Jump to content
Arquitectura.pt


Curso de Arquitectura na Madeira, porque não?


Roberto Rodrigues

Recommended Posts

Lamentavelme na Madeira, não temos um curso de Arquitectura. Muitos de nós temos de deslocarmo-nos ao Continente para fazer o curso. Porque? Não seria sempre melhor ter o Curso na Madeira? Na Universidade da Madeira existe o Departamento Arte e Design, porque racionalizando meios (humanos e materiais), não criarem um curso de arquitectura, que funcione pelo menos numa face inicial como nos Açores!. Com este tópico, gostaria de que se abrá um debate, que possa de alguma forma servir para analisar a pertinência desta questão ou não. Vamos a isso!

Link to comment
Share on other sites

Dispõem de algumas facilidades para vir para o continente estudar na medida em que existe um contingente Madeira com X vagas disponiveis para cada curso que só são preenchidas caso não existam alunos madeirenses a concorrer para as mesmas.

De certa forma poderemos pensar que é injusto para quem não dispõe de unviersidade na sua região. Tome-se por exemplo o Algarve...uma pessoa que more no algarve e queira estudar arquitectura tem que se deslocar imenso para o fazer.... será que se deveria criar um contingente?

Nunca percebi bem o funcionamento e a razão de ser dos contingentes das ilhas, imigrantes, palop ou deficientes... concerteza estarei a ser bastante injusto...

Os Açores já dispõe de universidade com curso de Arquitectura e ainda assim tem vagas especificas para os alunos açoreanos... desta forma acontece uns entrarem com 18 e outros com 12...

Se tentarmos concorrer a faculdades açoreanas ou madeirenses é um sarilho porque os de lá têm preferência regional...

:p Abraços

Com o número de universidades de arquitectura que existe, torna-se um pouco infundado criar ainda mais algumas nas ilhas..

Link to comment
Share on other sites

De certa forma poderemos pensar que é injusto para quem não dispõe de unviersidade na sua região. Tome-se por exemplo o Algarve...uma pessoa que more no algarve e queira estudar arquitectura tem que se deslocar imenso para o fazer.... será que se deveria criar um contingente?


No algarve existe o curso de Arquitectura

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Em primeiro lugar já não existem neste momento os ditos contingentes para arquitectura. Em segundo lugar e ao contrario do que se possa pensar é muito mais dificil fazer arquitectura no Continente por parte de madeirenses e açoreanos porque ao contrario dum algarvio (exemplo utilizado), nos temos de apanhar um avião, que custa no minimo 220€ ida e volta. Em terceiro lugar, temos também familia, amigos, trabalhos...e como é?...largamos tudo sem mais nem menos?!. Por outro lado acho que esquecem que de norte a sul do País existem sim, muitos cursos de arquitectura, inclusive nos Açores...mas na Madeira não. Numa altura em que a revogação do 73/73 será uma realidade, julgo que a falsa questão do desemprego entre arquitectos acabará, pois ATAE's e Engenheiros deixarão de assinar projectos....abrindo-se mais perspectivas para os Arquitectos. E mais, nos portugueses temos se calhar um defeito, só olhamos para o nosso "umbigo", quando devemos olhar com uma perspectiva mais abrangente: mais Europeia, isto é formamo-nos não só para trabalhar, no Algarve, Lisboa, Porto, Braga, Açores ou Madeira....em fim em Portugal....Temos é de nos formar para trabalhar num mercado mais basto: Europa. Veja-se o Exemplo das Ilhas Espanholas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui fica a informação:

http://www.acessoensinosuperior.pt/coloc2006/col1listamintp.asp?CodR=11&CodEstab=1102

1102 - Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura
4 - Açores nível 1 122,5
8 - Madeira nível 1 173,5
13 - Militares 133,0
17 - Contingente geral 181,0

É apenas um exemplo onde todos os anos são preenchidas as vagas dos contingentes...
E esse exemplo foi para as candidaturas de 2006...

:p

Link to comment
Share on other sites

Este pessoal agarrado as saias da mama, que não gostam de estragar as mãos a lavar roupa :PP E amigos são sempre amigos estejas tu onde/como e com quem estiveres... :p Isto devia ser como na Holanda, aos 16 anos os meninos poem-se fora de casa e o estado paga um subsidio! :PP Não percebo este fascinio do 'tuga' viver em casa da mama e do papa...

