Jump to content
Arquitectura.pt


Direitos de Autor fotocopiados...


3CPO

Recommended Posts

Penso que uma das leis mais difícil de fazer cumprir é a que tem que ver com direitos de autor.

A apreensão de material contrafacturado (roupa, CD, DVD...) é frequentemente notícia; mas há dias voltou à tona o negócio da fotocópia de livros inteiros em certas universidades. É sobre direitos de autor de livros que quero falar.
Sabemos quão rigorosa é a legislação concernente ao uso de DVD. É quase que um DVD por pessoa: não se pode organizar uma visualização lá em casa, não se pode mostrar um filme aos passageiros de um autocarro, não se pode emprestar...

No caso dos livros, não se contentam com o “todos os direitos reservados” e lá vem a conversa:

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma ou por qualquer processo, electrónico, mecânico ou fotográfico, incluindo fotocópia, xerocópia ou gravação, sem autorização prévia e escrita do editor.



Por vezes, ainda se diz que:

Exceptua-se naturalmente a transcrição de pequenos textos ou passagens para apresentação ou crítica do livro.

Excluindo o facto de “passagem” nesta acepção ser um galicismo, convém não misturar as coisas:

Esta excepção não deve de modo nenhum ser interpretada como sendo extensiva à transcrição de textos em recolhas antológicas ou similares donde resulte prejuízo para o interesse pela obra. Os transgressores são passíveis de procedimento judicial.



Há dúvidas que surgem:
- aplica-se a livros sem interesse ou qualidade que nem mereciam as árvores que consumiram?
- se o livro for mau não posso falar mal dele em público?
- podemos deixar que as pessoas, no metro, espreitem para o livro que estamos a ler?
- sermos filmados em transportes públicos é uma violação à não gravação do livro?
- podemos emprestar livros?
- se o livro for de uma biblioteca, não podemos fotocopiá-lo para ler em casa, sublinhando e anotando as margens?
- se o livro estiver esgotado não podemos fotocopiá-lo?
- se o livro tiver um preço desproporcional à qualidade ou ao interesse do leitor (imagine-se que o leitor precisa de um capítulo de 10 páginas de um livros com 500...), não pode fotocopiá-lo?
- esta lei tem em conta o facto de muitas das fotocópias serem tiradas por estudantes, que não têm poder de compra suficiente para os preços praticados pelos livros técnicos?

Um livro muito caro sai muito mais barato se copiado, um livro esgotado é um convite à cópia, um livro de que precise de poucas páginas ou que queira riscar também será copiado.

No meio desta discussão permanece a dúvida: E os 21% de IVA aplicados aos livros? Não serão um incentivo à fotocópia?

Fonte: livrodeestilo.blogspot.com

:) Abraços

Link to comment
Share on other sites

A lei dos direitos de autor tem muito que se lhe diga, e além dos casos que falas, também na área da arquitectura por vezes surgem problemas de aparentes "cópias", mas provavelmente será muito mais difícil de demonstrar do que a cópia de um CD, ou umas fotocópias... No design de mobiliáriao por exemplo, a questão é levada a termos absurdos, com empresários portugueses da área do mobiliário a afirmar perentoriamente que não precisam de designers, já que vão a feiras na Europa, tiram umas fotografias, e cá um indíviduo, que até é um habilidoso dos computadores, que pega nas fotografias, desenha os móveis, altera umas coisitas e já está... A questão de fundo é simples, trata-se de uma forma de preservar os direitos do criador da obra... mas a realidade é bem mais difícil de desenhar... Na minha opinião a pirataria só devia ser penalizada quando o infractor o faz por razões financeiras, ou seja, para ter proveitos monetários com esse acto... de resto, se é para emprestar a um amigo, gardar como cópia de segurança, fotocopiar directamente do livro original para apontamentos (não a questão das casas de fotocópias que as têm para fazer dinheiro), etc, não deve ser punido...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião a pirataria só devia ser penalizada quando o infractor o faz por razões financeiras, ou seja, para ter proveitos monetários com esse acto... de resto, se é para emprestar a um amigo, gardar como cópia de segurança, fotocopiar directamente do livro original para apontamentos (não a questão das casas de fotocópias que as têm para fazer dinheiro), etc, não deve ser punido...


