restrita que de uma forma ou de outra se vai mantendo embalsamada nas repetidissimas publicações em papel, doença crónica que tem vindo a ser contrariada, a custo, por alguns blogs e por algumas iniciativas académicas, que regra geral mais não são do que fruto do entusiasmo tipico que envolve o jovem estudante de arquitectura em estado puro de pré-desilusão em relação ao mercado de trabalho. Foi anunciado no passado dia 26 de Janeiro, na sede da Ordem dos Arquitectos, a primeira edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Imediatamente se levanta uma considerável superficie de protesto contra a organização, os escolhidos, os seleccionados, as iniciativas, os concursos, o sitio web, o blog, o Presidente da Câmara, o fim da Experimenta Design 2007 e por aí adiante. Pessoalmente não tenho opinião formada. Conheço relativamente pouco acerca da obra e da inteligência da selecção dos responsáveis, não sei se o Pavilhão de Portugal é o melhor espaço para se fazer acontecer um evento desta envergadura, desconheço se o concurso de idéias poderá realmente constituir uma mais valia para a adesão da população, de web design percebo muito pouco, de blogs a experiência é recente, por norma não comento politica e relativamente à Experimenta Design 2007 tenho a dizer que lamento profundamente que o subsidio prometido não tenha chegado. Dito isto. Por todos os portugueses que continuam mal educados relativamente ao bom gosto e contemporaneidade da arquitectura portuguesa; Por todos os jovens arquitectos, recém-licenciados, estagiários ou meros estudantes universitários que nestas coisas de Bienais e Trienais “ouviram dizer” que há uma coisa do género em Veneza; Por todos os arquitectos que sonham com a possibilidade de haver uma publicidade competente à profissão que exercem e por todos os leigos que continuam a comer gato por lebre por cada espécie de revista da especialidade que adquirem no esforço de se inteirarem acerca do que se faz no ambito da prática, congratulo-me por, finalmente, existir tempo e espaço para a arquitectura num evento em grande escala ao qual a adesão será, sem sombra de dúvida, muito boa. O resto é mais do mesmo, para lá da justeza da critica ou do necessário apontar de dedo, ou da incompetência dos seleccionados, o resto que se guarde para outro tempo, para outro espaço. O importante é que não sejam os arquitectos a fazerem de antropófagos de si mesmos. E se eventualmente assim não for, no final se verá, vamos pelo menos dar uma oportunidade à arquitectura portuguesa de se mostrar ao povo."" Quote
Dreamer Posted February 6, 2007 Report Posted February 6, 2007 Já há 2 tópicos sobre esse tema... é verdade que a adesão amansou... mas conversa ainda houve... Link:http://www.arquitectura.pt/forum/showthread.php?t=4533http://www.arquitectura.pt/forum/showthread.php?t=4474 Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
JVS Posted February 8, 2007 Report Posted February 8, 2007 É uma boa Iniciativa. Resta saber quem está a organizar, que assuntos que vão ser discutidos e quais são os objectivos desta trienal e quais vão ser as conclusões. Porém resta saber se haverá tempo para participar nos eventos. Quote
Recommended Posts