Link to comment
Share on other sites

Também sempre me fiz essa pergunta... não acabará tudo isto por ser injusto?... é que a descrepância de valor é gritante... Não tenho nada contra os açoreanos ou madeirenses, bem pelo contrário, e compreendo que por estarem nessa situação geográfica tenham que ter alguns previlégios, mas a qualidade da educação até ao 12º ano nos Açores ou na Madeira não se poderá equiparar à do continente?... não serão os estudantes das ilhas igualmente capazes de conseguir boas notas?... Acho que esta política está errada, porque por uma questão de justiça e de igualdade, os apoios aos estudantes insulares devem ser dados durante o curso (apoio financeiro, se necessário, e outros), e não à priori, baixando as médias para os beneficiar... Mas isto sou eu a pensar e o raciocínio pode estar errado, pelo que espero por mais opiniões...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Bom, TiCo eu não só menino da "mama". Tenho 34 anos, casado e pai de 2 filhos (menores) e logicamente a trabalhar na Madeira. E lamentavelmente nem eu nem meus pais (quando tinha a tua idade) puderam pagar o Curso de Arquitectura no continente porque os rendimentos familiares não o permitiam, pelo que muito cedo tive de ir trabalhar e concluir o secundário a noite. Sera que tens a noção de quanto custa colocar um estudante a estudar no continente?...ou também achas que mesmo querendo um jovem consegue da noite para o dia pagar um curso, casa, alimentação e claro ter dinheiro para no fim de semana beber umas cervejas?!...não é tão simples, nem barato. Sempre gostei e gosto de arquitectura. Se calhar para ti vou tarde a tirar o curso...mas garanto-te que o vou conseguir! Por isso....vamos ser serios quando se discute um assunto.

Link to comment
Share on other sites

Bom, essa informação até pode ser verdadeira, mas a ideia que tenho é de que esses contingentes tinham acabado....mas tudo ok!
De qualquer maneira não é de esmolas em universidades do continente de que falo. Do que se trata é de ter na Madeira um Curso de Arquitectura.!


Não sei se seria assim tão benéfico, porque como sabemos, a nível de prestígio os cursos insulares acabam por ficar a perder, pelo que abrir um curso específico de arquitectura na Madeira poderia não garantir as mesmas oportunidades... e se o contingente continuar, concerteza que muitos madeirenses iam querer continuar a vir para as faculdades do continentes, ao passo que algumas das vagas disponibilizadas na Madeira seriam ocupadas por estudantes "continentais" que não conseguem ter média para aceder ao curso "cá"...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Roberto Rodrigues custa o mesmo que me custou a mim! Alias voces até vêm para cá com 'bolsas e bolsinhas', as viagens n são assim tao caras como dizes, tinha e tenho um colega que praticamente vai a casa de 15 em 15 dias passar o fds, logo o curso não fica tao caro como a um do continente!!!
Eu bem via quem é que curtia a vida no meu curso.... e ainda la estao alguns com as suas 'bolsinhas' e sem o primeiro ano feito....

Agora compreendo a tua situação dava jeito no teu caso uma faculdade ao 'virar da esquina' ficava.te td mais facil, mas há sacrificios que se têm de fazer! Também fiz e estou a fazer os meus! É assim a vida... :p
Link to comment
Share on other sites

Roberto Rodrigues custa o mesmo que me custou a mim! Alias voces até vêm para cá com 'bolsas e bolsinhas', as viagens n são assim tao caras como dizes, tinha e tenho um colega que praticamente vai a casa de 15 em 15 dias passar o fds, logo o curso não fica tao caro como a um do continente!!!
Eu bem via quem é que curtia a vida no meu curso.... e ainda la estao alguns com as suas 'bolsinhas' e sem o primeiro ano feito....


TiCo: Isso acontece com uma minoria... o que o Roberto Rodrigues está a querer dizer é que os que não têm possibilidade de ter acesso a essas "bolsas e bolsinhas" não têm meios nem oportunidades para concorrer ao curso de Arquitectura... ou estou errado?

O principal estorvo para estes estudantes são as deslocações... porque não a criação de um plano especial de transportes? Uma quota de X viagens durante X tempo... fora disso, é por conta do estudante... em vez de criarem contingentes e bolsas especiais e afins, facilitam a mobilidade e põe os alunos em pé de igualdade...

:p
Link to comment
Share on other sites

Relativamente ao prestigio dos curso insulares?!...não sei bem ao que te referes Dreamer, mas sei que por exemplo que na UMa existem cursos reconhecidos fora de Portugal, como o de Engenharia de Informática, a ter alunos a serem contratados por empresas como a IBM, microsoft, etc (recomendo uma visita ao site da UMa:www.uma.pt).