Existem livros completos fotocopiados... depois há quem se queixe que há poucos livros traduzidos...
Qual a motivação dos tradutores para traduzir um livro de espanhol/françes/alemão para Português, sabendo que vai ser brutalmente fotocopiado nas faculdades e o retorno financeiro não compensa?

:nervos:
Link to comment
Share on other sites

Que baixem o preço dos livros... eles é que são 'parvos' Em frança cheguei ao cumulo de comprar livros 5x's mais baratos que cá em PT, e não era em promoçao.... Outra situação é olhar para o preço dos livros escolares... ou os jornais, 75c=150 escudos??? 150 paus por um jornal??? abençoadas 'feeds'!!!

Link to comment
Share on other sites

"Abençoadas feeds" , ora nem mais... Os jornais estão a ficar cada vez mais caros...alguns dos preços dos jornais que costumava comprar até há bem pouco tempo: Jornal Público - 1.25€ Diário de Notícias - 0.85€ Exagero absurdo...

Link to comment
Share on other sites

Falam muito na falta de cultura portuguesa, mas a verdade é que os preços dos livros continuam exorbitantes, um bom jornal diário também ao fim do mês não sai uma brincadeira barata, e por aí fora. Lembrei-me agora de uma vez terem implantado qualquer coisa que era deixarem livros por aí nos transportes públicos para serem adquiridos gratuitamente pelas pessoas, e depois deixádos noutro qualquer local, para outra pessoa o pegar e ler. Não será isto também um 'atentado' aos direitos dos autores?! Não percebo porque tanto reclamam eles, se depois eles próprios fazem iniciativas que poêm em causa os seus direitos.

Link to comment
Share on other sites

Algumas respostas:

1. aplica-se a livros sem interesse ou qualidade que nem mereciam as árvores que consumiram?
Aplicam-se a todos.

2.
se o livro for mau não posso falar mal dele em público?
Tens todo o direito de expor a tua opinião seja ela feita particular ou pública, no entanto acarretas as consequências do que falas. Se a critica for insultuosa, corres o risco de enfrentar um processo, e faz todo o sentido.

3.
podemos deixar que as pessoas, no metro, espreitem para o livro que estamos a ler?
É complicado ler um livro todo no metro, com certeza a pessoa ao lado espreita e lê um pouco do livro. Mesmo que o coscuvilheiro leia o livro todo, estás dentro da lei porque não fizeste a apresentação do livro na integra publicamente.

4.
sermos filmados em transportes públicos é uma violação à não gravação do livro?
A mesma resposta de cima.

5. podemos emprestar livros?
Se no livro disser que não; não podes.

6.
se o livro for de uma biblioteca, não podemos fotocopiá-lo para ler em casa, sublinhando e anotando as margens?
Podes fotocopiar partes do livro e nunca o livro na integra.

7.
se o livro estiver esgotado não podemos fotocopiá-lo?
Logicamente que não.

8.
se o livro tiver um preço desproporcional à qualidade ou ao interesse do leitor (imagine-se que o leitor precisa de um capítulo de 10 páginas de um livros com 500...), não pode fotocopiá-lo?
Podes, a lei faz referência a citações e partes do livro, mas não especifica a sua quantidade. O livro pode ter 1000 e tu copiares 900, continuas a não ter o livro na integra.

9.
esta lei tem em conta o facto de muitas das fotocópias serem tiradas por estudantes, que não têm poder de compra suficiente para os preços praticados pelos livros técnicos?
A lei é feita para todos, e é justo que assim seja.

Penso que o problema aqui é o preço dos livros e não os direitos de autor. Os direitos de autor são bem definidos e ao contrário que se pensa fazem todo o sentido existirem, caso contrário a cultura corria o risco de ser anarquizada.
Não deitem a culpa a quem escreve, nem a quem fabrica os livros, o problema é de todos nós. Se todos respeitassem a cultura, os autores e comprassem um livro para cada individuo os preços baixariam com toda a certeza. É claro que o Governo com as editoras podia ajudar, mas eles não está sozinho e somos nós que o elegemos.

