Jump to content
Arquitectura.pt


Arranha-céus mais arrojados dos ultimos tempo


portugese

Recommended Posts

A vantagem da torre no centro eh que possibilita o maior numero de pessoas no centro. E o centro de Lisboa nao eh a Baixa... nem o centro historico. Existe uma ideia falsa que o centro eh a Baixa, nao eh. O centro eh o Marques de Pombal e as duas avenidas e aqui nao sei porque razao nao existe edificacao em altura.

Link to comment
Share on other sites

e o impacto visual que iria criar? e o desequilibrio em relação às restantes construções existentes?? e também nao vejo grandes vantagens em concentrar muitas pessoas num unico centro, a nao ser mais transito, maior dificuldade em la chegar, mais stress, uma maior dificuldade em aceder ao que quer que seja, etc etc etc.

Link to comment
Share on other sites

Empregos num Centro = Mais Dificuldades de Transportes Empregos dispersos = Menos Dificuldades de Transportes Imagine: - 3 milhoes de habitantes da AML moram em Lisboa. - os 3 milhoes de empregos estivessem em Lisboa. - Transportes organizados e diversos. Certamente teriamos mais facilidade de chegar mais cedo ao emprego e de perder menos tempo nos transportes. Agora pensar em que tudo como estah tudo disperso dah ideia que cada concelho responde ah procura de emprego dos seus respectivos habitantes... trata-se dum equivoco. Eu por exemplo trabalho perto porem no meu segundo emprego levava 2 horas a chegar... portanto... pensar assim...:rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Joel, o resultado da dispesao sao os nossos "lindos" suburbios, exprimenta ir ao Castelo de Palmela e olhar para a paisagem e acho que vais perceber o que eu quero dizer, a dispersao, e desordenmento territorial sao muito piores que a concentracao de pessoas, nao promovem vida urbana, e promovem ums desocilaizacao das pessoas. acredito que quantos mais edificios de escritorias tivermos no centro, mais aopartamentos para habitcao estarao vagos, e que assim se volte a reabitar Lisboa. muito honestamente nao olho com muitos bos olhos o facto de certas empresas se moverem para a perifria, porque basicamente marginalizam quem nao tem automovel, levam os empregados a viver por vezes a 100 Km de distancia e a gastar 300 euros em combustivel por mes. (e depois ainda dizem que a cidade e que polui) quanto a Lisboa, estas errado JVS, Lisboa concelho tem cerca de 700 00 habitantes, a AML tem cerca de 3 000 000, Sintra e o segundo concelho mais populoso do pais com serca de 400 000,e Amdora e Odivelas teem a maior concentracao de pessoa por KM2.

Link to comment
Share on other sites

Empregos num Centro = Mais Dificuldades de Transportes
Empregos dispersos = Menos Dificuldades de Transportes

Imagine:

- 3 milhoes de habitantes da AML moram em Lisboa.
- os 3 milhoes de empregos estivessem em Lisboa.
- Transportes organizados e diversos.

Certamente teriamos mais facilidade de chegar mais cedo ao emprego e de perder menos tempo nos transportes.

Agora pensar em que tudo como estah tudo disperso dah ideia que cada concelho responde ah procura de emprego dos seus respectivos habitantes... trata-se dum equivoco. Eu por exemplo trabalho perto porem no meu segundo emprego levava 2 horas a chegar... portanto... pensar assim...:rolleyes:




pensar assim?? bastava que o planeamento urbano existice e fosse bem feito porque quanto te mudas-te e estavas longe do teu emprego se houvesse condições para também mudares de casa o problema estava resolvido.
alem do mais se fosse tudo concentrado no centro como é que as pessoas que habitassem longe iriam fazer?? queixavam-se do mesmo que te estas a queixar agora.
Link to comment
Share on other sites

Joel, o resultado da dispesao sao os nossos "lindos" suburbios, exprimenta ir ao Castelo de Palmela e olhar para a paisagem e acho que vais perceber o que eu quero dizer, a dispersao, e desordenmento territorial sao muito piores que a concentracao de pessoas, nao promovem vida urbana, e promovem ums desocilaizacao das pessoas.

acredito que quantos mais edificios de escritorias tivermos no centro, mais aopartamentos para habitcao estarao vagos, e que assim se volte a reabitar Lisboa.

muito honestamente nao olho com muitos bos olhos o facto de certas empresas se moverem para a perifria, porque basicamente marginalizam quem nao tem automovel, levam os empregados a viver por vezes a 100 Km de distancia e a gastar 300 euros em combustivel por mes. (e depois ainda dizem que a cidade e que polui)

quanto a Lisboa, estas errado JVS, Lisboa concelho tem cerca de 700 00 habitantes, a AML tem cerca de 3 000 000, Sintra e o segundo concelho mais populoso do pais com serca de 400 000,e Amdora e Odivelas teem a maior concentracao de pessoa por KM2.



os nossos lindos suburbios resultam simplesmente de um planeamento urbano inexistente! se houvesse planeamento as coisas podiam muito bem estar dispersas e organizadas!
Link to comment
Share on other sites

Joel, acho que nao compreendes o que eu quero dizer, o preco da dispersao (ainda que organizada e demasidado grande, tanto financeiramente como socialmente. Este tipo de problema nao se resolve de um momento para o outro, num estado democratico leva geracoes a resolver a nao ser que tenhas um terramoto, a que defenir muito bem em Lisboa quais os edificios/apartamentos que poderao albergar servicos. e se for preciso promover nova construcao para o efeito. a unica forma que vejo de resolver tal questao e precisamente inverter a tendencia de crescimento em mancha, e voltar a ter pessoas a viver no centro da cidade. ha que analizar os Secondarie Business Distrects, e promovelos como locais que albergam negocios e servicos, interligando-os, defenir bem os locais para nova construcao e impor minimos de servicos para cada expansao da cidade, a comecar pelos trasnportes. desta forma os loteamentos deveriam de ser feitos nao apenas por m2 mas tambem por quantas pessoas sao esperadas para habitar, impondo um minimo de habitantes por loteamento/urbanizacao, que inclua a construcao dos servicos necessarios (inclusive transportes). A unica forma de despromover o continuo crescimento em mancha, sera a imposicao de uma taxa de circulacao para a cidade, levando a desvalorizacao comercial do edificado fora da malha urbana e do alcance de tranportes.

