Jump to content
Arquitectura.pt

Recommended Posts

ola a todos moro num apartamento no 2º andar onde se ouve o barulho do andar de cima e tenho um pé direito 2.45m. 1ª gostava de saber qual o material adequado para me resolver o problema. 2º o material mais eficaz e qualidade preço. 3º qual o material que ocupe menos espessura possível,derivado ao facto de haver um pé direito reduzido. cumprimentos a todos

Depende essencialmente de duas coisas...

1 -se o ruído for de sons de percussao (andar de pessoas) é muto complicado resolver isso e geralmetne a solução é feita no andar acima. Podes tentar algo usando uma solução com Green Glue mas sinceramente nao sei qual será o resultado final porque nunca testei essa situação

2 - se for sons de condução aérea (pessoas a falar ou musica/TV):

la de rocha 40 mm + pladur + Green Glue + pladur = perdes 7 cm mais ou menos

Esta é a solução mais eficaz que conheço e até é mais barata que soluções com membranas ou telas acústicas

Mais informação em :

http://www.someacustica.com/someacustica/index.php?page=green-glue

• 7 months later...

Se me permitem vou adicionar alguma informação adicional:
1. Para os dois problemas apresentados existem duas soluções distintas:
1.1. Isolamento a sons de condução aérea: O isolamento deverá ser realizado essencialmente com base na lei da massa, e com o aumento do volume da caixa de ar entre espaços a isolar.
1.2. Isolamento a sons de condução estrutural: Neste caso não existe outra possibilidade senão eliminá-los na fonte (quase sempre impossível) ou realizar o isolamento do espaço com uma filosofia de duplicação do pavimento+paredes+tecto.
Estas soluções são normalmente dispendiosas e dependem sempre do isolamento existente, pelo que aconselho sempre a visita de um técnico especializado. Existem algumas empresas de acústica em Portugal habilitadas para este tipo de trabalhos, na qual nos incluímos :). Aplicar uma solução apresentada por empresas de tectos falsos poderá trazer alguns amargos de boca... (já tive oportunidade de o comprovar)
Uma solução de controlo integral de ruído normalmente reduz o espaço em aprox. pavimento: 8cm; paredes: 8cm; Tecto: 15 a 20cm.

A nossa empresa (Acustek) realiza obras de isolamento em habitações; estúdios, construção civil e Indústria, pelo que agradecemos as vossas dúvidas e eventuais contactos.

• 4 months later...

oi pessoal! escutem, alguem me pode ajudar numa pequena duvida? tenho uma banda, e nós ensaiamos numa garagem. Como devem imaginar o barulho e a acustica teem de ser mantidos sob control, senao correm de la connosco, ou entao o feedback acaba sempre por nos estoirar os miolos no fim dos ensaios =(. Então como ja vi que este pessoal aqui é entendido sobre o assunto, o que eu queria que me explicassem era isto: com lã de rocha, roof mate (daquelas placas grandes e fininhas) e pladour, qual a melhor maneira de dispor estes materias, no intuito de criar a melhor acustica? pladour, la de rocha, roof mate, bolsa de ar, e pladour novamente? nao sei, e agrecia imenso a quem me pudesse judar ;D

Boas tardes,
Vou tentar ser breve e claro:
Antes de ir de encontro à sua questão existem 2 conceitos que convém que sejam explicados:
Isolamento acústico: Refere-se à perda de energia conseguida através dos paramentos da envolvente, entre o recinto emissor e o recinto receptor. (entre espaços)
Condicionamento acústico: Refere-se ao tratamento do próprio espaço.

Pelo que percebi pretende as duas coisas. Isolamento para não incomodar os vizinhos e condicionamento acústico para poderem reduzir a reverberação. Assim sendo precisam de materiais isolantes (massa + absorção no interior das caixas de ar) e de materiais absorventes para tratar internamente o espaço. Não sei se será boa ideia partirem para uma realização do trabalhos pelos vossos meios porque existem uma série de outros conceitos envolvidos que pelo que depreendo não os terão bem presentes. No entanto se pretenderem avançar para uma solução desse tipo aconselho a colocar apoios anti-vibráticos no pavimento, paredes e tecto antes de iniciar a construção do isolamento propriamente dito. Não deverão usar o roofmate porque é um material desadequado. Utilizem materiais densos e caixas de ar qt maiores possível. A empresa fabrica uma série de soluções de condicionamento acústico que poderei enviar por e-mail se assim o pretenderem.

Obrigado pela resposta rapida =). Mas em relaçao ao roof mate, se meter-mos uma parede de pladour, lã de rocha, um espaço com ar, o roofmate e então mais outra placa de pladour a fechar a sequência, o roofmate vai prejudicar a acustica ou o isolamento de alguma maneira?

O roofmate ou melhor, a placa em XPS.. só servirá para voçês gastarem dinheiro.. pq o desempenho acustico não tem expressão... e se já colocam Lã de rocha ou de vidro ( lâs minerais - MW) têm o problema de isolamento termico salvaguardado.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Sim, certamente colocaremos caixas de ovos no final de tudo. Fazem o efeito pretendido, é uma especie de imitaçao daquele material que se usa mesmo nos estudios. Obrigado a todos pela a ajuda. Se quiserem escrevam "the 8 fake steps" no youtube, e vejam uns videos nossos =D nao sao grande coisa mas ja serve para nos conhecerem ao menos, algum critica - www.the8fs.webnode.com. Obrigado mais uma vez

• 5 weeks later...

Olá a todos! gostaria que me podessem ajudar, o meu vizinho do lado, coloca a musica bastante alta e a parede dele da para o quarto do meu filhote, o que me traz bastantes problemas como podem imaginar, gostaria de saber se existe alguma forma eficiente de isolar a parede.:margarida_beer:

• 2 weeks later...
  • 1 month later...

Em relação ao ruído do seu vizinho, existem limites para os 3 períodos do dia referenciados na legislação. A polícia municipal é a entidade competente para a resolução destes problemas, que deverá registar a ocorrência e no caso da mesma ser recorrente aplicar uma multa. Em muitos dos casos esse problema poderá ser agravado devido à "má vizinhança" e aí as coisas poderão complicar-se. Assim o ideal será mesmo realizar um isolamento acústico das partições em contacto com o seu vizinho para pelo menos evitar os ruídos de condução aérea.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.