Link to comment
Share on other sites

Não é preciso ir muito longe... eu comprei um livro, pela Internet, num site alemão e custou-me 1/2 (35€) do que custaria em Portugal (75/80€), com portes incluídos e ainda dizem que por cá, que se compram poucos livros?? para quê? para sustentar esta gente à boa vida? (que vão mazé para as obras... lol).

Link to comment
Share on other sites

Eis um facto que vai deixar muitos artistas, arquitectos, musicos e escritores muito irritados e desanimados. O Direito de autor vai desaparecer. E mesmo utopia. Utopia ou profecia. A historia repete-se sempre. Quando existe uma continuidade de factos e de tentativas de abafar a continuidade o que acontece sao os factos vencerem no futuro. Com a Internet e com o desejo de adquirir obras de forma gratuita vai levar os autores a pensar noutro tipo de ganhar dinheiro. Nao perguntem como porque e coisa do futuro... dentro de 10 a 20 anos. Volto a continuar o topico.

Link to comment
Share on other sites

Não é preciso ir muito longe... eu comprei um livro, pela Internet, num site alemão e custou-me 1/2 (35€) do que custaria em Portugal (75/80€), com portes incluídos e ainda dizem que por cá, que se compram poucos livros?? para quê? para sustentar esta gente à boa vida? (que vão mazé para as obras... lol).


Fotocopiado ficaria mais barato...mas mesmo assim compraste-o... há quem não se dê ao trabalho de procurar onde é mais barato... fotocopia e pronto.

Eu sou cliente assíduo das Amazons... há muito que deixei de sustentar gulosos... por vezes chega a ser um pouco mais do dobro...

:)
Link to comment
Share on other sites

Tem as alternativas. 1 . Na Feira da Ladra podem encontrar livros desde 1 euro e CD's desde 2.5 euros. Gosto muito da reaccao de alguns colegas e profes da FAUTL que faziam ma cara sempre que referia na Feira da Ladra: Que Horror!!! Diria que neste momento aquilo esta um pouco fraco mas se forem la na desportiva sao sempre capazes de encontrar qualquer coisinha... noutro dia encontrei varios livros de arquitectura e umas quantas revistas de arquitectura. 2 . Alfarrabistas. Outro palavrao para os intelectuais que oferecem dinheiro as autoras e aos autores. 3 . Promocoes. FNAC. Feiras do Livro... 4 . Bibliotecas Publicas... ler os livros la. 5 . Ler os livros nas livrarias...:) ... noutro dia vi a Croquis do Herzog e da Zaha Hadid sem pagar um tostao... 6 . Ir a Espanha. 7 . Comprar na Internet a metade do preco.

Link to comment
Share on other sites

Tem as alternativas.

1 . Na Feira da Ladra podem encontrar livros desde 1 euro e CD's desde 2.5 euros. Gosto muito da reaccao de alguns colegas e profes da FAUTL que faziam ma cara sempre que referia na Feira da Ladra:
[...]


De qualquer das maneiras em todas as tuas sugestões os direitos de autor são preservados. Parece-me que o problema é mesmo o problema dos livros, não os direitos de autor.

:)

Vamos ver se vos explico.

NAO VAI ACONTECER HOJE NEM DAQUI A 10 ANOS.

Mas vai acontecer um dia.


Nem o OpenSource, o Open Copy e a Creative Commons são livres de direitos de autor, mesmo as obras de domínio público. Compreendam que os autores e os seus direitos sempre existirão. Uma lei que promova o domínio público pode existir, mas os direitos de autor terminarem acho pouco provável, nem faz muito sentido que terminem.

A Fotocopia e excelente para quem estuda. O Estado devia criar uma lei do genero:

O Estudante caso nao tiver recursos financeiros para adquirir os livros devera ter autorizacao para tirar fotocopias de uma obra de autor.

