Jump to content
Arquitectura.pt


cerezite e betão EPS


studio

Recommended Posts

Sou um arquitecto italiano e moro em Portugal há pouco tempo. Ainda tenho algum problema na passagem Português-para-Italiano. Em particular precisava de saber duas coisas: 1- o que é a cerezite 2- o que é que você entendem por betão EPS Para quem quisesse esclarecer essas minhas duvidas, OBRIGADO studio

Link to comment
Share on other sites

Camada impermeabilizante à base de ligantes hidráulicos - cerezite. Poliestireno Expandido - EPS ("esferovite") O EPS é uma matéria-prima, apresentada sob a forma de pequenos grânulos, cuja constituição é o polimero de estireno, derivado de um produto natural o petróleo - e um agente expansor - o pentano. E = Expanded P = Poly S = Styrene Na primeira fase do processo produtivo é usado o vapor de água para expandir a matéria-prima, cuja densidade original é cerca de 650 Kg/m3. O pentano dilata-se dentro de cada grânulo, fazendo crescer a esfera de EPS. Resultam milhões de esferas de EPS compostas de 2% de matéria sólida e de 98% de ar, com uma densidade que varia entre 12 Kg/m3 e 80 Kg/m3, consoante o produto que pretendemos fabricar. Numa segunda fase do processo, as esferas repousam algumas horas dentro de silos, para posteriormente serem encaminhadas para as máquinas de molde. Aqui, dentro do respectivo molde, as esferas são sujeitas a um segundo choque de vapor, que as faz expandir ainda mais. Dado que o molde é um espaço fechado, não permitindo que as esferas "engordem" livremente, estas comprimem-se e agregam-se. O resultado é a criação das peças de EPSpara a embalagem e para a construção, ou peças técnicas, tal como capacetes, acessórios para a industria automóvel ou tabuleiros de germinação de plantas para a agricultura, entre muitos outros. As aplicações do EPS na construção civil são extraordinariamente variadas, sendo de salientar que o EPS, para além de ser um excelente material de isolamento térmico, pode também ser um sistema construtivo. Betão EPS (além do betão é constituido por bolinhas de "esferovite" com um quimico de aderencia ao cimento) é preparado simplemente juntando agua e cimento ao EPS numa betoneira. A densidade é dada pela dosagem de cimento, e estamos a pensar em 250kg/m3. Antes da secagem total irá ser passada uma betonilha de regularização para depois aplicar a impermeabilização, que, em princípio será um sistema de telas asfalticas. Este caso aplica-se numa cobertura plana. Espero ter ajudado alguma coisa!

Link to comment
Share on other sites

Betão EPS tem na sua constituição o isolamento térmico "incorporado", não sendo totalmente eficaz relativamente a outros sistemas não deixa de ser uma solução a considerar, quer em termos de execução, manutenção, e principalemte custos no entanto quem executar a obra tem de saber o que está a fazer! Tinha me esquecido deste ponto.;)

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

studio Não confundir cerezite com EPS. Uma coisa não tem a ver a outra. O cerezite não passa de uma camada de cimento aplicada sobre esboço ou sobre reboco, afagado à colher. É uma espécie de impermeabilizante à moda antiga. O afagamento à colher permite fechar os poros e aumentar a resistência à passagem de humidade. Este processo tradicional ainda é muito utilizado, principalmente em paredes voltadas batidas pela chuva.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.