Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ola, Vou desenvolver um pequeno trabalho de pesquisa teórica sobre a Reconversão do Convento de Santa Maria do Bouro em Pousada (Arnares, Braga, 1989-1997, Eduardo Souto Moura) e gostava de saber se alguém já lá esteve e se têm algumas fotos que possam ceder. Aguardo alguma documentação... Abraços e obrigado

Posted

Eh pa, fantástico, muito obrigado.
Aproveito para citar a fonte:

2G n. 5 - Eduardo Souto de Moura
Jacques Lucan, Eduard Bru, Xavier Güell e Eduardo Souto de Moura (textos)
Editorial Gustavo Gili, Barcelona. English/español
23 x 30 cm - 144 p - Ilustrada, cor
ISSN 1136•9647

Alguem que já lá tenha ido e tirado fotografias próprias?
Abraços
Posted
isso.. peço desculpa por não ter citado a fonte..

eu já tive uma aula de construção sobre essa obra, inclusive penso ter ficado com mais elementos sobre a mesma (fotográficos da fase de reconstrução).. mas andei ontem precisamente á procura.. e não os encontro.

Assim que poder disponibilizo ...

saudações...:)
  • 2 months later...
Posted

eu por acaso também tive a tal aula de construção sobre sta maria do bouro. Realmente fez-me pensar as coisas de uma forma que não tinha pensado ainda. Vale a pena fazer um estudo sobre esta obra e todas as suas problemáticas

Posted

Sim, o asimplemind, tem razão, eu por acaso tive a oportunidade de assistir a uma conferência do Souto sobre esta obra, que diga-se, foi uma das que ele mais foi criticado e aí sim deu para perceber melhor as problemáticas inerentes a uma obra deste calibre.

Posted

eu vi uma apresentação que uns colegas fizeram sobre este projecto, e o aspecto que mais me surpreendeu foi a opção de manter a cobertura verde, em vez de a (re)construir em duas águas, como seria mais lógico. talvez por isso tenha sido das obras em que mais o criticaram, não?

Posted

Creio que teve mais a haver com a questão de ser uma obra de interesse patrimonial, em que teve de haver opções a tomar tipo: o que vou deixar como está? Onde vou intervir? O que vou apenas recuperar? O que vou requalificar? De que forma vou introduzir o "novo" no "antigo". Claro que estas questões estão sempre presentes em trabalhos deste tipo, e são muito facilmente criticáveis. Mas eu acho que está ali um modelo de como intervir num edificio histórico.

• 4 weeks later...
  • 1 year later...
Posted

Olá, este ano estou eu a fazer um trabalho sobre esta pousada. Se fosse possível me disponibilizarem essa informação... Fotografias, etc... E já agora, alguem me sabe explicar como funciona essa cobertura verde? obrigada