arqueon Posted September 4, 2009 Report Posted September 4, 2009 Estava eu nas minhas ricas e curtas férias em Agosto, quando folheava o DN da Madeira ( local das férias ), e reparei no título um pouco caricato: Cada macaco no seu galho, um pouco rebuscado eu sei mas, deixou de o ser quando começei a ler o referido artigo. " A partir do dia 1 de Novembro, a arquitectura só poderá a ser exercida por arquitectos. Os projectos de engenharia só poderão ser assinados por engenheiros e engenheiros técnicos e os projectos de paisagismo por arquitectos paisagistas." O diploma que vem separar as águas entre profissões foi publicado no Diário da República a 3 de Julho último. A nova Lei n.º 31/2009 vem assim revogar o então famigerado Decreto 73/73..É uma lufada de ar fresco ao fim de 36 anos abrindo mais o mercado para os arquitectos...mas e os protocolos das qualificações específicas relativamente à elaboração de projectos, direcção de obra e fiscalização de obra?... sem falar no período de transição de 5 anos... Até a Associação Nacional dos Agentes Técnicos de Engenharia e Arquitectura estão a pensar numa petição para revogar esta lei... Que acham ?? Isto é que vai aqui uma açorda..;) Quote
gibag Posted September 4, 2009 Report Posted September 4, 2009 Isto mostra uma coisa: Os arquitectos, enquanto classe profissional, têm pouca poder, pouca influência e pouco "jeito" para se movimentar. Quote
Lichado Posted September 4, 2009 Report Posted September 4, 2009 Algumas notas por Meneres Pimentel:http://www.arquitectos.pt/documentos/1250511417C4gSZ8oc4Xr91DC6.pdf Quote
kris_me_ Posted September 4, 2009 Report Posted September 4, 2009 ja estava na altura.. mas duvido que passados esses 5anos de transiçao, nao continuem a haver projectos feitos por engenheiros manhosos e assinados por arquitectos que para sobriverem monetariamente assinam sem prestar grande atençao..:\ Quote
Recommended Posts