Jump to content
Arquitectura.pt


vtandrade

Membros
  • Content Count

    14
  • Joined

  • Last visited

1 Follower

About vtandrade

  • Rank
    Frequentador
  1. Herzog & de Meuron apresenta o projeto para o estádio de Bourdeaux, que deve ser concluído em 2015 e vai ser a casa do casa do FC Girondins de Bordeaux, deve abrigar, além da Eurocopa de 2016, jogos de rugby e vários eventos culturais! O projeto procura estabelecer uma conexão constante com o meio ambiente e sua estrutura simétrica, definida por uma tela etérea de pilares delgados repetitivos e um telhado côncavo expansivo.
  2. pode ser uma impressão errônea ao ver as fotos, mas o conjunto de formas irregulares com a iluminação fragmentada me passa uma idéia muito claustrofóbica. fica difícil imaginar este espaço para exposições ou meditação, tenho uma forte sensação de desconforto.
  3. parece um conjunto interessante, apesar de não ter ficado claro nas fotos como ela se justificaria funcionalmente, em algumas das fotos perco até a noção da escala. me pergunto também se há a necessidade/preocupação com a ventilação dos cômodos já que todas as esquadrias parecem fixas.
  4. E aí Deco, seja bem vindo meu caro! Fala aí com meu amigo Corbu: :lecorbusier: Hahahahaha

  5. Oi Camila, agradeço o generoso elogio à minha capela. Espero que pretenda postar seus projetos também. Seja bem-vinda ao fórum. :)

