3CPO
Colaboradores-
Posts
3813 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
9
Content Type
Profiles
Forums
Events
Everything posted by 3CPO
-
Hörmann lança novo envidraçado http-~~-//img168.imageshack.us/img168/3645/1bf35b5li9.jpg A Hörmann lançou um novo produto, o Duratec, um envidraçado sintético que se distingue pela segurança, durabilidade e transparência duradoura, e que se destina preferencialmente para portas seccionais industriais. De acordo com a empresa, o envidraçado materializa-se num material semelhante ao utilizado nos faróis de automóveis, o que assegura uma maior resistência contra as intempéries e acidentes que por sua vez podem causar quebras de vidros e riscos na superfície. Segundo Diogo Tamagnini, director comercial da Hörmann, "o Duratec destina-se sobretudo ao sector industrial que necessita de muita luminosidade nas suas instalações, está sujeito a um maior número de colisões com portas e requer limpeza intensiva, sendo esta solução de maior durabilidade e resistência face aos envidraçados usuais", sublinhando que, "este novo envidraçado constitui uma mais-valia no reforço da comprovada qualidade Hörmann, pelo que esperamos obter um aumento significativo nas vendas dos produtos fornecidos com o mesmo". Fonte: Construir.pt
-
"Fumo Congelado" poderá tornar-se um valioso material de construção http-~~-//img408.imageshack.us/img408/8379/aerogelbc026eje8.jpg O Aerogel, também conhecido como "fumo congelado", é o material sólido conhecido mais leve. Pesa somente três vezes mais que o ar e, quando manuseado, lembra uma espuma rígida e muito leve. Sendo quimicamente semelhante a vidro, despedaça-se da mesma forma, sendo, contudo, muito forte estruturalmente e capaz de suportar milhares de vezes o seu próprio peso. É feito através da extracção de água do gel de sílica, substituindo-a por um gás como dióxido de carbono. O "fumo congelado" consegue resistir a uma explosão de um quilo de dinamite e ao calor de um maçarico - até 1.300 graus celsius. O resultado é uma substância capaz de servir como isolamento contra temperaturas extremas e de absorver matérias poluentes como crude. A NASA utiliza-o para isolar os fatos espaciais e novas versões foram já concebidas para limpar a água de chumbo e mercúrio e absorver derrames de petróleo. A vasta gama de aplicações possíveis que este material proporciona poderá torná-lo num "produto-maravilha" do futuro. Fonte: Portal Construir
-
BFJ recebe prémio de arquitectura http-~~-//img407.imageshack.us/img407/7831/aud2004b9ad72hs8.jpg O atelier BFJ, composto por Francisco Amaral Pólvora, Bernardo Campos Pereira e José Amaral Pólvora, foi distinguido com o prémio de arquitectura "Eugénio dos Santos 2007", na categoria de Edifícios Recuperados, pela obra de recuperação e remodelação do Cine-Teatro de Alcobaça. Este ano o prémio foi partilhado com a reabilitação do Hotel Palace do Capitão, em São Martinho do Porto. O prémio bianual é instituído pela Câmara Municipal de Alcobaça, em homenagem a Eugénio dos Santos, natural de Aljubarrota e autor, entre várias obras, do projecto de reconstrução da Baixa Pombalina após o terramoto de 1755. O galardão tem como objectivo reconhecer projectos que revelem uma "genuína preocupação em promover a qualidade da construção de raiz e a recuperação de edifícios", lê-se no site da autarquia. A obra de recuperação do Cine-Teatro de Alcobaça surgiu na sequência de um concurso de ideias lançado pela câmara de Alcobaça em 2000, no qual o atelier BFJ ficou em primeiro lugar. Contudo o edifício data de 1944 e foi originalmente projectado pelo arquitecto suíço Ernesto Korrodi e seu filho Camilo Korrodi. Fonte: Portal Construir
-
