Jump to content

Recommended Posts

Posted

bem.................... Estive neste edificio 2 vezes e acho absolutamente aberrante a forma como este arquitecto foi buscar a tematica do porto para criar um edifico com uma imagem tão literal e tão pós-modernista para um edificio que poderia ser muito mais do que a mera imagem a que se agarra... Ha também a questão da escala, pois tratando de uma alegoria a um barco encalhado, este edificio mais parece um porta-avioes no meio do porto em amsterdam, com os edificios de habitaçao e escritorios ao lado. Na minha opinião é realmente um caso de como não se deve fazer a arquitectura. É uma atitude demasiado pós-modernista e que em nada contribui para melhorar a zona

Posted

Concordo que a escala possa ser um pouco ousada, mas a realidade é que praticamente não se tem essa percepção, do interior de amsterdão, e logo ao lado aparecem edifícios bem mais brutais em termos de escala. É preciso perceber também a a este ediífcio representa uma das principais entradas para a cidade e a nivel de implantação urbana percebe-se isso claramente e está muito bem conseguida a meu ver. Tem uma grande mais valia que é a enorme praça inclinada na sua cobertura, donde se consegue ver toda a cidade. Parece um anfiteatro gigante, das vezes em que lá estive verifiquei que se tratava de um espaço vivo onde a presença humana se fazia sentir... creio que o objectivo foi conseguido por parte do arquitecto.

Posted

Penso que a alegoria da forma terá mais a haver com o aspecto quase escultórico, como um monumento que a obra pretende ser, mais que um mero edificio com uma determinada função utilitária e um determinado pograma a cumprir. Se está mais ou menos caprichoso não sei... creio que isso terá a haver com o observador, mas continuo a ver esta obra como um modelo...

Posted

será que amesterdão precisa de uma imagem de um barco encalhado com a proa (ou poupa, nunca sei) no seu porto? será que a arquitectura precisa de recriar algo, que não seja arquitectura por si?portas, janelas, paredes, coberturas, chao..? será que a arquitectura das paredes e das aberturas já não é um "objecto" reconhecido o suficiente que agora temos de copiar outros elementos que não parecem arquitectura, meter-lhes portas, janelas, isolar do frio e da chuva e vivermos debaixo disso? acho que uma casa já tem uma forma própria, reconhecivel acho que um museu " " " " " " o que é que vem a seguir fazer casas que pareçam árvores e nuvens? (ai já há a casa nuvem ou museu nuvem...)

Posted

Será que um aeroporto terá ou poderá ter a forma de um avião? Haverá necessidade disso? Ou terá de ser entendido apenas como um capricho? A meu ver a arquitectura também poderá ser isso, é um ponto de partida como outro qualquer, com as suas vantagens, desvantagens e vicissitudes, foi apenas o entendimento que o arquitecto fez daquele lugar, Se calhar até não necessitaria Amsterdão dessa imagem, mas compreendo-a, e essa ideia do barco encalhado serviu na perfeição para o que o arquitecto pretendia,uma zona privada, o casco que deu lugar ao museu, e uma parte exterior, que origina a praça... penso que é um raciocinio coerente.

Posted
Sérgio Barbosa ja estive assim numa corridinha nesta 'coisa' [não cheguei a entrar] e achei.a simplesmente fantastica, alias como qualquer obra do Renzo Piano! Quem tiver duvidas que consulte o site do proprio!
Aquilo que achei mais emblematico é a relação que ele mantem com o exterior, a tal situação da praça que tu falas e bem, e depois a relação com o tunel/estrada que é bastante engraçada por vezes assustadora, lembra-me a mesma relação do 'Periferico' com o 'Estadio dos Principes' ou do Arche la Défense.
Posted

Isso de que falas é a questão da porta para a cidade que frisei antes... é um tunel com os papeis invertidos... em cima da ponte passam os barcos e em baixo os carros... é uma imagem pouco vulgar para nós que temos o carro como meio predilecto de locomoção, lá a realidade é outra... De uma vez por todas o que eu acho mais interessante nesta obra é mesmo esta capacidade de dotar a cidade de uma nova centralidade, de uma porta para a cidade, e de uma imensa praça para a cidade, a forma pode ser ou não discutivel, os pormenores, os materiais, isso tudo, mas o que realmente interessa está lá, assim como o remate urbano feito, que está muito bem conseguido.

Posted

1º Mas qual é a matriz funcional subjacente a este edificio ? um Porto ?
Realemente nunca o estudei, talvez umas plantas e uns cortes ajudariam...a essa compreenssão...

Apenas dá para concluir que se tornou um objecto cegamente seduzido pelo ideal que o suportou: "Nemo".