Ao TiCo, com todo o respeito, acho que no minimo estas a ser "ligeiro na avaliação que fazes dos teus "colegas insulares", primeiro porque o teu comentário é quase que "xenófobo"...só faltando dizer que eles não deveriam de estudar contigo!
Em segundo lugar TiCo, não dizes a verdade quando te referes ao preço das viagens a Madeira, cujo preço normal é de 220€, eventualmente poderá descer mais qualquer coisa em tarifa Pex (ver: www.tap.pt), más ao contrario de muitos só alguns é que eventualmente poderão "passear quinzenalmente entre Continente e a Madeira".
Relativamente aos custos: sejamos francos nunca custará o mesmo, porque para além das viagens e das outras despesas (iguais para todos), é precisso pagar casa. Sendo que toda a gente sabe que arranjar emprego não é tão simples. e muito menos se consegue arranjar da noite para o dia.
Sobre as bolsas as regras são as mesmas para todos, se tu não tens é porque se calhar não a mereces ou não te candidatas.
Mais uma vez...sejamos serios....julgo que a importância do tema assim o merece!

Link to comment
Share on other sites

E quanto custa ir para fora estudar? :p Ou trabalhas uns tempos para juntar algum dinheiro para ir, ou então não vais... mas se estamos à espera de facilitismo e ajuda para concretizarmos os nossos sonhos, mais vale nem pensar nisso... Um estudante que ambiciona ir para arquitectura, já deve saber desde anos anteriores que o curso não existe na madeira... part-times, empregos de verão e afins serão uma boa hipótese para financiarem as deslocações que terão num futuro próximo... não é no final do 12º ano que se toma consciencia dessa realidade... Como já disse, é uma situação dificil, mas não é impossivel... basta lutar pelas nossas ambições e pensar com antecedência... Ou estarei a ser injusto com aqueles que decidem em cima da hora? E quanto ao prestigio...esse é dado pelos alunos que lá andam e pelos professores que os (des)orientam...

Link to comment
Share on other sites

Caro Kadinsky....claro que se alguém quer estudar arquitectura e que esteja na minha situação clar que tem de arranjar um bom pé de meia ou ter uma boa situação financeira que lhe permita fazer o curso...sem duvida! Eu fiz isso....! Mas a muitos que não tem a mesma sorte!...e achas que esses não tendo a vossa sorte...devem ser prejudicado? É por isso que defendo um curso de Arquitectura na Madeira...não é precisso esmolas e claro com uma redução de custos importante para os alunos.

Link to comment
Share on other sites

Uma pessoa que more em Miranda do Douro, também não está propriamente com o curso de Arquitectura á porta de casa... Custa-me a querer que uma pessoa que esteja à espera exclusivamente de ajudas exteriores consiga realizar o curso na sua totalidade... para além das viagens, existe o alojamento, a alimentação, as propinas,as maquetes, plotagens, materiais, fotocopias, etc, etc, etc... Eu pergunto-me... a única despesa que os alunos madeirenses têm a mais em relação aos de cá é que o preço do avião é 220€...depois de cá estarem têm as mesmas despesas que os outros... Tenho muitos colegas que moram bastante longe da universidade e raramente vão a casa... Tenho noção que não é a situação mais justa, mas seria lógico recriar todos os cursos existentes na Madeira? Lógicamente nos Açores também... O que é que o Alberto João Jardim responde a essas questões de mobilidade?

Link to comment
Share on other sites

Relativamente ao prestigio dos curso insulares?!...não sei bem ao que te referes Dreamer, mas sei que por exemplo que na UMa existem cursos reconhecidos fora de Portugal, como o de Engenharia de Informática, a ter alunos a serem contratados por empresas como a IBM, microsoft, etc (recomendo uma visita ao site da UMa:www.uma.pt.


Não quero dizer de todo que não há bons estudantes na madeira e nos cursos superiores aí leccionados. Referi-me a esse caso exactamente como me referiria a cursos no continente, onde uns são necessariamente mais reconhecidos e valorizados do que outros, o que não quer dizer que um aluno num curso "menos" valorizado não seja tão bom, ou até melhor do que colegas de outras faculdades...

Não tenho grande conhecimento dos cursos que são lecinados na Madeira, mas aquilo conheço é o exemplo de pessoas do continente que vão estudar para a Madeira pelo simples facto de que para não têm média para ingressar cá... e quando voltam têm alguma dificuldade de conseguir emprego na área... está difícil para todos, pelo que por si só não é "A" razão, mas poderá ser uma delas...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.