arq.s Posted April 8, 2010 Report Posted April 8, 2010 Caros colegas, Numa obra em que eu elaborei o Projecto de Arquitectura e a qual acompanho a obra, o director técnico da mesma (eng.º), referiu-me (agora meio da obra) que o perito da térmica deveria acompanhar o decorrer da mesma. Ele diz que as obras devem ter um perito da térmica a acompanhar. Eu francamente nunca ouvi isto!! O que sei, dos anos de tenho de profissão é que o Director Tecnico e o Coordenador de Segurança, esses sim devem acompanhar a obra.......agora o perito? Gostava que me esclarecessem quanto a esta minha duvida. Obrigado Quote
Pedro Barradas Posted April 8, 2010 Report Posted April 8, 2010 O problema tem a haver com os requisitos que o Perito RCCTE quer para emitir o CE da obra finalizada... Alguns não necessitam de ir ao local, bastando para isso, além das declarações de conformidade por parte dos DTO e DF, também o registo abundante quer em fotos quer em video (mesmo q seja do telm) das partes com interesse para a conformidade com o projecto RCCTE. Temos depois também a questão da eventual alteração de algumas coisas em obra.. que deverão ser alvo de revisão do Projecto RCCTE... podendo até haver não obter a classificaçõ mínima B-. Outros há que querem acompanhar a obra... e só assim emitem o CE. este aspecto, é geralmente omitido nas propostas de honorários dos Projectos... podendo o facto inflaccionar ou NÃO o valor inicial em mais de 150%. Informem-se!!! No entanto, nada obriga que seja o perito do projecto que emita o CE da obra. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
sergipires Posted May 26, 2010 Report Posted May 26, 2010 Concordo com o Pedro. No entanto, de acordo com a alinea f), n.º 2, art 12 da lei 31/2009, todos os técnicos autores de projectos têm de prestar assistencia técnica á obra. Quote
Pedro Barradas Posted May 27, 2010 Report Posted May 27, 2010 Certo, mas assistência técnica, não é fiscalização da obra. A Assistência técnica tem a haver com erros, omissões e dúvidas de interpretação dos projectos. e não obriga a ir à obra... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Recommended Posts