Link to comment
Share on other sites

se me permitem vou responder num post so aos 2 (Argos e JVS). como voces proprios disseram um arranha ceus permitia juntar tudo no centro e bastava fazer vias de acesso para permetir que toda a gente tenha acesso, eu disse que bastava ter um planeamente urbano bem feito para poder disperçar pela cidade o que iriam por no edificio. sei bem que o urbanismo é inexistente e praticamente impossivel fazer porque ja está quase tudo construido mas também é verdade que as vias de acesso estao super lotadas e é praticamente impossivel criar novos acessos viaveis ate ao edificio por isso o problema fica o mesmo, iam ter tudo localizado no centro mas sem maneira das pessoas la chegarem! iriam ter na mesma os postos de trabalho e nao muito longe da habitação da maioria das pessoas. eu sou a favor da construção em altura mas em locais e situações necessárias como o caso de cidades sem espaço para cresces, locais onde a população aumenta drasticamente, etc e nenhuma cidade portuguesa preenche algum desses requisitos.

Link to comment
Share on other sites

Joel, nao achas que o homem ja ocupa demasiado territorio no planeta? as acessos viarios estao feitos, o problema esta na falta de acessos ferroviarios (nomeadamente Metro), e nas pessoas viverem a 30 e a 50 kilometros do local de trabalho, quando poderiam viver a 5 ou a 10, parte da solucao nao esta em fazer mais tranportes, ms sim em tornar sustentavel o viver na cidade. eu vivo numa cidade despersa, que tem provavelmente os transportes mais caros do mundo, simplesmente porque se entende que a sustentabilidade da cidade passa por cobrar o valor justo pelas viagens. Aqui as pessoas pensam duas vezes antes de comprar uma casa longe do local de trabalho, um passe para que vivam a 20 Km do centro pode significar 300 Euros, o que X 2 pode ser muito significativo num orcamento familiar (mesmo aqui). existe vida urbana? existe sim senhore, mas tal como em Portugal esta so atinge alguns (os que podem pagar).

Link to comment
Share on other sites

Joel, nao achas que o homem ja ocupa demasiado territorio no planeta?

as acessos viarios estao feitos, o problema esta na falta de acessos ferroviarios (nomeadamente Metro), e nas pessoas viverem a 30 e a 50 kilometros do local de trabalho, quando poderiam viver a 5 ou a 10, parte da solucao nao esta em fazer mais tranportes, ms sim em tornar sustentavel o viver na cidade.

eu vivo numa cidade despersa, que tem provavelmente os transportes mais caros do mundo, simplesmente porque se entende que a sustentabilidade da cidade passa por cobrar o valor justo pelas viagens.

Aqui as pessoas pensam duas vezes antes de comprar uma casa longe do local de trabalho, um passe para que vivam a 20 Km do centro pode significar 300 Euros, o que X 2 pode ser muito significativo num orcamento familiar (mesmo aqui).

existe vida urbana? existe sim senhore, mas tal como em Portugal esta so atinge alguns (os que podem pagar).



o homem ocupa demasiado território no planeta mas nao nas cidades portuguesas (que é a realidade que estamos a falar) e alem do mais ele so ocupa demasiado território é porque as politicas mundiais levaram a isso mesmo, mas nao vamos desviar o assunto.
o que tu estas a referir é que na cidade onde vives os postos de trabalho concentram-se todos no centro e as pessoas para la chegarem têm de pagar muito pelos transportes publicos, mas o que eu defendo é que para alem das pessoas estarem dispersas, tambem os postos de trabalho devem estar disperços pela cidade e nao estarem concentrados num só centro. imaginemos que se num raio de 5km houver espaço para habitação e locais de trabalho o tempo e o preço dispendido em transporte é minimo e a qualidade de vida relativamente melhor do que viver toda a gente amontoada em arranha ceus junto ao local de trabalho, isso seria ter um amontado de construçoes e o resto do território sem nada! eu não concordo com essa visao mas é só a minha opinião.
Link to comment
Share on other sites

qualquer capital Europeia ja ocupa demasiado territorio (talvez a parte de alguma cidade no leste da Europa). eu nao estou a dizer que todos os posto de trabalho se concentram no centro, mas isso e uma realidade que nos assiste. acho que nao compreendeste que pior que a ter arranha ceus no centro, e nao ter pessoas a viver no centro, eu defendo os arranha ceus para Lisboa porque acho que ha demasiada construcao que devia de ser habitacao e e escritorios. se procurares nostros threads deste forum vais encontrar no que e que baseio a minha opiniao, e sim defendo uma malha urbana com um limite bem definido, e acho que se alguem quer construir fora da malha urbana deve de arcar com todos os custos de infraestruturas para tal, esgotos, comunicacoes electricidade e afins, e mais, acho um desperdicio de dinheiro levar agua e electricidade a qualquer local com menos de 500 habitantes que nao ofereca uma desidade populacional aceitavel

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.