Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa noite, Frequento o 2º semestre do 4º ano de Arquitectura, na Universidade Lusiada. Por opção pessoal estou a desistir de projecto II (4ºano) para conseguir despender o tempo necessario com as disciplinas teoricas que são muitas, complexas e importantes para a minha formação profissional. Deste modo se tudo correr como previsto restam-me mais 2 anos para concluir o curso, com 3 disciplinas: projecto II, projecto III, e Legislação (semestral). A minha duvida é a viabilidade de transferência, para o proximo ano lectivo, para a Faculdade de Arquitectura do Porto (processo e equivalencias..). obrigado pela atenção Cátia Esteves

Posted
penso que não te faltarão 2 anos, mas sim mais 3 visto que o curso na faup ser ainda de 6 anos. contudo, penso que o mais acertado será ires até à secretaria da faup ou telefonares para lá e pedires esse tipo de informações. ninguém te poderá dar informações mais exactas do que eles, obviamente.

margarida duarte

Posted

o meu objectivo não será concluir projecto II e projecto III em simultaneo, mas sim em 2 anos com maior disponibilidade e entrega da minha parte. amanha vou ligar para a faculdade, mas não sei até que ponto o curso na faup por ter integrado o processo de bolonha passa/ passou para 5 anos. obrigado pelas respostas cátia esteves

Posted

Bom dia, em relaçao a transferencias, actualmente com o sistema Bolonha implementado, tudo funciona por créditos, o que em certa medida poderá facilitar a tua transferencia, na minha antiga universidade o minimo requerido era de 180 creditos, acho que corresponderia aos 3 primeiros anos completos. Mesmo tendo atigindo esses creditos nada te garante que te dêem equivalencias a todas as disciplinas, provavelmente os anos 2 anos que te faltam poderão ser tranformados em 3 ou 4, devido à quantidade de cadeiras que te podem "impingir", para que possas ter um curso no minimo igual ao dos teus colegas da nova faculdade. No fundo tens que ponderar bem os prós e os contras de uma transferencia. Espero ter dado umas luzes...

Posted

Bolonha foi elaborada nesse sentido, uma especie de "UE para o ensino superior europeu" - Livre Circulação de Estudantes entre Faculdades. Mas mais uma vez relembro, que por teres 3 anos completos não implica que não tenhas que refazer algumas cadeiras, devido ao facto de que os proprios conteudos programáticos poderem variar de faculdade para faculdade. Alem disso se o sistema funciona por créditos, tambem não quer dizer que tenham que ser os 3 anos completos, mas sim os tais nºs de créditos exigidos pela faculdade. Nada melhor que ir ao ministerio da educaçao e resolver essa duvida. Atençao que a licenciatura "Bolonha" é equivalente ao bacharelato antigo e que o mestrado integrado é equivalente à antiga licenciatura.