Reabilitação de imóveis prospera no mercado imobiliário http-~~-//img515.imageshack.us/img515/4134/imgtopo1562b74d5acw4.jpg O tema tem sido objecto de inúmeros debates, envolvendo os mais diversos agentes do sector Imobiliário. O investimento na reabilitação está a crescer. A reabilitação na edificação é uma aposta crescente no sector da Construção, segundo dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística no boletim 'Estatísticas da Construção e Habitação 2006', e tem vindo a merecer a atenção de agentes ligados ao sector Imobiliário como construtores, promotores e mediadores imobiliários. Os projectos de reabilitação Destilaria do Álcool e Rei Ramiro Terraces, geridos pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield, e com data de conclusão prevista para 2009, são um exemplo recente de investimento neste tipo de intervenção. Ambos os projectos, promovidos pela Squarestone Atlantic Regeneration LLP, estão localizados na zona ribeirinha de Gaia. Os edifícios devolutos serão reabilitados e convertidos em empreendimentos residenciais de luxo com tipologias de T1 a T4. No âmbito da reabilitação, o Grupo FDO, com a empresa FDO-Construções, tem dado provas a este nível. A reconstrução do Bairro da Bouça, no Porto, mereceu mesmo o Prémio INH/IHRU 2007, pelo Instituto Nacional de Habitação. O projecto, da autoria de Siza Vieira e António Madureira, contemplou 72 fogos, e contou com a colaboração dos moradores de origem, 30 anos após a sua concepção e execução parcial. Pedro Seabra, director geral da CB Richard Ellis, considera que a reabilitação «é sem dúvida valorizada», sendo «uma actividade muito importante, que tem vindo a crescer em detrimento da construção nova». Contudo, ainda há muito a fazer nesta área. «A reabilitação 'de verdade' em Portugal é um verdadeiro acto de heroísmo. É preciso deixar o mercado funcionar», afirma. Para acontecer, a reabilitação exige «matéria-prima», e que a intervenção seja feita «a nível do quarteirão», de uma forma integrada, e não «prédio a prédio». Só assim «tem sentido» pois só assim poderão criar-se as «infra-estruturas» de que as pessoas necessitam, entende Pedro Seabra. E o mercado? Aprecia o produto reabilitado? «Muito. Mas é caro porque é difícil de produzir». E a localização «também tem o seu preço». «O preço do centro de cidade é superior ao dos arredores», tal como também é superior «o preço daquilo que é raro». O mercado quer a reabilitação? «Quer, claro. E os promotores também. Mas é preciso que não se complique, e que as intervenções sejam mais a nível do quarteirão do que de uma forma pontual». De futuro, Pedro Seabra acredita que a reabilitação em Portugal terá uma actividade positiva, sobretudo nas grandes cidades. «Haverá um mercado interessante e interessado» neste tipo de produto. Fonte: Casa Sapo
-
Ministro do Ambiente renova declaração de utilidade pública para demolição do "prédio Coutinho" em Viana do Castelo O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, renovou a declaração de utilidade pública, com carácter urgente, para expropriação e demolição do "prédio Coutinho", em Viana do Castelo, disse ontem à Lusa fonte da VianaPolis.No local do Coutinho está prevista a construção do mercado municipal daquela cidade. O despacho de renovação, publicado a 23 de Agosto no Diário da República, diz respeito à expropriação de 65 das 105 fracções daquele prédio, uma vez que entretanto a sociedade gestora do Programa Polis de Viana do Castelo (VianaPolis) já chegou a acordo com os proprietários e/ou inquilinos das restantes. No mesmo despacho, Nunes Correia sublinha que a expropriação e demolição do edifício e a construção, no seu lugar, do novo mercado municipal e de um espaço público são necessárias para dar cumprimento ao Plano de Pormenor do Centro Histórico de Viana do Castelo. O "prédio Coutinho" é um edifício de 13 andares que a VianaPolis quer demolir, por razões estéticas, uma intenção contestada por um grupo de moradores, que já interpuseram cinco providências cautelares para tentar assegurar a manutenção dos seus lares. O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga já julgou e deferiu duas dessas providências cautelares, anulando as expropriações que entretanto tinham sido realizadas e, consequentemente, suspendendo todo o processo de demolição, até ao julgamento das acções principais. A expropriação tinha tido luz verde do ministro do Ambiente por despacho publicado em Diário