Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá a todos sou estudente de engenharia Cívil e estou a fazer um trabalho para a disciplina de Arquitectura, sobre o tema Grandes Equipamentos. O tema é generalizado para museus, estações de comboio, campos de jogos, Fundações, piscinas..etc O trabalho incide sobretudo na diferença das grandes obras para as "pequenas" .Modo de construção, desenho, funcionamento, estruturação, normas .. Se alguém souber ajudar agradecia. Cumprimentos

Posted

Olá joão Um dos aspectos que quero sublinhar no trabalho é se é possivel numa obra de grandes dimensões, como as que referi atrás, aliar a arquitectura com a funcionalidade, originalidade, tendo em conta todas as limitações para um grande equipamento (tais como espaço, possibilidade de existirem espaços verdes, parques de estacionamento). Mais concretamente se é possivel pensar um grande equipamento que a nível arquitectónico seja fabuloso, E que consiga aliar a funcionalidade e simplicidade de uma obra mais pequena. Falaram me ainda que o desenho de grandes equipamentos segue determinadas normas! Espero que me tenha feito entender. Cumprimentos

Posted

Como diz o asimplemind, bons exemplos não faltam, alias, no que à divulgação arquitectónica diz respeito, esses grandes equipamentos por vezes ganham mais relevo do que as pequenas obras, por isso a fonte de informação é muita.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Pedro, sem querer ser simplista, é mesmo uma questão de dimensão, as equipas serão maiores e mais diversificadas, toda uma série de parametros das várias disciplinas serão em maior numero, mas no fundo o arquitecto procura manipular esteticamente toda a funcionalidade inerente a uma intervenção seja ela grande ou pequena chegando mesmo algumas vezes a propor novos sentidos de funcionalidade.