Sérgio Barbosa Posted November 1, 2006 Report Posted November 1, 2006 Eis algumas fotos do conhecidíssimo Nemo do arquitecto Renzo Piano em Amsterdão Quote
asimplemind Posted November 1, 2006 Report Posted November 1, 2006 bem.................... Estive neste edificio 2 vezes e acho absolutamente aberrante a forma como este arquitecto foi buscar a tematica do porto para criar um edifico com uma imagem tão literal e tão pós-modernista para um edificio que poderia ser muito mais do que a mera imagem a que se agarra... Ha também a questão da escala, pois tratando de uma alegoria a um barco encalhado, este edificio mais parece um porta-avioes no meio do porto em amsterdam, com os edificios de habitaçao e escritorios ao lado. Na minha opinião é realmente um caso de como não se deve fazer a arquitectura. É uma atitude demasiado pós-modernista e que em nada contribui para melhorar a zona Quote
lllARKlll Posted November 1, 2006 Report Posted November 1, 2006 Metaforicamente, o edifício tem umas relações bem conseguidas ("nemo"), desde a forma à localização, mas fica por ai e não mostra mais. Quote
Sérgio Barbosa Posted November 1, 2006 Author Report Posted November 1, 2006 Concordo que a escala possa ser um pouco ousada, mas a realidade é que praticamente não se tem essa percepção, do interior de amsterdão, e logo ao lado aparecem edifícios bem mais brutais em termos de escala. É preciso perceber também a a este ediífcio representa uma das principais entradas para a cidade e a nivel de implantação urbana percebe-se isso claramente e está muito bem conseguida a meu ver. Tem uma grande mais valia que é a enorme praça inclinada na sua cobertura, donde se consegue ver toda a cidade. Parece um anfiteatro gigante, das vezes em que lá estive verifiquei que se tratava de um espaço vivo onde a presença humana se fazia sentir... creio que o objectivo foi conseguido por parte do arquitecto. Quote
asimplemind Posted November 1, 2006 Report Posted November 1, 2006 sim mas para que serve a alegoria literal da forma? é um capricho sem sentido... Quote
Sérgio Barbosa Posted November 1, 2006 Author Report Posted November 1, 2006 Penso que a alegoria da forma terá mais a haver com o aspecto quase escultórico, como um monumento que a obra pretende ser, mais que um mero edificio com uma determinada função utilitária e um determinado pograma a cumprir. Se está mais ou menos caprichoso não sei... creio que isso terá a haver com o observador, mas continuo a ver esta obra como um modelo... Quote
kwhyl Posted November 6, 2006 Report Posted November 6, 2006 será que amesterdão precisa de uma imagem de um barco encalhado com a proa (ou poupa, nunca sei) no seu porto? será que a arquitectura precisa de recriar algo, que não seja arquitectura por si?portas, janelas, paredes, coberturas, chao..? será que a arquitectura das paredes e das aberturas já não é um "objecto" reconhecido o suficiente que agora temos de copiar outros elementos que não parecem arquitectura, meter-lhes portas, janelas, isolar do frio e da chuva e vivermos debaixo disso? acho que uma casa já tem uma forma própria, reconhecivel acho que um museu " " " " " " o que é que vem a seguir fazer casas que pareçam árvores e nuvens? (ai já há a casa nuvem ou museu nuvem...) Quote
Sérgio Barbosa Posted November 6, 2006 Author Report Posted November 6, 2006 Será que um aeroporto terá ou poderá ter a forma de um avião? Haverá necessidade disso? Ou terá de ser entendido apenas como um capricho? A meu ver a arquitectura também poderá ser isso, é um ponto de partida como outro qualquer, com as suas vantagens, desvantagens e vicissitudes, foi apenas o entendimento que o arquitecto fez daquele lugar, Se calhar até não necessitaria Amsterdão dessa imagem, mas compreendo-a, e essa ideia do barco encalhado serviu na perfeição para o que o arquitecto pretendia,uma zona privada, o casco que deu lugar ao museu, e uma parte exterior, que origina a praça... penso que é um raciocinio coerente. Quote
TiCo Posted November 7, 2006 Report Posted November 7, 2006 Sérgio Barbosa ja estive assim numa corridinha nesta 'coisa' [não cheguei a entrar] e achei.a simplesmente fantastica, alias como qualquer obra do Renzo Piano! Quem tiver duvidas que consulte o site do proprio! Aquilo que achei mais emblematico é a relação que ele mantem com o exterior, a tal situação da praça que tu falas e bem, e depois a relação com o tunel/estrada que é bastante engraçada por vezes assustadora, lembra-me a mesma relação do 'Periferico' com o 'Estadio dos Principes' ou do Arche la Défense. Quote
Sérgio Barbosa Posted November 7, 2006 Author Report Posted November 7, 2006 Isso de que falas é a questão da porta para a cidade que frisei antes... é um tunel com os papeis invertidos... em cima da ponte passam os barcos e em baixo os carros... é uma imagem pouco vulgar para nós que temos o carro como meio predilecto de locomoção, lá a realidade é outra... De uma vez por todas o que eu acho mais interessante nesta obra é mesmo esta capacidade de dotar a cidade de uma nova centralidade, de uma porta para a cidade, e de uma imensa praça para a cidade, a forma pode ser ou não discutivel, os pormenores, os materiais, isso tudo, mas o que realmente interessa está lá, assim como o remate urbano feito, que está muito bem conseguido. Quote
Cinaminaminamina Posted November 7, 2006 Report Posted November 7, 2006 1º Mas qual é a matriz funcional subjacente a este edificio ? um Porto ? Realemente nunca o estudei, talvez umas plantas e uns cortes ajudariam...a essa compreenssão... Apenas dá para concluir que se tornou um objecto cegamente seduzido pelo ideal que o suportou: "Nemo". Quote
Recommended Posts