Jump to content
Arquitectura.pt


A Cidade


Marpetec

Recommended Posts

A Cidade é o lugar natural de modificações e de inovação, mas guarda em si as mais ricas memórias, as heranças do passado, que asseguram a identificação das pessoas com o espaço cultural onde vivem.

A cidade acontece a partir da conjugação de diferentes intenções conceptuais, do tempo, da história, da forma urbana, da arquitectura e dos homens que nela habitam. Ao longo da sua existência, a Cidade vai-se alterando, no seu espaço físico e relacional, sem contudo perder inúmeros sinais de continuidade com o passado.

A Cidade está, de facto, em constante crescimento. Ao mesmo tempo que se concluem as estruturas urbanas planeadas no passado, apontam-se novos rumos para aquilo que deve ser a Cidade, no futuro. É um processo

"apoiado", onde dificilmente se traçam fronteiras e onde a realidade urbana de cada local, ou seja as preexistências, deve ser a primeira causa a ter em consideração.

Por outro lado, o espaço público deve ser sempre entendido como um elemento fundamental de vivência, vocacionado para a vida urbana, e não como um espaço residual. Nesse espaço público, o Homem, com o seu modo de viver, deve encontrar ambientes estruturados à sua escala e de acordo com a sua cultura, que tem de ser preservada.
Mas também outras realidades já testadas e existentes em outros locais, ou mesmo modelos teóricos de reconhecido valor, são bases importantes de apoio na abordagem das novas estruturas urbanas *falamos, por exemplo, de algumas das regras compositivas tradicionais e orientadoras da concepção arquitectónica: A Ordem, a Proporção, a Hierarquia e a Geometrização.
Todas estas múltiplas entradas fazem parte de um processo, por vezes longo, onde a aferição de todas as componentes se mostra fundamental para que a legitimidade das soluções vá de encontro às características e necessidades dos espaços, ou territórios, em que pretendemos intervir.



Vamos reflectir, procurando meditar sobre um território da cidade do Porto (Antas – Corujeira – Contumil) que, nos últimos anos, e a pretexto Euro 2004, sofreu intervenções na sua envolvente. Apesar disso, ou talvez por isso, este território continua descontínuo, com espaços desocupados e com alguns elementos construídos que o tem tomou obsoletos. A cidade evolui, cresce, por vezes encontra vazios como fronteira. Resolver no conteúdo urbano esses lugares, que se tomaram muitas vezes híbridos, é um exercício fundamental. Propósitos, onde princípios integração urbana e arquitectónica devem ser resolvidos tendo em consideração estratégias que, claramente melhorem a imagem da cidade e resolvam questões funcionais que a vida contemporânea toma pertinentes.

Tendo em consideração tais objectivos, pretendo lançar a discussão acerca do que o Arquitecto pode fazer para melhorar uma série de acções mal pensadas que têm vindo a acontecer na Cidade do Porto, nomeadamente neste local, em que esta descontinuidade é acentuada pela inclusão da VCI, tendo em conta que a Corujeira que dantes era periferia, e que devido a expansão da cidade passa a ser centro. Também nos podemos interrogar se o mercado abastecedor faz ou não sentido naquele local?



Questiono também, quando se projecta uma cidade que valores temos que ter em conta para melhorar a sua vivência?







Link to comment
Share on other sites

A meu ver a arquitectura tem de ser acima de tudo humana e não cair no erro de arquitectura por formas e mediatismo de linhas e explosão visual....td bem se calhar dps de pensares humanamente até pode ter esse caracter de shok visual, mas a meu ver isso será uma consequencia de todo o teu pensamento..... As cidades servem para ser vividas e habitadas, não para encaixotar pessoas em silos habitaveis, e arruma-las organizadamente na mesma como se fossem uma especie nova de carros!!! É na cidade que o individuo forma os seus valores, pq é um espaço á macro escala que tem de ser vivido, sentido e explorado a todos os niveis... O teu tema bastaria ter esta pergunta final....

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.