3CPO Posted June 23, 2006 Report Posted June 23, 2006 Aqui ficam algumas sugestões para os menos informados sobre as diversas faculdades de arquitectura: A lista que se segue não tem qualquer tipo de ordem - simplesmente aleatório - não interpretem que as últimas são as piores... Abraços e boa sorte para os que se vão candidatar ao ensino superior. Mais informações em http://www.acessoensinosuperior.ptARQUITECTURA: Ensino Publico:Faculdade de Arquitectura de Lisboa - FAUTL Faculdade de Arquitectura do Porto - FAUPInstituto Superior do Trabalho e da Empresa - Arquitectura - ISCTEInstituto Superior Técnico - Arquitectura - IST (*)Universidade de Évora - ArquitecturaUniversidade do Minho - Arquitectura (*)Faculdade de Ciencias e Tecnologias da Universidade de Coimbra - ArquitecturaUniversidade da Beira Interior - Arquitectura Ensino Privado:Universidade Lusiada - (Lisboa) - Arquitectura (*)Universidade Lusiada - (Porto) - Arquitectura (*)Universidade Lusiada - ( V.N.Famalicão) - Arquitectura (*)Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Arquitectura) (*)Universidade Lusófona do Porto (Arquitectura) (*)Universidade Independente (*)Universidade Moderna - (Lisboa) - Arquitectura Universidade Moderna - (Setubal) - Arquitectura (*)Escola Universitária Vasco da GamaUniversidade Autónoma - Lisboa (*)Universidade Fernando Pessoa - Arquitectura e UrbanismoInstituto Superior Manuel Teixeira Gomes - Arquitectura - ISMAT - (Portimão) (*)Escola Superior Artística do Porto - Arquitectura - ESAPEscola Tecnologias Artísticas de Coimbra - Arquitectura - ETACEscola Superior Gallaecia - Arquitectura e Urbanismo- (Vila Nova de Cerveira)Universidade Católica - Viseu - Arquitectura (*) (*) - = Curso organizado de acordo com o Processo de Bolonha (De acordo com o site AcessoEnsinoSuperior.pt)ARQUITECTURA - (PREPARATÓRIOS)Universidade dos Açores - Ponta DelgadaARQUITECTURA DE DESIGNUniversidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Arquitectura - Arqª de DesignARQUITECTURA DE DESIGN DE MODAUniversidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Arquitectura - Arqª de Design de ModaARQUITECTURA DA GESTÃO URBANISTICAUniversidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Arquitectura - Arqª da Gestão UrbanísticaARQUITECTURA DE INTERIORESUniversidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Arquitectura - Arqª de InterioresARQUITECTURA PAISAGISTA: Ensino Publico:Universidade de Trás-os-Montes - Arquitectura Paisagista (*)Universidade de Évora - Arquitectura Paisagista (*)Instituto Superior de Agronomia - UTL - Arquitectura Paisagista (*)Universidade do Algarve - Arquitectura Paisagista (*)Universidade do Porto - Faculdade de Ciências - Arquitectura Paisagista (*) Ensino Privado:Escola Universitária Vasco da Gama - Arquitectura PaisagistaEscola Superior Gallaecia - Ecologia e Paisagismo - (Vila Nova de Cerveira) (*) - Universidades portuguesas com licenciaturas em Arquitectura Paisagista reconhecidas simultaneamente pela APAP e pela EFLA (European Federation of Landscape Architects)ARQUITECTURA DO PLANEAMENTO URBANO E TERRITORIALUniversidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Arquitectura - Arqª do Planeamento Urbano e TerritorialURBANISMOUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Urbanismo
LKhan Posted August 17, 2007 Report Posted August 17, 2007 Nota: há duas Universidades Lusófonas: a Universidade Lusófona do Porto e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa). Ambas têm cursos de Arquitectura organizados segundo Bolonha (3+2)
3CPO Posted August 21, 2007 Author Report Posted August 21, 2007 Informação actualizada. Obrigado LKhan!
AndreBandola Posted May 29, 2009 Report Posted May 29, 2009 Olá! Chamo-me André, tenho 15 anos e frequento o curso de Artes Visuais no Cartaxo (10º ano). Sempre quis ser arquitecto mas não tenho informação sobre o curso e o que devo saber para concretizar este sonho. se alguém gentilmente, me pudesse dar uma ajudinha através de médias e disciplinas mais importantes, gostaria Atenciosamente André Sousa Bandola
gozilla Posted October 17, 2009 Report Posted October 17, 2009 André Bandola não tens percorrido o resto do forum? As questões que colocaste são assuntos já aqui debatidos, de qualquer modo para não teres ke procurar vou dar.te a minha opinião. O que deves saber para concretizares esse sonho é que arquitectura é um curso puxado, e quando digo puxado, dou.te o exemplo que estou no primeiro ano com 4 semanas de aulas, e raro foi o dia em que não fiz directa, não só pelo trabalho, mas também pk a borga é muitaaa no inicio. Os professores são muitoo muitooo fixes como pessoas, mas como professores não explicam nada, ou pesquisas por ti e te aplicas ou esquece, perdes logo o fio á meada no inicio. Eu não estou a dizer isto como forma de te assustar. EU tou a adorar, mas a adorar com todas as minhas forças, tive a sorte de ter pessoal de curso espetacular, quer os do meu ano quer os de anos acima, e todos acabamo.nos por completar, é essencial acima de tudo que te dês bem com toda a gente, porque hoje emprestas o caderno de uma cadeira, amanha arranjam.te uma plante que quase choras á procura dela. É um curso que existe muito de nós. Os ateliers na minha escola estao abertos 24 horas por dia e tem lá gente sempre. Quanto a médias não te preocupes em ter 20, pa entrares na melhor escola de arquitectura do pais, pois isso sim não passa de um sonho, não existe a melhor escola, não existem os melhores professores, não existem matérias faceis em arquitectura. Tudo depende de ti e do teu esforço, entres onde entrares. Existem sim boas médias e sortes, mas isso depende do teu desempenho ao longo do curso. Espero ter ajudado e qualquer coisa é só dizeres, tá á vontade.
Arq.to Posted October 17, 2009 Report Posted October 17, 2009 Agradeço ao godzilla por responder ao André, para ele aqui ficam alguns links de leitura:http://www.arquitectura.pt/forum/f101/vale-a-pena-seguir-arquitectura-12567.htmlhttp://www.arquitectura.pt/forum/d-vidas-ensino-acesso.htmlhttp://www.arquitectura.pt/forum/f101/curso-de-arquitectura-13552.htmlhttp://www.arquitectura.pt/forum/f101/preocupa-es-duvidas-13645.htmlhttp://www.arquitectura.pt/forum/f101/entrada-a-universidade-arquitectura-12318.html Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Recommended Posts