Pedro Barradas Posted February 25, 2010 Report Share Posted February 25, 2010 Está em vigor desde Dezembro de 2009, a Norma que estabelece os requisitos de resistência e dimensionamento de guarda-corpos em edificios. Link para extrato da Norma:http://www.horizontal-lda.com/publico/00%20Extrato_Norma_NP4491-2009.pdf Para aquisição da Norma completa:http://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid=0&pagid=1250&TPA=C&ncert=105462 PS: Muita atenção aos colegas.. utilizar estes requisitos na concepção das guardas, para mais tarde não virem a ter problemas com a Justiça ( lembram-se das histórias das crianças que se empoleiraram nas guardas dos prédios , cairam e morreram...) Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Arkial Posted March 19, 2010 Report Share Posted March 19, 2010 Boa informação :p Link to comment Share on other sites More sharing options...
freelander Posted March 19, 2010 Report Share Posted March 19, 2010 obrigado pela partilha Link to comment Share on other sites More sharing options...
duscher Posted May 20, 2010 Report Share Posted May 20, 2010 Alguem me sabe dizer que legislação ou norma regulava os guarda corpos antes de 2005? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted May 20, 2010 Author Report Share Posted May 20, 2010 Não havia... excepto os requisitos das acessibilidades, de 1997 e o regulados pela legislação de segurança contra incêndios em vigor na altura... Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
PPal Posted October 21, 2011 Report Share Posted October 21, 2011 Boas! Pedro, esta norma também é aplicável aos parapeitos das janelas? Obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Neto Posted April 21, 2014 Report Share Posted April 21, 2014 Boa tarde. Gostava de saber existe alguma norma que defina a altura a partir da qual é obrigatório colocar guardas corpos em janelas em que a parte inferior da mesma é de nível com o piso interior desnivelada em relação com o exterior por exemplo 15cm ou 30cm. Outra situação em que tenho dúvida é no caso de existir um desnível de pavimento no interior de um edifício desportivo de por exemplo uns 30cm? Sei que o regulamento de acessibilidades no caso das rampas define que a partir de determinada altura é obrigatório corrimão ou proteções a ambos lados ou só de um lado mas nas situações que refiro encima não tenho conhecimento de algo que defina a altura a partir da qual se deve colocar guardas. Obrigado. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now