Jump to content
Arquitectura.pt


L I L I A N A

Membros
  • Posts

    11
  • Joined

  • Last visited

L I L I A N A's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputation

  1. Realmente não consigo entender a azia que este assunto cria em algumas pessoas. Se estão com uma sondagem quanto a honorários (e vê-se a disparidade de opiniões e valores) qual o problema de terem mais um instrumento de trabalho, que é a opinião (e que vale o que vale) de possíveis clientes? Quero acreditar que algumas respostas venham de alguns recém licenciados ou ainda não licenciados, pois aí a experiência do mercado de trabalho ainda é pouco. Olhem ao redor que é para amanhã não se encontrarem desiludidos.
  2. Penso que pode estar a querer comparar situações que não têm comparação. Refere-se a casos que têm tabela "à porta", no caso dos arquitectos penso ser quase impossível uma situação dessas. Mas não deixo de continuar a achar interessante a confrontação entre o que o cliente pensa que pode ser o justo valor e está disposto a pagar e, o que se considera o pagamento do justo valor do vosso trabalho.
  3. Seria interessante criarem um tópico com os valores que os possíveis clientes estariam dispostos a pagar por um projecto de arquitectura e de execução. E depois comparar os dados.
  4. Vou intervir pela última vez no forum. O que referi no post inicial foi o que me apresentaram. Ou não se gosta de ver o que se passa ou passa-se demasiado tempo a olhar para o próprio umbigo. Não me vou referir a arquitectos. Um bom profissional é aquele que consegue ir de encontro ao seu cliente, estimulando-o, não o condicionando, para o que pensa ser o melhor produto, apresentando as várias alternativas com as respectivas vantagens e desvantagens. Eu se for pasteleiro e lhe disser que o pastel de belém é que é bom, que é o que melhor se adequa à sua vivência, ao seu gosto, que na fotografia é o que fica melhor, é status de novo riquismo, etc, etc., mas que raio eu gosto mesmo é da bola de berlim!!!! Tem duas formas de resolver estas coisas, ou tem uma solução de compromisso com o cliente, onde não firam as sensibilidades de cada um e principalmente do cliente ou então diz: "meus amigos eu NÃO FAÇO ESSE TRABALHO" e acaba ali. Meu caro Gupyna quem parece estar a trabalhar para a imagem é você. Como alguém aqui o referiu, interessa o conteúdo ou a embalagem? Penso que está a dar muito mais valor à imagem do que ao conteúdo. Quando alguém tem dificuldade em entender que há pessoas que têm gostos diferentes, ideias diferentes e, mais importante do que isso, aceitar isso. Se tenho um gosto diferente do seu, não o estou a enxovalhar, tenho de o respeitar e, penso que é que mais se tem notado aqui. Quando coloquei o post nunca pensei causar tanta azia. Pensava ter um feedback mais positivo e essencialmente construtivo, amenizo esta ideia com a quantidade de emails que recebi. Mas não desanimo, pois as coisas vão avançar com ou sem arquitectos, que de qualquer maneira não hei-de ficar com uma casa desconfortável, que me dê má vivência, da qual eu me venha a arrepender. Mesmo que cause desconforto a alguns arquitectos na concepção arquitectónica que têm para Portugal. "Só sei que nada sei".
  5. Por lapso acabei por não escrever de quem é essa frase. Pertence ao provedor da Ordem dos Arquitectos
  6. Michaeloureiro Não pretendo ofender ninguém quando referi os "500 ou 1000" pois se há coisa que valorizo imenso é o trabalho e dedicação. "O projecto de um edifício e muito especificamente de uma moradia, é um produto de criação artística, sujeito a direitos de autor sem esquecer, por parte dos arquitectos, que esse direito não se sobrepõe ao direito do cliente à satisfação e ao bem estar." Sabe de quem é esta frase?
  7. Olá Argos, Não pense que a discussão é pessoal. O assunto para mim está resolvido. Só mais duas ou três coisas. Se reparar bem no meu post inicial digo "A moradia que pretendo construir e com que me identifico é do tipo dito “tradicional”", o entre aspas não é de agora. Também digo o seguinte: "Vou inserir uma fotografia de uma moradia dentro do estilo de construção com que me identifico. Não pretendo cópias nem plágios!!". Agora a outra parte. Quando inicia um projecto para a construção de uma moradia, o que é que se vai ouvindo de amigos, família? Contrata um desenhador, pois os arquitectos são muito caros, têm a mania de só fazer o que eles querem, etc., etc. O que eu resolvo é contactar arquitectos, procurando uma mais valia, mas também que vão de encontro aquilo que pretendo e gosto. Com a minha mania não encontro, dentro dos que contactei, algum que vá de encontro ao que pretendo. Postei aqui, pois pensando que com uma comunidade mais alargada seria possível encontrar alguém que fizesse aquilo que eu pretendia. Voltei a enganar-me e, com as respostas que postou e viu, talvez possa entender o meu estado de espirito. Assim, talvez o melhor seja mesmo recorrer ao desenhador, posso perder alguma qualidade, mas não fico com algo que não me sinto totalmente identificado. E como já alguém aqui disse, uma casa é quase um projecto de vida. Cumprimentos
