JoanaSC Posted March 24, 2009 Report Posted March 24, 2009 Olá a todos, venho perguntar ao fórum o que se sabe sobre construção em estrutura de aço (light steel framing)! Sei que existem já algumas empresas em portugal na zona norte mas gostava de ter uma ideia se os custos inerentes à construção de uma moradia unifamiliar nestes moldes diferem muito da construção tradicional. Pergunto também se poderei recorrer a qualquer arquitecto ou se será necessário que o prejecto seja realizado apenas por pessoas ligadas a este tipo de contrução. As vantagens de rapidez, liberdade estrutural, protecção anti-sismica e construção seca serão mesmo reais face a uma construção em alvenaria ou similares?? Cumprimentos, Joana PS. Não sou arquitecta nem pretenço a qualquer actividade do género, sou apenas uma cidadã em pesquisa, pelo que peço desculpa de antemão se utilizei termos incorrectos. Quote
Argos Posted March 24, 2009 Report Posted March 24, 2009 Joana, de certo que os custos diferem bastante da construcao tradicional, pela necessidade de mao de obra especializada, e porque o aco e bastante dispendioso. Parece-me ser uma boa solucao para outro tipo de edificios (essencialmente servicos)ou para remodelacoes, acrescento de pisos em antigos edificios etc... mas ponho as minhas duvidas quanto ao custo numa vivenda unifamiliar em comparacao com o sistema tradicional de betao armado, pelo facto de que os perfis sao geralmente bastante altos, obrigando a lajes ocas mas bastante altas. nao ha qualquer incompatibilidade entra arquitecto e produto, quando muito podera haver entre engenheiros (mas nao me parece), o que pode acontecer e o projecto do arquitecto nao ser possivel (a custos competitivos) com essa solucao. Muito honestamente, se esta a pensar fazer uma casa, essa devera de ser a ultima das suas permissas, a nao ser que, a queira acabada em dois meses. Quote
gibag Posted March 24, 2009 Report Posted March 24, 2009 Joana este sistema já foi debatido aqui no forum, faz uma pesquisa com "LSF" e deves encontrar o tópico. O sistema não é "propriedade" de nenhuma empresa. Elas apenas comercializam os materiais, serviços de assistencia ou empreitadas. Podes contratar qualquer arquitecto. Mesmo que não conheça o sistema irá concerteza reforçar os seus conhecimentos nesta área. A estrutura em si deve ser sujeita a cálculo estruturar. Depois do projecto feito é uma questão de pedir estimativas orçamentais às ditas empresas para ter uma ideia do custo. Quote
Pedro Barradas Posted March 24, 2009 Report Posted March 24, 2009 Acrescento.. que o LSF é especialmente vantajoso em projectos de edificios "arrojados", do ponto de vista formal... além é claro das questões realcionadas com a reabilitação, recuperação e alterações em construções existentes. Para a execução de arquitectura "tradicional".. é até a meu ver uma menos valia, já que apresenta tecnicas construtivas dificeis de conciliar com os requisitos de forma e de aparência pretendidos. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Arq_Castro Posted March 24, 2009 Report Posted March 24, 2009 Cara Joana, Acrescentando ao que os meus colegas já disseram, opiniões de resto partilhadas por mim, e abordando algo que é importante para si, a questão dos custos inerentes ao uso do LSF, convém alertar que regra geral trata-se de uma construção mais cara que a tradicional (cerca de 15 a 20%), no entanto, perceba que este valor é meramente indicativo, pois como foi dito anteriormente, dependerá de um orçamento dado sobre um projecto especifico, elaborado por um arquitecto, que avaliará a sua adequação a este sistema (ou mesmo necessidade) e juntamente consigo definirá a melhor solução de qualidade-preço. Cumprimentos, Quote
JoanaSC Posted March 25, 2009 Author Report Posted March 25, 2009 Argos, Gibag, Pedro Barradas e Arq_Castro, muito obrigada pelas respostas e pela sua celeridade. Decerto darei importância às opiniões apresentadas e irei ver no forum sobre o tema "LSF". Cumprimentos, Quote
Recommended Posts