Delly Posted July 26, 2007 Report Posted July 26, 2007 O extenso corredor é de "mestre", a luz natural que vem dos nichos é quebrada pela sanca existente ao centro, criando um jogo interessante de luz e sombra. Siza Júnior promete. Venham mais projectos estarei cá para observar e aprender. Viver a cores! venham mais fotos coloridas. RS Quote
R-L Posted July 27, 2007 Report Posted July 27, 2007 Só vos tenho a dizer : Quem me dera a mim morar numa casa assim e a 99% da população portuguesa ! Agora se é filho do siza e se usa a mesma linguagem do pai qual é o mal ? desde que a faça bem ... ou quantos aqui do forum já inventaram algo novo ? enfim ... A unica coisa que critico são as fotos isso sim, podiam estar melhorzinhas ! Cumprimentos :icon14: Quote
-Q- Posted July 30, 2007 Report Posted July 30, 2007 é capaz no entanto, esse projecto,terraços..., é para mim, a par com aquele cilindro em barcelona os dois unicos maus projectos da careira do siza ... sóme lembro de ir na rua, com amigos meus, em lisboa e dar-mos com umas varandas estupidas que estragavam,não so, a rua em si, como uma gajo batia lá com a cabeça depois, vimos uns enfiamentos muito forçados pa umas arvores, uns paus que nos pareciam falsos, enquadrados por buracos, que faziam lembrar janelas... ........ meses mais tarde apareceu uma arq e vida com um projecto do siza...(sem plavras) e era aquela ***** que tinhamos visto e odiado em lisboa fiquei indignado com estes paragrafos que li no dia antes d rumar á trienal, (visto considerar o arq siza o melhor exemplo d arq honesta do mundo actual) aproveitei para ir ver s o q dizias s verificava nos terraços de bragança. andei pelo chiado a observar tudo o q foi feito pelo arq siza e qd cheguei á rua da misericordia ond s situa o projecto em causa respirei d alivio mal coloquei o olhar no dito. discordo inteiramente com o q disseste, as varandas surgem num acto de mimetismo (o arq siza vai sempre buscar as caracteristicas mais marcantes de cada implantação como todos sabemos) para com o q lá existe, claro q numa forma actualizada e adaptada ao funcionalismo dum edificio moderno com o programa q tem! não bates com a cabeça em nenhuma varanda a n ser q sejas aquele tipo chinês gigantesco q se casou no outro dia com uma tipa chinesa com metade da altura dele! eu meço 1,85 e passei lá traqnuilamente sem q a minha pala capilar roçasse no betão da aresta mais baixa da varanda =) achei q as varandas são a natureza da rua e não só desta rua como desta zona da cidade d lisboa, o edificio tem um excelente emparelhamento de pedra, tem um optimo trabalho de azulejo manual, tem pormenores fantásticos e tem muito poucas falhas a nivel d detalhes (talvez os contadores municipais pudessem estar melhor), ou seja é uma obra do arq siza por excelencia em q s verifica a qualidade q lhe é reconhecida em tudo o q faz! gostaria tb d ressalvar q observar um edificio desd uma rua estreita observando apensa o q daí podemos ver n é um julgamneto eficaz duma obra seja d quem for. o entusiasmo das opinioes radicais é muitas vezes um juiz corrupto =) sem querer entrar em conflitos agressivos, foi apenas o q eu verifiquei, posso afirmar q saí de lá contente com o q vi, mais até do q os armazens do chiado e espero ir ainda este verão a barcelona investigar o caso do cilindro q em publicação me parece bom. cumprimentos Quote
asimplemind Posted July 30, 2007 Report Posted July 30, 2007 fiquei indignado com estes paragrafos que li no dia antes d rumar á trienal, (visto considerar o arq siza o melhor exemplo d arq honesta do mundo actual) aproveitei para ir ver s o q dizias s verificava nos terraços de bragança. andei pelo chiado a observar tudo o q foi feito pelo arq siza e qd cheguei á rua da misericordia ond s situa o projecto em causa respirei d alivio mal coloquei o olhar no dito. discordo inteiramente com o q disseste, as varandas surgem num acto de mimetismo (o arq siza vai sempre buscar as caracteristicas mais marcantes de cada implantação como todos sabemos) para com o q lá existe, claro q numa forma actualizada e adaptada ao funcionalismo dum edificio moderno com o programa q tem! não bates com a cabeça em nenhuma varanda a n ser q sejas aquele tipo chinês gigantesco q se casou no outro dia com uma tipa chinesa com metade da altura dele! eu meço 1,85 e passei lá traqnuilamente sem q a minha pala capilar roçasse no betão da aresta mais baixa da varanda =) achei q as varandas são a natureza da rua e não só desta rua como desta zona da cidade d lisboa, o edificio tem um excelente emparelhamento de pedra, tem um optimo trabalho de azulejo manual, tem pormenores fantásticos e tem muito poucas falhas a nivel d detalhes (talvez os contadores municipais pudessem estar melhor), ou seja é uma obra do arq siza por excelencia em q s verifica a qualidade q lhe é reconhecida em tudo o q faz! gostaria tb d ressalvar q observar um edificio desd uma rua estreita observando apensa o q daí podemos ver n é um julgamneto eficaz duma obra seja d quem for. o entusiasmo das opinioes radicais é muitas vezes um juiz corrupto =) sem querer entrar em conflitos agressivos, foi apenas o q eu verifiquei, posso afirmar q saí de lá contente com o q vi, mais até do q os armazens do chiado e espero ir ainda este verão a barcelona investigar o caso do cilindro q em publicação me parece bom. cumprimentos Concordo inteiramente! Das várias vezes que pude passar junto ao edifício fico fascinado com a sua imagem urbana, com uma linguagem culta e dotada de uma clara visão crítica da arquitectura envolvente. É claramente um edifício dotado de uma grande sensibilidade e dignifica bastante a leitura da rua! As varandas têm tudo a ver com o edifício, se calhar aquela varanda mais baixa poderia acabar antes, mas nao faz diferença nenhuma pois ninguém lá bate com a cabeça. Até acho bastante interessante a relação dos planos horizontais das varandas com a inclinação da rua. Depois há o jogo do alçado, a hierarquia que o arquitecto estabelece a nível de materiais, o desenho dos vãos, etc Mas voltemos ao assunto do tópico Quote
Recommended Posts