jjmpleal Posted June 4, 2008 Report Posted June 4, 2008 Boas. Sou um novato neste fórum e não sou arquitecto nem tenho nada minimamente ligado à área de construção. Gostaria de fazer umas perguntas e se puderem responder agradeço. Sei que existem imensos arquitectos no nosso país. Uns melhores, outros piores. Estou a pensar em construir uma moradia com arquitectura moderna e gostaria de saber qual o preço que um arquitecto leva para fazer um projecto para uma casa desse género com 300m2? Ou será que posso pedir a qualquer um para me fazer o projecto e pronto? Será que todos os empreiteiros sabem o que fazem quando se trata de materiais por vezes novos para eles? Obrigado pela vossa ajuda. Quote
marco1 Posted June 4, 2008 Report Posted June 4, 2008 é tudo muito relativo, mas posso dar um ou dois conselhos. Procure na sua região algum exemplo de uma casa que goste, seguidamente tente saber alguns pormenores, quem foi o arquitecto, o construtor e se conseguir, os preços que se praticaram tanto no projecto como na construção. Depois tente contactar alguns gabinetes da sua área mais próximos de preferência, faça uma reunião sem compromisso e frize bem esse ponto, e exponha o seu objectivo e analize a qualidade da resposta prévia, ou seja preços versus disponibilidade e qualidade dessa 1ª abordagem, fazendo a comparação com os dados que conseguiu na tal busca que fez na região. Quote
jjmpleal Posted June 4, 2008 Author Report Posted June 4, 2008 Obrigado Marco1. Falei com um arquitecto de Lisboa (eu sou perto de Coimbra) que julgo ser muito bom (Arquitecto Pedro Silva). No entanto gostaria de ter mais referências para também poder comparar preços e serviços. Quote
Peter Posted June 4, 2008 Report Posted June 4, 2008 Olá jjmpleal, antes de mais bem vindo ao arquitectura.pt ! Exactamente como o marco1 diz, uma boa prospecção de mercado é sempre o melhor a fazer nestas situações. Um arquitecto da zona é sempre bom porque está sempre perto para resolver algum problema que surja. O contacto directo entre autor e cliente é fundamental para um bom desenrolar de todo processo. Qualquer outra questão, disponha :) Quote
JVS Posted June 5, 2008 Report Posted June 5, 2008 é tudo muito relativo, mas posso dar um ou dois conselhos.Procure na sua região algum exemplo de uma casa que goste, seguidamente tente saber alguns pormenores, quem foi o arquitecto, o construtor e se conseguir, os preços que se praticaram tanto no projecto como na construção. Depois tente contactar alguns gabinetes da sua área mais próximos de preferência, faça uma reunião sem compromisso e frize bem esse ponto, e exponha o seu objectivo e analize a qualidade da resposta prévia, ou seja preços versus disponibilidade e qualidade dessa 1ª abordagem, fazendo a comparação com os dados que conseguiu na tal busca que fez na região. Marco... tu tens nocao do que acabaste de escrever? Eh por estas e por outras que a Paisagem portuguesa eh um HORROR!!!! Tens que ter cuidado... Imagina que ele vai ah procura e ve aquelas casas de emigrante, ou uma casa Raul Linista? Uma casa sem nenhuma relacao com a envolvente... Quote
Dreamer Posted June 5, 2008 Report Posted June 5, 2008 Quanto a mim o essencial é mesmo fazer-se essa prospecção de marcado e analisar o trabalho prévio de cada gabinete de arquitectura/arquitecto. Jjmpleal, não se deixe iludir pela aparente facilidade de um projecto barato se os trabalhos desse arquitecto não forem se enquadrarem no que pretende e se não lhe transmitir confiança. Por outro lado, nunca vá com ideias pré-concebidadas de como quer a casa até ao último detalhe, dê algum espaço de manobra ao arquitecto e tente perceber se ele compreende as suas ideias base, nomeadamente o tipo de linguagem arquitectónica, porque através de um diálogo construtivo (não impusitivo) há maior provabilidade de acabar com um bom projecto. Como diz o Peter, opte preferencialmente por um arquitecto da zona. Não é que alguém de "fora" não possa fazer um bom trabalho, mas se for de perto, pode mais frequentemente dirigir-se ao seu gabinete e na fase de construção a próximidade e a possibilidade de um acompanhamento mais próximo garantem um maior controle e rigor da obra. Desde já boa sorte para todo o processo :) Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Pedro Barradas Posted June 5, 2008 Report Posted June 5, 2008 Pode tirar as suas dúvidas sobre como contratar e quanto custa um projecto de arquitectura neste LINK :nervos: Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
marco1 Posted June 5, 2008 Report Posted June 5, 2008 Jvs realmente estás mesmo exaltado e só consegues ter uma leitura negativa das coisas. Só te faço uma pergunta: não achas que seguidamente a essa prospecção pela parte do cliente, o arquitecto não está ali para alguma coisa? Realmente tem lá calma e tenta reflectir pois os outros não andam aqui há dois dias apenas. Quote
JVS Posted June 5, 2008 Report Posted June 5, 2008 Jvs realmente estás mesmo exaltado e só consegues ter uma leitura negativa das coisas. Só te faço uma pergunta: não achas que seguidamente a essa prospecção pela parte do cliente, o arquitecto não está ali para alguma coisa? Realmente tem lá calma e tenta reflectir pois os outros não andam aqui há dois dias apenas. Pois... um dos primeiros trabalhos que fiz no estagio académico foi fazer uma moradia de acordo com revistas de decoração... e de acordo com estorias que vou ouvindo o arquitecto por vezes é um mero executante dos desejos do cliente. Ou executa como o cliente quer ou tenta conversar com o cliente a melhor maneira de conceber a casa... de acordo com os desejos dele. Penso que deves ter uma ideia de que a classe dos arquitectos é uma classe de anjinhos contemporaneos, modernistas e pos-modernistas... :) Quote
marco1 Posted June 5, 2008 Report Posted June 5, 2008 sinceramente JVS acho que já estás um pouco perdido no teu raciocinio. e nunca te esqueças que um arquitecto é um profissional dotado de certos conhecimentos e responsabilidades profissionais ( ler os estatutos) que presta um serviço neste caso a um particular mas, dentro das tais responsabilidades, com um sentido do bem geral da sociedade e paisagem envolvente. Quote
jjmpleal Posted June 5, 2008 Author Report Posted June 5, 2008 Agradeço desde já a todos os que tentaram ajudar. O meu mais sincero OBRIGADO! Quote
Recommended Posts