  6. "Isto"? Seja mais específico por favor.
  7. A casa da cascata como obra arquitetônica realmente é fenomenal, de grande beleza, com uma perfeita inserção no sítio e com elementos muito bem elaborados, esquadrias, superfícies, estrutura... Agora, vale lembrar algo intrigante; que uma obra de tamanha maestria e referência da arquitetura mundial é um tanto quanto deficiente enquanto habitação, dizem que ninguém conseguiria morar aí durante muito tempo, entre outras coisas o barulho da cascata ecoando pelos ambientes se diz insuportável... Lembrando que outra obra reverenciadíssima como a Vila Savoye de Le Corbusier também se sabe que ninguém moraria satisfeito...
  8. Um objeto inusitado, do qual escapam luzes em lenta evolução de cor. A visão causa impacto a quem passa pelo Club Nox, casa noturna cuja face principal está voltada para uma importante avenida(Domingos Ferreira) no bairro recifense de Boa Viagem. A casa é concebida nos moldes da arquitetura líquida, inspirada nas mais ousadas casas noturnas da Europa e Estados Unidos. Toda sua estrutura é baseada na alta tecnologia, com sistema de som de altíssima fidelidade e um projeto de iluminação que submete as pessoas a estímulos e sensações inéditos. http-~~-//www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/780/ft1.jpg A iluminação que troca de cor é o grande apelo do projeto, tanto externo quanto interno. O principal material da fachada também é inusitado: o aço corten, cuja idéia de permanência é contrária ao programa que o espaço abriga. http-~~-//www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/780/ft2.jpg http-~~-//www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/780/ft4.jpg http-~~-//www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/780/ft5.jpg 1o andar, onde fica o Lounge e um fumódromo: espaço, com teto retrátil, para o público conversar, descansar e, por que não, continuar dançando. Nesse andar a música é geralmente mais calma e também rola DJ´s. Alguns dias do mês acontece o After Hours: a parte de baixo fecha a partir das 6h e o público remanescente se move para o Lounge, onde rola os DJ's principais tocando Progressive Trance até as 11h. http-~~-//img100.imageshack.us/img100/2412/loungevs0.jpg As paredes e o teto da pista de dança receberam membrana de fibra de vidro translúcida, com movimentos e curvaturas diferenciadas, compondo faixas contínuas paralelas e perpendiculares que se cruzam e formam uma trama em duas direções. Cada um desses módulos - são 256 no total - possui um conjunto de leds nas cores vermelha, verde e azul e pode gerar 16 milhões de tonalidades. Os módulos são controlados pelo sofisticado sistema DMX, que permite acender, apagar, piscar em diferentes velocidades e movimentos, usando cores individuais ou iguais para cada módulo, numa infinita possibilidade de combinações. http-~~-//www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/780/ft7.jpg http-~~-//www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/780/ft9.jpg http-~~-//www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/780/ft10.jpg Ficha Técnica Club Nox Local: Recife, PE Início do projeto: 2005 Conclusão da obra: 2006 Área do terreno: 1.100 m2 Área construída: 1.100 m2 Investimento: R$ 4 milhões Capacidade: 1200 pessoas Arquitetura: Metro Arquitetura - João Domingos Azevedo, Rafael Souto Maior e Lívia Brandão; Juliano Dubeux (autores) Luminotécnica: Metro Arquitetura; Edite Araújo e Lonardi Dona (consultoria) Acústica: Berenice Lins Construção: Plus Fotos: Leonardo Finotti
  9. Não podemos nos deixar levar pelo formalismo. Não sou a favor do funcionalismo austero também, mas afinal, que real motivo tem esta forma desta casa? Lembremos que a arquitetura tem como maior mérito servir às pessoas com o intuito de melhorar de uma forma ou de outra suas vidas ou relações com o meio em que se insere. Ao meu ponto de vista estas habitações só servem para saciar uma necessidade auto-afirmativa e quase que egoísta do próprio arquiteto. Como arquitetura, para mim não passam de mega esculturas, e feias ainda por cima. ;)
  10. Livro muito interessante, têm uma perspectiva bem formal e completa sobre a arquitetura, bem ilustrado e organizado.
  11. Achei muito interessante o tratamento das esquadrias, a idéia de colocar uma tela de cobre entre duas lâminas de vidro não só fornece uma iluminação ideal para uma biblioteca como promove também um conforto térmico e acústico. Não achei bonito, mas parece ter resolvido estes problemas...
  12. O Rodin de Salvador é realmente um excelente projeto de intervenção em edificação histórica, um palacete do início do Séc XX restaurado por Marcelo Ferraz em 2002/06 para abrigar um "braço" do museu Rodin de Paris aqui no Brasil. Bom, aproveitando a deixa, vou mostrar rapidamente alguns outros dois projetos interessantes daqui de Salvador. Casa do Comércio Capela do Centro Administrativo da Bahia ; Arq.: Lelé
  13. Achei muito importante a iniciativa, não sei ao certo qual a referência que se tem em Lisboa, mas aqui no Brasis não sedá muita atenção ás obras públicas, a grande maioria são estruturas moduladas, exclusivamente funcionais que negligenciam tudo o que posssa ser chamado de conforto. Certamente alguém deixou de lado a parte que dizia "de forma criativa e inovadora"... Este projeto merece atenção, tanto pela iniciativa do administrativo, como pelos próprios resultados que prometem ser interessantes.
  14. Concordo que a semelhança com a Ópera é inevitável, algumas pessoas apontaram isto, inclusive alguns professores. Gostei se de alguma forma, meu projeto remete a ela, é realmente uma obra muito bonita.
  15. Bom, o objetivo é na realidade meio abstrato, partimos do princípio de que a luz é o elemento de maior relevância em se tratando de arquitetura religiosa, essa teoria é perfeitamente discutível, apesar disso, percebí que concordar com ela pode ajudar bastante. Eu sou aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, aqui no Brasil. Achei interessante esta capela Lilja, apesar de que a sua forma me causou uma certa estranheza, acho que ambientes com elementos triangulares tão evidentes devem ser tratados com muito cuidado. É uma forma simples, e bem elaborada, mas me parece faltar alguma coisa ainda. Os efeitos de luz, por sua vez, são ricos e muito bonitos.Obrigado pela referência. Agradeço os comentários, qualquer crítica ou apontamento será bem vindo.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.