da República a 16 de Agosto de 2005, mas entretanto essa declaração de utilidade pública caducou, o que obrigou a VianaPolis a pedir a sua renovação. Os moradores que contestam a demolição acreditam que agora a VianaPolis ainda vai ter muita mais dificuldade em tribunal para explicar qual a utilidade pública da operação, face à aquisição, por parte da Câmara, do edifício onde funciona provisoriamente o mercado municipal. "Até aqui, ainda podiam acenar com as altas rendas que estavam a pagar, para tentar convencer o juiz. Mas agora que a Câmara comprou o edifício, vão acenar com quê?", questiona um morador. O Programa Polis de Viana do Castelo tem a esmagadora maioria das intervenções concluídas ou em fase de conclusão, à excepção da demolição do "Coutinho" e da construção do novo mercado municipal, à espera da decisão dos tribunais. Fonte: Portal Construir
-
Obras ao abrigo do Polis concluídas em 2008 http-~~-//img516.imageshack.us/img516/4962/19143dx30506softb22be0uj8.jpg As obras do Programa Polis vão estar concluídas em 2008, em todo o país, ficando muitas delas finalizadas ainda este ano, revelou o ministro do Ambiente, Nunes Correia, no âmbito da inauguração das obras Polis na cidade de Leiria. Segundo a Agência Lusa, durante o evento o ministro sublinhou a importância do Programa Polis para que as populações tenham uma maior qualidade de vida nas cidades e aglomerados urbanos, bem como para a "competitividade das cidades, a capacidade das cidades se afirmarem no mundo global pela sua especificidade, pela sua natureza, pela sua idiossincrasia". Durante o evento Nunes Correia anunciou o novo programa, o Polis XXI, que vai surgir após a conclusão do Polis, e no âmbito do ciclo de fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O Polis XXI terá uma "política mais abrangente, definindo um conjunto diversificado de modalidades de intervenção no espaço urbano, umas que serão da responsabilidade exclusiva dos municípios, outras onde os municípios com os poderes públicos se articularão, outras onde os privados terão uma palavra de grande importância a dizer", explicou o ministro do Ambiente. De acordo com a mesma fonte, a inauguração em Leiria contou ainda com a presença do primeiro-ministro José Sócrates que sublinhou que "o sucesso económico de um país depende, em grande parte, do sucesso das suas cidades". As obras do Polis de Leiria contemplaram um conjunto de 17 projectos, quatro planos de pormenor numa intervenção em cerca de 125 hectares orçada em 40 milhões de euros. Entre as várias obras detaca-se a criação de espaços verdes, a requalificação da zona junto ao rio Lis e a construção de pontes pedonais temáticas. Fonte: Portal Construir
-
Espanha é primeiro país europeu em consumo de betão O país vizinho é o que mais betão consome em Europa por habitante e por ano, segundo dados referentes a 2003 e oferecidos esta semana pelo catedrático da Universidade Politécnica de Madrid, Manuel Fernández Cánovas, durante a V Jornada Técnica celebrada no Parque Tecnológico de Zamudio, em San Sebastian. http-~~-//img83.imageshack.us/img83/8210/webparede9cba60bm4.jpg Fernández Cánovas sublinhou em sua intervenção durante o evento a importância do uso do betão em Espanha, onde se consomiram no ano passado 76 milhões de metros cúbicos, com uma produção de 45 milhões de toneladas. "Se pensamos em uma população de 44 milhões de habitantes, vemos que esta cifra não é nada desprezível", disse o catedrátrico, acrescentando que quase toda a produção se destina ao betão tradicional "com finalidade estrutural. Este encuentro, organizado por Cementos Rezola en colaboración con los Colegios Oficiales de Aparejadores y Arquitectos Técnicos de Gipuzkoa y Bizkaia, se dirige a los clientes hormigoneros, prefabricantes y constructoras, laboratorios públicos y privados de control, así como administraciones, ingenierías y estudios de arquitectura . Fonte: ConstruTEC
-
Foram retiradas do Flickr.. Poderão consultar as centenas que apareceram por lá nas últimas horas... Abraços
-
E é aquilo que realmente gostas?
