Lichado Posted September 18, 2008 Report Posted September 18, 2008 Que as câmaras andam com falta de dinheiro, já percebemos. Que chamem Edifício de Impacto Semelhante a Loteamento, para poderem cobrar taxas de compensações urbanísticas, a tudo o que seja maior que um galinheiro, também, e mais taxas só para apreciarem o projecto, enfim, agora, começarem também a cobrar o estacionário é que eu não estava à espera:http://distoninguemfala.blogs.sapo.pt/7991.html O que se seguirá? Quote
Argos Posted September 18, 2008 Report Posted September 18, 2008 o Lochado, desculpe la mas por muito boa vontade que se tenha nao se consegue ler nada.... Quote
Pedro Barradas Posted September 18, 2008 Report Posted September 18, 2008 :rolleyes:... pois não.. nada de nadinha... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Lichado Posted September 18, 2008 Author Report Posted September 18, 2008 Eu consigo ver bem. Um pouco desfocado, mas legível. Será do browser? Quote
Argos Posted September 19, 2008 Report Posted September 19, 2008 pois realmentes aqui do trabalho ja se le melhor, do portatil em casa e que a mais complicado quanto a aquisicao das pastas, nao me admira nada, em Lisboa ja e pratica corrente a alguns anos, e nao me assusta nada que os operacoes urbanisticas tenham taxas, os pedidos de licenciamento, alvara ou autorizacao nao sao um favor que o cliente faz ao estado, mas sim uma necessidade da sociedade a qual deve de ser paga directamnete pelo requerente. Quote
Pedro Barradas Posted September 19, 2008 Report Posted September 19, 2008 epá..tenho um monitor de 24"... e mesmo fazendo ZOOM na imagem... nada. Considero um exagero as taxas que hoje em dia se cobram.... para entrega de projectos. Que as cobrem nas taxas de urbanização e edificação... tudo bem.. Mas cobrando à priori... estão dificultando o mercado. Mas... também compreendo que, em algumas câmaras... tenha de haver uma taxa "moderadora"... senão é o caos em entregas, aditamentos, PIP, etc.... Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Lichado Posted September 19, 2008 Author Report Posted September 19, 2008 Isso leva a outras questões, sobre o que é a actividade regular das entidades públicas e, portanto, deverá estar abrangida pelos nossos impostos e o que são serviços prestados que deverão ser taxados. À partida, considero que a análise de projectos deverá ser incluída na primeira, enquanto que a construção de edifícios, pelos encargos adicionais que implica ao munícípio, deverá ser taxada. E depois, se a análise de projectos é considerada um serviço, também poderemos questionar o seu monopólio por parte das autarquias, o DL 445/91 já previa a formação de empresas cerfificadoras de projectos de arquitectura. Já acontece com projectos das especialidades o cliente poder escolher a empresa que lhe vai certificar o projecto (também podemos escolher a empresa que nos inspecciona o automóvel, embora aqui os preços não sejam liberalizados), em função do preço, da rapidez, etc. Aqui o problema do projecto de arquitectura é que a sua aprovação introduz de imediato uma mais valia sobre a propriedade... Quote
Lichado Posted September 19, 2008 Author Report Posted September 19, 2008 epá..tenho um monitor de 24"... É feio gozar com os pobrezinhos. Experimenta gravar a imagem para o teu PC. Já descobri o formulário no site da CM Sintra:http://www.cm-sintra.pt/Anexo/633464460146629545Obras%20de%20edifica%C3%A7%C3%A3o%20-%20Licenciamento%20e%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20pr%C3%A9via.pdf Pág 10, em baixo. E já agora, vejam lá a pag. 7. Se estivermos a intervir num edifício que já tenha número de processo atribuído, além de numerarmos e rubricarmos todas as folhas, ainda temos de escrever, em cada uma delas, o número do processo! E viva o Simplex Quote
Argos Posted September 19, 2008 Report Posted September 19, 2008 Nao esquecer que por exemplo a comunicacao previa na Camara de Lisboa custava a volta de 350 Euros a uns 2 anos, enquanto pelo licenciamento em si a camara nao pode cobrar nada. quanto ao N 7 Lichado, isso e para te proteger a ti... Quote
Lichado Posted September 19, 2008 Author Report Posted September 19, 2008 Não pode cobrar porquê? Como podes ver, a CMS cobra 0,50 €/m². E do quê me protege o facto de eu ter de escrever o número do processo nas centenas de páginas que pode ter um projecto de alterações (a CM Sintra exige 3 colecções), incluindo as especialidades? Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.