Portaanto que tal enviar uma peticao para ela ser apreciada na Assembleia?

http://www.parlamento.pt/peticoes/index.html


Não seria mais simples fazer uma petição ao Governo para baixar o IVA para 5% em obras de interesse cultural? Ou implementar outra medida?
Link to comment
Share on other sites

A Fotocopia e excelente para quem estuda. O Estado devia criar uma lei do genero:

O Estudante caso nao tiver recursos financeiros para adquirir os livros devera ter autorizacao para tirar fotocopias de uma obra de autor.

Portaanto que tal enviar uma peticao para ela ser apreciada na Assembleia?

http://www.parlamento.pt/peticoes/index.html


Quando deixares de estudar, deixas de poder comprar livros porque o IVA aumentou pelo simples facto de já não seres considerado estudante...

O livro ainda é considerado "luxo"... infelizmente ...

JVS, temos que combinar um dia um encontro pelos alfarrabistas, feira da ladra e afins... sou assiduo... já foste aos leiloes dos correios? :)
Link to comment
Share on other sites

Fotocopiado ficaria mais barato...mas mesmo assim compraste-o... há quem não se dê ao trabalho de procurar onde é mais barato... fotocopia e pronto.

Eu sou cliente assíduo das Amazons... há muito que deixei de sustentar gulosos... por vezes chega a ser um pouco mais do dobro...

:)


Não fotocopiei porque o livro tem umas imagens porreiras para o que eu queria... senão tinha fotocopiado ou fotografado (não pensava duas vezes)..:icon_pistoles:
Link to comment
Share on other sites

Para mim livros fotocopiados não me dá prazer nenhum ler... seja sobre arquitectura, ou sobre outra coisa qualquer... Nos tempos de faculdade tinha de me contentar com isso, porque eram absolutamente necessários e o dinheiro não chegava para mais... Hoje prefiro comprar (feiras do livro, promoções, net) menos livros, mas originais, do que continuar a fotocopiar... Tal como nós não gostariamos que andassem a "fotocopiar" os nossos projectos, também temos de pensar naqueles que escreveram os seus livros... o mesmo se pode aplicar a cd´s, dvd´s, etc... O preço é muitas vezes exorbitante, concordo plenamente, mas também é preciso saber onde comprar... PS: Os meus livros fotocopiados acabaram quase todos em caixotes... os outros não...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Para mim livros fotocopiados não me dá prazer nenhum ler... seja sobre arquitectura, ou sobre outra coisa qualquer...

Nos tempos de faculdade tinha de me contentar com isso, porque eram absolutamente necessários e o dinheiro não chegava para mais...

Hoje prefiro comprar (feiras do livro, promoções, net) menos livros, mas originais, do que continuar a fotocopiar...

Tal como nós não gostariamos que andassem a "fotocopiar" os nossos projectos, também temos de pensar naqueles que escreveram os seus livros... o mesmo se pode aplicar a cd´s, dvd´s, etc...
O preço é muitas vezes exorbitante, concordo plenamente, mas também é preciso saber onde comprar...


PS: Os meus livros fotocopiados acabaram quase todos em caixotes... os outros não...


IDEM "" :icon14:

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Hoje fui buscar o diploma e fui buscar relatorio e a proposta a Ordem... formalidades que terminam de uma vez por todas o percurso para atingir a primeira meta de ser Arquitecto. Quanto aos alfarrabistas... quica um dia... quantos aos leiloes... quando e que vai ser o proximo?

Link to comment
Share on other sites


CTT Correios:

Os leilões realizam-se de três em três meses e, ao que conta o responsável, são bastante frequentados. “Compram tudo. Não fico com nada”, sublinha, dando nota de que os compradores são quase sempre os mesmos: pessoas que compram material usado, mais barato, para vender nas feiras.


Resta saber quando será o próximo nos correios do Campo Grande... já lá fui 2 vezes, mas não me lembro a que altura é que calha... há um ano foi a 26/01... por isso, deve estar quase... vou tentar averiguar junto dos correios...
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.