-
Olá António, Bem vindo ao Arquitectura.pt Espero que dês o teu contributo... Abraços
-
[ame=" "]YouTube - Linked Hybrid - Steven Holl Architects 1[/ame] [ame=""]YouTube - Linked Hybrid - Steven Holl Architects 2[/ame] :D
-
Novo Blog: Arquitectando ou não... - baukunst.blogspot.com :D
-
Aqui fica outro no Rio de Janeiro: PAAL - www.paal.com.br Consulte o seguinte tópico: http://www.arquitectura.pt/forum/f13/ateliers-internacionais-links-4150.html Agradecemos toda a ajudar para tornar a lista ainda mais completa.
-
Novos ateliers adicionados: Brasil: 11 ateliers
-
Tenho alguns amigos que apostam na Bolsa ... e até têm tido sucesso... É uma questão de acompanhar a Economia e estar bastante atento à política... a meu ver, não se aposta na Bolsa apenas por sorte... Abraços :D
-
Há dias voltei a espreitar o Trendio, mas pareceu-me tudo muito igual... :D
-
[Pedido] Souto de Moura Casas en hilera, Rua de Alfredo Keil, Pasteleira
3CPO replied to piff's topic in Arquitectura
Aqui fica o Sumário da publicação que o Rui referiu: TC cuadernos - Nº 64 - Eduardo Souto de Moura :: Obra reciente -
Novos ateliers adicionados: AAPH - www.aaph.com.pt Aberto para Obras - www.abertoparaobras.com Alberto Costa Macedo - www.costa-macedo.com António Bilelo - www.antoniobilelo.com Atelier313 - www.atelier313.pt Atelier Design - www.atelierdesign-portugal.com Joaquim Massena - www.joaquimmassena.com Reverso - www.reverso.com.pt :D
-
É regra... os cones azuis na horizontal e os vermelhos na vertical... Aqui ficam algumas fotos das Qualificações e Treinos:
-
WORKSHOP ‘ANIMAÇÃO 3D’ Promovido pelo Curso Superior de Design e Comunicação Multimédia Objectivos: Utilização de várias ferramentas informáticas utilizadas na criação de animações 3D, nomeadamente o software Maya. Destinatários: público em geral Nº de Inscrições: a definir Duração, Datas e Horários: 2ª quinzena de Setembro: 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras; 2 horários (9h - 13h ou 18h30 - 20h30 e 21h - 23h). Só abre o horário que tiver o número maior de inscritos. Valor da Inscrição: 100€ (alunos, docentes e funcionários ESAP); 130€ (pessoas externas à ESAP). Formador: Pedro Mota Fonte: ESAP
-
CURSO LIVRE ‘GEOMETRIA DESCRITIVA’ Promovido pelo Curso Superior de Arquitectura Objectivos: Iniciação e aprofundamento e consolidação da aprendizagem da dupla projecção ortogonal e axonometria em módulos autónomos, fundamentais para a frequência do Curso de Arquitectura. Módulo 1 – Método de Monge; Módulo 2 – Axonometria. Programa detalhado em anexo. Destinatários: Alunos pré-universitários e universitários. Nº de Inscrições: 8 mínimo – 16 máximo. Calendarização: 60 horas | Módulo 1 – 36 horas + Módulo 2 – 24 horas. De 04.09.2007 a 04.10.2007. Para detalhe da calendarização contactar cursos@esap.pt Valor da Inscrição: Módulo 1 - 100 €; Módulo 2 - 50 € | Total do curso: 150 €. Formador: José Eduardo Calheiros Fonte: ESAP
-