  8. Não quero estar a entrar nesta onda de palavra puxa palavra. Pois quero é agradecer e, isto é que me importa valorizar, as palavras de alguns membros e também a amabilidade dos mails recebidos relativos ao post feito.
  9. Pois é Argos, você não quer ensinar como é que se faz arquitectura, você quer impor a sua arquitectura. Até agora o único a falar de imagem foi você. Quem é que quer viver de imagem? É óbvio e, considero eu, exigível, que a vida não se faça de consenso. Agora de respeito e de educação sim. Que me parece que você e mais alguns elementos aqui têm alguma dificuldade em aceitar. Não querem aceitar trabalhar de encontro aos gostos e necessidades do "povo", ok, a decisão é vossa e assumam-na. A seguir não se venham é queixar de colegas, empresas, engenheiros, desenhadores e até curiosos que vos tiram, indevidamente, o trabalho. Não se queixem dos recibos verdes, da geração dos 500 (ou 1000) e tantas outras coisas. Mas lá está, "eu é que sei o que é o melhor para o cliente", independentemente do gosto do cliente. É uma casa pesudo palaciana? que seja. Tenham é a capacidade de ir ao encontro do "povo" e dentro do seu gosto propor-lhe as melhores soluções, que essa deveria, penso eu, ser a vossa peincipal função em um projecto de arquitectura, mas quem sou eu para opinar assim contra tão ilustres saberes.
  10. Pois cá está. Os mesmos iluminados de sempre, os supra-sumos da arquitectura, não portuguesa, pois Portugal é muito pequeno para o seu imenso saber, superioridade e principalmente o seu ego. Gostava de ver os vossos trabalhos. Mas como educação não é uma coisa que se ensine na universidade, ou se tem ou não. Gostava de ter visto as vossas reacções se tivesse referido qual o arquitecto responsável pelo projecto e qual a localização do mesmo, a perspectiva de análise decerto seria completamente diferente!!!! Tive um professor que dizia que às vezes se utilizava a técnica da ventoinha, “atira-se a m... para a ventoinha e pode ser que se atinjam os outros e não me atinja a mim”. Para estes, fiquem com os vossos ideais e façam como disse o Pedro Barradas, não respondam. Arquitectura não se deve resumir aos vossos ideais. O que consideram uma das vossas mais valias, a organização do espaço, porque não se aplica a um tipo de construção fora do estereotipo que, talvez, vos foi “ensinado” da universidade? Será porque é mais fácil trabalhar com formas geométrica (essencialmente quadrados e rectângulos) e depois juntá-las? A casa não é só um exercício do arquitecto é o espaço onde uma família vai viver e é esta que tem de se sentir bem. Não é como, por exemplo, a casa Tóló, que não discuto que seja um excelente exercício arquitectónico, mas em termos funcionais para a família não resulta.
  11. Olá, É a primeira que vez que participo no fórum, espero não vir a fazer asneira!! Pretendo construir uma moradia a norte de Coimbra em um terreno com aproximadamente 2000m2, com uma largura máxima de 45m e mínima de 35m e com uma pequena inclinação. A orientação do terreno é no sentido Nascente – Poente, tendo uma boa exposição solar. A moradia que pretendo construir e com que me identifico é do tipo dito “tradicional”., com uma área máxima (e total) de construção de aproximadamente 400-420m2 e um custo estimado de 175.000 a 190.000€. Deverá ter dois pisos, com a seguinte distribuição: Piso 1: - 3 quartos, incluindo uma suite - 1 W.C. comum (podendo ser proposta outra solução) Piso 0: - Sala jantar, sala estar, cozinha com um pequeno balcão para pequenas refeições, tipo pequeno almoço, despensa, lavandaria, escritório, quarto/sal de brinquedos (crianças!!!), W.C. comum e uma suite. Garagem: - A funcionar em anexo, com espaço para 2/3 viaturas e casa de máquinas. De preferência deverá estar ligada à moradia por algum tipo de cobertura. Após alguma pesquisa e consultas (reuniões) sempre me tentaram “vender” um projecto com o qual não me identifico – casa “dita” de arquitectura moderna. Após conhecer este fórum, pensei, porque não aqui a solução do meu problema. O que procuro é alguém que vá de encontro ao que pretendo na solução de construção para a minha moradia e, dentro dos parâmetros por mim elencados. Aguardo resposta via msg privada ou por email, de propostas para a execução dos trabalhos da vossa especialidade, podendo também incluir proposta para as diversas especialidades. A proposta deverá indicar os honorários para as diversas fases do projecto (penso que é assim!!!) e a indicação/envio de portofólio. Qualquer esclarecimento será dado via email. Vou inserir uma fotografia de uma moradia dentro do estilo de construção com que me identifico. Não pretendo cópias nem plágios!!. Cumprimentos L I L I A N A
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.