Jump to content

Recommended Posts

Posted

.. no sector privado, de certeza que não é mais remunerado por ter o grau de "Mestre"

ja tive essa "discução" varias vezes com colegas mas ninguem tem certezas de nada contudo partilho a mesma opiniao, duvido que alguem que saia com mestrado de bolonha ganhe mais do que alguem licenciado antes d bolonha, nao faz o minimo sentido visto que estudaram o mesmo tempo!
Posted

ja tive essa "discução" varias vezes com colegas mas ninguem tem certezas de nada contudo partilho a mesma opiniao, duvido que alguem que saia com mestrado de bolonha ganhe mais do que alguem licenciado antes d bolonha, nao faz o minimo sentido visto que estudaram o mesmo tempo!

Nem mais X2....isso era desvalorizar por completo quem estudou antes!!!Não fazia sentido nenhum!!! ;) (off tópic: se bem que tb não faz sentido nenhum quem tiver mais de 23anos ou lá quanto é, entrar para o ensino superior sem fazer exames nacionais, tb é desvalorizar quem se matou e esforçou a estudar pra eles, mas isso é só mais uma das coisas que não fazem sentido nenhum neste pais :)) on tópic: mas pela lógica um "mestre" devia de ser valorizado pelo que se esforçou para fazer seu mestrado "pela lógica", e está visto que o mestrado não é peace off cake (vejo pelo numero de mestrados já efectuados lá na minha universidade!!!) :D mas isso era pela lógica, o que ia gerar uma enorme discução entre antes e pós Bolonha!!! ;)
  • 10 months later...
Posted

Boas.
Já tinha consciência de que na prática profissional, com a licenciatura em ciências da arquitectura pouco mais podemos fazer do que exercer funções de "desenhador" hablitado... Mas em relação à história dos alvarás de construção civil?
Será que com a "bela da" licenciatura poderemos pelo menos assinar um alvará?
Não faço ideia se é necessário estar inscrito na ordem para poder assinar, mas se tal fosse possivel, sempre ajudava a suportar mais 2 anos (a correr bem...) de propinas e afins, até concluir o curso.
Alguém está por dentro desta matéria?
Abraço.

Posted

A malta ainda não percebeu, que as licenciaturas, mestrados, pós-graduações a afins, são uma introdução/tirocínio a uma profissão, é na vida prática que no fundo se ganha o necessário traquejo.

Posted

Nem mais X2....isso era desvalorizar por completo quem estudou antes!!!Não fazia sentido nenhum!!! :p (off tópic: se bem que tb não faz sentido nenhum quem tiver mais de 23anos ou lá quanto é, entrar para o ensino superior sem fazer exames nacionais, tb é desvalorizar quem se matou e esforçou a estudar pra eles, mas isso é só mais uma das coisas que não fazem sentido nenhum neste pais :() on tópic: mas pela lógica um "mestre" devia de ser valorizado pelo que se esforçou para fazer seu mestrado "pela lógica", e está visto que o mestrado não é peace off cake (vejo pelo numero de mestrados já efectuados lá na minha universidade!!!) :D mas isso era pela lógica, o que ia gerar uma enorme discução entre antes e pós Bolonha!!! :foto:

Explica bem esta parte que sublinhei a vermelho se faz favor porque eu não entendi bem..?
Posted

Boas.
Já tinha consciência de que na prática profissional, com a licenciatura em ciências da arquitectura pouco mais podemos fazer do que exercer funções de "desenhador" hablitado... Mas em relação à história dos alvarás de construção civil?
Será que com a "bela da" licenciatura poderemos pelo menos assinar um alvará?
Não faço ideia se é necessário estar inscrito na ordem para poder assinar, mas se tal fosse possivel, sempre ajudava a suportar mais 2 anos (a correr bem...) de propinas e afins, até concluir o curso.
Alguém está por dentro desta matéria?
Abraço.

Podem assinar alvarás?
  • 3 years later...
Posted

Boa Tarde! Também completei o 3º ano do Curso de Arquitectura. E fui ao centro de emprego e a sra. disse-me "Se tem licenciatura então vou inscrevê-lo para procurar estágio profissional" Ora a minha dúvida é exactamente essa! Com a licenciatura do 3º ano posso fazer algum estágio profissional? Se sim serve de alguma coisa quando completar o 5º ano?

• 6 months later...
Posted

Boa Tarde! Também completei o 3º ano do Curso de Arquitectura. E fui ao centro de emprego e a sra. disse-me "Se tem licenciatura então vou inscrevê-lo para procurar estágio profissional" Ora a minha dúvida é exactamente essa! Com a licenciatura do 3º ano posso fazer algum estágio profissional? Se sim serve de alguma coisa quando completar o 5º ano?

Como já referido, a licenciatura de 3 anos na área de arquitectura não serve para nada!! Quer dizer, serve para as universidades privadas se encherem de dinheiro! Uma flagrante é ali para os lados da Junqueira, fazem o pessoal andar lá os 5 anos como se não houvesse processo de Bolonha e depois querem uma dissertação em 4 meses!!! Quem não conseguir passa a pagar 100€ por mês até entregar! Com boa vontade do orientador só andam lá mais um aninho a pagar, pois estes recebem à peça!! Daí o numero flagrante de alunos que termina o 5º ano, e não entrega a dissertação!!! É o mesmo que ter o 12º ano!! Vergonhoso!!! E quer o estado, quer a OA, nada fazem!! Portugal S.A. no seu melhor!

cumps