Marius Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 olá a todos...pessoal tenhoa aqui uma dúvida e não sei como resolver!!!quem estiver á vontade com o autocad pode-m responder.alguém sabe como é k consigo juntar várias camadas, ou seja, vários ficheiros em cad da mesma planta num só?é k tenho plantas divididas em vários ficheiros:uma corresponde ao edificado, outra ás cotas, outra ás curvas de nivel...enfim...sei k existe um comando que tem a ver com coordenadas, pelo menos foi o que ouvi dizer!!!s alguém souber, agradeço esta explicação.obrigado....abraços Quote
TiCo Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 Chegas a um ficheiro copias o que queres! Depois vais ao ficheiro onde queres juntar tudo e fazes paste! Ou então o que tu queres é trabalhar com o Xref? Quote
Dreamer Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 Queres sobrepor tudo num mesmo desenho? Porque se for isso fazes "copy" (não copy with base point) e depois fazes "paste to original coordinates"... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
pinTas Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 yap! "copy" e depois "paste to original coordinates"! :) Quote
Marius Posted September 27, 2006 Author Report Posted September 27, 2006 Obrigadão pessoal...é mesmo isso!!!não pensei que fosse tão simples...obrigado a todos Quote
mrc64 Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 olá a todos...pessoal tenhoa aqui uma dúvida e não sei como resolver!!!quem estiver á vontade com o autocad pode-m responder.alguém sabe como é k consigo juntar várias camadas, ou seja, vários ficheiros em cad da mesma planta num só?é k tenho plantas divididas em vários ficheiros:uma corresponde ao edificado, outra ás cotas, outra ás curvas de nivel...enfim...sei k existe um comando que tem a ver com coordenadas, pelo menos foi o que ouvi dizer!!!s alguém souber, agradeço esta explicação.obrigado....abraços Devia ser crime fazer uma pergunta dessas!! :icon_pistoles: com um pouco de imaginação chegas lá! Quote
Marius Posted September 27, 2006 Author Report Posted September 27, 2006 eu pensei que este forúm fosse não só mas tb pra esclarecermos duvidas....qual é problema de tirar esta dúvida?????se até agora n consegui é porque n sabia, n é falta de imaginação....mrc64, tens algum problema com ixo?já nasceste ensinado,n?o mal é as pessoas n tirarem as dúvidas....o k fazs por aki???s já sabs tudo...lololol Quote
mrc64 Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 ....mrc64, tens algum problema com ixo?já nasceste ensinado,n? por acaso já!. Pergunta ao prof de Cad e ao TiCo! LOOOOOL só se fazia porcaria naquelas aulas!! Ps: a resposta ja foi dada!! até te fazia um desenho mas a opçao de desenho ainda n existe.... :( Quote
TiCo Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 LOL Gandes aulas! E a dar notas! upa upa! 'Ora bem, tu não precisas de fazer exame, que nota queres?' ehehehe, não é para todos, foi o meu exame mais rapido e com a melhor nota que tirei :( Quote
WoodWard Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 por acaso já!. Pergunta ao prof de Cad e ao TiCo! LOOOOOL só se fazia porcaria naquelas aulas!! Ps: a resposta ja foi dada!! até te fazia um desenho mas a opçao de desenho ainda n existe.... mrc64 ainda bem que ja nascente ensinado , então não sei o que andas a fazer na faculdade , afinal tu deves ser mais inteligente que os profs doutores de lá enfim.....:clap: Quote
TiCo Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 WoodWard que os de CAD eramos nem exame fizemos, escolhemos a nota que quisemos! Quem sabe sabe :p Quote
Pedro Barradas Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 WoodWard que os de CAD eramos nem exame fizemos, escolhemos a nota que quisemos! Quem sabe sabe ... e quem não sabe não deve dar aulas... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
TiCo Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 Dar aulas até sabiam! Agora perceber de CAD ou alguma coisa decente de 3D é que já duvido! Mas chegava bem para o n00b people já dava para baralhar os neuronios ao pessoal quando chegava a parte 3D ehehe :( Quote
mrc64 Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 então não sei o que andas a fazer na faculdade e vão 2! Ps: deviam ter aulas com o Arq Reis Cabrita! aí sim! já sabiam o que era dormir numa aula! grande "doutor":P Quote
TiCo Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 LOL E depois havia o assistente que fazia o 2 em 1! Dormir e babar-se ao mesmo tempo Mas era porreiro, uma pessoa ia a 3 aulas por ano! á apresentação e depois ás 2 frequencias E ele ainda nos questionava porque as pessoas so iam á frequencia LOOL Quote
mrc64 Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 LOL E depois havia o assistente que fazia o 2 em 1! Dormir e babar-se ao mesmo tempo Providência power! Quote
minie Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 Boas TiCo podes-me explicar em consiste o Xref? Quote
Márcio Ferreira Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 olá minie! o xref baseia-se na ultilização de 1 ficheiro dwg como referencia no teu ficheiro q tás a trabalhar... se fores ao menu do teu autocad vais ao insert -» dwg reference ou reference, depende da versão q usas.. e inseres no teu desenho outro desenho como referencia, isso é bom pq não carregas muito o teu desenho e podes trabalhar a vontade sem alterares directamento o outro desenho (referencia). eu costumo trabalhar assim nos projectos eléctricos... não sei se me expliquei bem, mas experimentas no autocad... Quote
minie Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 Oi Márcio! Percebi a ideia, mas então se me derem um trabalho nesse formato eu não o vou conseguir alterar, não é verdade? Serve apenas, como referiste, de projecto de referência para fazer outras coisas... Quote
TiCo Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 nope! tu para usares o xref tens d ter o ficheiro original senao o autoCAD não sabe onde foste buscar as referencias. o xref é uma espécie de 'live block' onde tu alteras no ficheiro original e depois faz update a todos os outros onde uses o xref para o ficheiro original.Links:http://www.bross.com.br/xref.htmhttp://www.dummies.com/WileyCDA/DummiesArticle/id-3119.htmlhttp://www.markcad.com/autocad/tutorials/xref_buildings.htm Quote
minie Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 Ok então não deve ter nada a ver com o Xref. É k tenho um trabalho em autocad que não o consigo alterar.... Quote
TiCo Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 Nope! Senao não aparecia o xref por não teres o ficheiro original! Ja tentaste 'explodir' o desenho todo? Quote
Márcio Ferreira Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 não. podes alterar na mesma, a intenção é mesmo essa... por exemplo eu pra fazer um projecto de iluminação abro o autocad normalmente, dps insiro o ficheiro com a arquitectura, assim posso trabalhar no meu desenho a vontade sem me preocupar com a arquitectura... mas posso alterar a arquitectura na mesma através do layer´s ou clicando 2x no xref vai-te abrir o reference edit e podes alterar o ficheiro do xref. não sei q autocad utilizas mas podes ver no help mais informação ou nos sites q o tico te indicou... Quote
Márcio Ferreira Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 já viste se o layer´s tão bloqueados? Quote
TiCo Posted September 29, 2006 Report Posted September 29, 2006 Márcio Ferreira pois, tens sempre de alterar no original, nunca dá no xref, certo? so usei o xref no max no CAD nunca precisei :\ Quote
Recommended Posts