CURSO LIVRE ‘OFICINA DE DESENHO’ Promovido pelo Curso Superior de Arquitectura Objectivos: Iniciação, aprofundamento e/ou consolidação da aprendizagem de conteúdos programáticos e pedagógicos no universo do Desenho. Destinatários: Alunos pré-universitários e universitários. Nº de Inscrições: 10/12 alunos (1 turma) | 20/24 alunos (2 turmas). Calendarização: 60 horas | de 05.09.2007 até 03.10.2007 | duas das três hipóteses: 10h-13h ou 15h-18h ou 18h-21h Para detalhe da calendarização contactar cursos@esap.pt Valor da Inscrição: 200 € Formadores: Jorge Pimentel, António Carlos Soares, Ana Von Hafe, David Viana e Rui Cunha Fonte: ESAP
-
WORKSHOP INTERNACIONAL ‘UM OLHAR SOBRE A CIDADE. ARQUITECTURA E CINEMA – UM DOCUMENTÁRIO’ Promovido pelo Instituto Alemão em parceira com o Curso Superior de Arquitectura da ESAP Objectivos: O território da cidade do Porto nas suas dimensões arquitectónica e cinematográfica, através da realização de um documentário e de um ‘making of’ sobre o Porto. Destinatários: Alunos universitários. Nº de Inscrições: a definir Calendarização: a definir Valor da Inscrição: a definir Fonte: ESAP
-
2º WORKSHOP INTERNACIONAL ‘PROCESSOS DIGITAIS DE PROJECTO’ Promovido pelo Curso Superior de Arquitectura da ESAP http-~~-//img62.imageshack.us/img62/3003/cartazcursoslivresweb76vr7.jpg Objectivos: Aprofundamento e consolidação da aprendizagem de conteúdos programáticos e pedagógicos da área do desenho/concepção assistido/apoiado em sistemas informáticos e instrumentos digitais. Destinatários: Alunos universitários; licenciados/profissionais da área ou afins. Nº de Inscrições: 15 mínimo – 20 máximo Calendarização: 24.09.2007 – 04.10.2007 | 10H00 – 13H00/14H30 – 17H30 | 9 dias úteis (duas sessões diárias). Valor da Inscrição: Alunos da ESAP: 250 € | Outros: 350 euros. Formadores: X-REF: Gonçalo Castro Henriques e Carlos de La Barrera / ReD: José Pedro Sousa e Marta Alemany Fonte: ESAP
-
1ª BIENNAL DE ARQUITECTURA DE INTERIORES THE GREAT INDOORS - 16 A 18 NOVEMBRO 2007 - MAASTRICHT … Informa-se todos os interessados que a 1ª Edição da Bienal de Arquitectura de Interiores “The Great Indoors” decorrerá entre 16 e 18 de Novembro de 2007, em Maastricht (Países Baixos). … Este evento pretende estimular a qualidade da arquitectura de interiores, criando uma plataforma de talentos internacionais e dando um novo fôlego à formação artística nesta área. Os Países Baixos, desta vez de uma forma alternativa, pretendem continuar a ser um local privilegiado de (re)união internacional entre inovação, design, criatividade e produção. … No âmbito deste evento serão realizados diversos workshops e uma conferência subordinada ao tema “Branding my space”. Decorrerá em simultâneo a nomeação das individualidades a galardoar com o “The Great Indoors Award 2007” (Prémio Internacional de Design de Interiores), que serão eleitas pela revista FRAME, o Instituto Neerlandês de Arquitectura – Nai (Maastricht) e o Centro de Cultura Contemporânea – Marres (Maastricht). … Para informações adicionais sobre o evento aceder a: www.the-great-indoors.com … The Great Indoors Award 2007 - Press Release
