mind_moz Posted October 16, 2008 Report Posted October 16, 2008 boas noites, sou um estudante de arquitectura e estou em erasmus em alicante, espanha, a ver se aprendo com os nuestros hermanos lol. Pois bem, na aula passada eu apresentei uns slides sobre qualidade de vida, mostrando aspectos positivos e negativos para tal, e dois deles geraram uma grande discussao ( no bom sentido claro) com o professor, em que eu mostrava: -uma foto de las vegas e dizia que nao tinha identidade pois é uma cidade que contém muitos edificios k nao passam de copias (ex: torre eiffel, piramides, castelos) e disse que aquilo era muito "plastico", - outro ponto foi a alta densidade populacional em sao paulo e como eles vivem uns em cima dos outros, que gera o caos e o conflito, e o professor disse que tinha que apresentar um trabalho daqui a 2 semanas para provar esses dois pontos. Alguem sabe onde posso buscar essa informaçao????????? P.S: tou a ver que proxima vez fico calado na aula lol Quote
Gupyna Posted October 16, 2008 Report Posted October 16, 2008 Las Vegas (Sin City) é considerada uma cidade espectáculo, vive á custa de sonhos que se podem tornar realidade, é tudo um jogo. Recomendo um livro :"Complexidade e Contradição em Arquitectura" de Robert Venturi. S. Paulo é considerada (ou classificada) por urbanistas e geógrafos de Cidade Dual. Este tema (cidade dual) encontra-se desenvolvido neste site sobre textos de arquitectura: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq047/arq047_00.asp"A Cidade Dual é um conceito desenvolvido por Manuel Castells (1) e tratado também por Saskia Sassen (2), que se refere à manifestação contemporânea de uma estrutura urbana, social e economicamente polarizada. No Sul pós-colonial, este fenômeno acentua-se como conseqüência da reprodução de modelos de desenvolvimento alheios à realidade econômica, tecnológica e social da maioria dos países. Trata-se de sociedades duais, já que nelas convivem a cultura do consumo e do hedonismo com a cultura da sobrevivência ou das necessidades básicas; o primeiro e o terceiro mundo de um mesmo Estado. O resultado deste fenômeno, em termos urbanísticos, é a megacidade de crescimento disperso e fragmentado que criou arquipélagos monofuncionais e guetos residenciais. Em outras palavras, é uma cidade que gera divisões espaciais, temporais e sociais entre seus habitantes." Quote
mind_moz Posted October 17, 2008 Author Report Posted October 17, 2008 ui gracias.....pensava que ninguem me ia responder a este topico, mas vejo que o mundo dos arquitectos tem aquilo que eu mais gosto, discussoes sempre em aberto e reflexoes, sempre com muitos participantes. Mas diz-me, em parte, concordas com o que eu disse no topico em relaçao as cidades?? Quote
Argos Posted October 17, 2008 Report Posted October 17, 2008 Las Vegas = a plastico de fast food e nao a plastico de plasticidade presumo. De resto a grande questao na minha opiniao e compreender como e que uma cidade recente como Las Vegas (tem cerca de 70 ou 80 anos como cidade) cresceu, e nesses sentido pode-se dizer que cresceu de uma forma muito natural, ponto de passagem quer via comboi quer via automovel para quem atravessa os States de costa a costa, a cidade desenvolveu-se a partir da Interstate e a propria avenida principal e parte dessa mesma estrada. E natural que seja uma cidade de plastico, julgando a localizacao geografica e o Pais onde esta, a populacao e pouco mais de metade de meio milhao de habitantes (os que nao vivem na cidade de plastico) todos os outros vao la para o mesmo. No entanto tem uma identidade muito propria e quase impar pela forma como vive, porque depende exclusivamente do jogo e vive assumidamente para o jogo e o espetaculo. Ja Sao Paulo e bem difrente, cidade com Historia, capital economica do Brasil, mas isso nao quer dizer que tenha propriamente uma identidade propria, acho que a sua indentidade nao sera muito difrente da do resto do Brasil, nao e a densidade populacional que gera conflito em Sao Paulo mas sim a luta pela sobrevivencia, e uma cidade que vive a dois tempos porque tem o maior trafego de Helicopetros do mundo e quem tem dinheiro vive na perifria e desloca-se para o trabalho de Helicoptro, enquanto alguns milhares vivem em situacao de Hotbed no centro. E tambem uma das cidades mais populosas do mundo e isso significa muito. Quote
mind_moz Posted October 17, 2008 Author Report Posted October 17, 2008 bons dias caros colegas estudantes e caros futuro colegas arquitectos (espero lol). Bem eu ja tinha deixado esta questao noutra secção e peço desculpa porque vi que aqui creio que esta melhor enquandrada. bem, a uns tempos apresentei um trabalho sobre qualidade de vida em que tinhamos que apresentar bons aspectos e maus aspectos para tal, e dois topicos que apresentei, criaram discussão na classe, 1º que a cidade de Las Vegas nao tinha identidade devido as copias que tem (caso das piramides, da copia de veneza, entre outros) e que cria que isso fazia com que as pessoas nao se identificassem com a sua cidade, por parte tb a ausencia de historia da cidade, e ausencia de um estilo arquitectonico que se identifique com a sua "historia" 2º falei da cidade de são paulo como exemplo para o crescimento exaustivo de uma cidade, que acaba por ter um mau planeamento e ter as pessoas a viver uma em cima das outras, cidade do caos creio, e que cria "ilhas" dentro da mesma cidade, contribuindo tanbem para a violencia em que vive a cidade. Concordam com esta opinião????Sabem de onde se pode encontrar mais informação??? Quote
Márcio Ferreira Posted October 17, 2008 Report Posted October 17, 2008 O Arq. Souto Moura, numa entrevista aqui divulgada, tem uma frase próxima dessa ideia, ele dizia que o arquitecto corrige a natureza, eu não acho que o arquitecto corrige a natureza, mas sim adapta-se ás vontades do Homem, mas isso é apenas uma questão de semântica. Na essência, o objectivo do arquitecto é realmente modificar o existente, para melhor a qualidade de vida do Homem. Quanto à informação, os livros ajudam muito, mas a melhor informação que tens é o dia-a-dia, em que analisas, através do desenho, escrita, etc... Quote
Recommended Posts