Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá

Neste 3º tutorial de 3DStudio MAX7, vou fazer o seguinte:

1. desenhar um objecto de revolução (uma jarra)
2. edição de vértices numa linha 2D
3. aplicar materiais reflectores
4. colocar luzes básicas

Primeiro, vamos activar o Snap, uma função muito útil que nos permite apanhar determinados pontos genéricos (pontos da grelha, vértices, arestas, ponto pivot, etc.) e desenhar rigorosamente em cima deles. Cliquem com o botão direito no ícone do Snap, e depois seleccionem Grid Points, e desliguem outros pontos que estejam ligados. Podem fechar a caixa, e activem o Snap com o botão esquerdo do rato.

Imagem colocada

Agora, vamos à secção Geometry > Shapes e activamos o botão Line. Basta clicar para criarmos o 1º ponto da linha, e continuamos até termos uma forma aproximada daquilo que queremos. Reparem que, no ponto 5 que eu fiz, está arredondado: ao clicar, nao larguei o rato naquele ponto, limitei-me a arrastar, e depois larguei o botão. É uma forma de fazermos um ponto que define uma curva de Bezier (os outros pontos são Vértices).

Imagem colocada

Imagem colocada

No meu desenho, coloquei o último vértice muito abaixo do primeiro, e como eu quero desenhar uma forma fechada, vou editar a Spline para juntar os 2 vértices.
Activem o Snap, deixem seleccionados desta vez os pontos Vertex apenas, e depois de seleccionarem um dos pontos, arrastem-no até ao outro. O Snap deverá fazer com que os dois pontos fiquem sobrepostos geometricamente.

Imagem colocada

Imagem colocada

Depois disto, podem desactivar o Snap carregando no botão respectivo. No separador Modify, vamos à lista de modificadores, seleccionamos Lathe. Este modificador vai girar a forma 2D através de um eixo, para gerar uma forma 3D. Inicialmente, o 3DStudio coloca o eixo no centro do objecto, o que não é aplicável neste caso. Carreguem no botão Min, para indicar a nova posição do eixo de revolução.

Imagem colocada

Imagem colocada

Depois de feito o Lathe, vamos aos detalhes do mesmo ajustar algumas opções:

Imagem colocada

Imagem colocada

Nesta imagem, estão visíveis as linhas de definição do objecto, pois eu activei-as com a tecla F4 para poder ver melhor a definição que lhe dei (activa / desactiva a visualização). A opção Weld Core unifica as zonas centrais da revolução, para evitar alguns conflitos entre as faces com ângulos mais ténues entre si.

Seguidamente, desenhamos um plano para servir de fundo no render. Se não souberem desenhar um plano, recomento lerem o Tutorial 1, e depois passarem para este. Agora, alinhamos o plano com a medida mínima ao longo do eixo Z da jarra. Podem usar o atalho ALT + A ou o ícone Align, com o plano previamente seleccionado, e activem as opções respectivas.

Imagem colocada

Imagem colocada

Para complicar agora um pouco, vou ao separador Modify, e selecciono na lista do histórico (Modofier Stack) objecto Line onde fizémos o Lathe, e vou ajustar alguns vértices para o meu objecto se parecer mais uma jarra. Se o vosso não precisar, podem saltar este passo, mas recomento que tentem fazer o mesmo, ainda que a linha tenha saído bem feita à primeira. Assim passam a saber usar o modo de edição de linha 2D no Modify: seleccionem o elemento Line > Vertex, ou apenas Line, e carreguem no botão dos Vértices mais abaixo. Basta seleccionar os vértices necessários e arrastá-los para o novo local. As alterações são reflectidas no Lathe, quando sairmos do modo do histórico do objecto. No meu desenho, ainda alterei o tipo de um dos vértices, de Corner, para Bezier. Experimentem alterar alguns vértices para outros tipos para verem as diferenças.

Imagem colocada

Ainda no histórico do objecto, mas fora da edição dos vértices, vou activar uma opção para automatizar a distribuição de linhas de definição na spline, originando assim um Lathe com mais definição. Esta opção chama-se Adaptative.

Imagem colocada

Por agora, vamos fazer dois materiais: um material do tipo Raytrace, e um outro Standard. O material Raytrace, vai ter alguma reflexão entre os 10 e 30 %, com uma cor à escolha, enquanto que o material Standard terá dois mapas específicos: o mapa Bump leva um Noise, e o mapa Reflection, com o Flat Mirror. Para fazer isto, carreguem nos botões que dizem None destes dois mapas, e seleccionem o Noise e o Flat Mirror na lista que aparece (um de cada vez, claro).

Imagem colocada

Para finalizar este tutorial, vamos acrescentar 4 luzes do tipo Omni. No separador Create > Lights > Omni, cliquem uma só ves numa área em redor da jarra, e terminem a operação com o botão direito. Depois, copiem essa luz para o lado como Instâncias, e novamente, até terem 4 luzes. Para copiar um objecto, usem o Shift + Arrastar, e quando surgir uma caixa, escolham a opção Instance, e cliquem em OK. Podem especificar aqui o número de cópias se quiserem, embora elas irão sair em linha recta. Por fim, damos alguns valores a uma das luzes (as outras são instências, vão adoptar os mesmos valores que as outras gémeas): o Multiplier de cada luz será cerca de 0,3, com sombras activadas.

Imagem colocada

Imagem colocada

Se quiserem ter umas sombras mais suaves, activem as seguintes opções.

Imagem colocada

Agora, fazemos o render, e deve dar qualquer coisa com este aspecto:

Imagem colocada

Assim termino o Tutorial 2.