Gupyna Posted September 2, 2008 Report Posted September 2, 2008 Para responder ao que a margarida escreveu!A arquitectura de Siza nunca encaixou nas categorias da crítica simplista e que necessita sempre (?) rótulos para facilitar o seu trabalho objectivo e mais ou menos pragmático . Segundo William Curtis, durante muito tempo a obra de Siza esforçou-se em manter um adequado equilíbrio entre o sítio e a envolvente (meio), mas nunca foi um “regionalista. Apesar de nunca ter estado profundamente comprometido com o sentido do lugar (genius locci), seja no campo ou cidade, superou sempre os tópicos do “contextualismo”.Em Penafiel, ou por exemplo no depósito de água da Universidade de Aveiro e na Faculdade de Arquitectura do Porto (FAUP), a arquitectura encontra em si própria, e não na Arte, a diferença em relação à mera construção. A desnaturalização passou a efectuar-se por exponenciação de características próprias do método arquitectónico: a escala, a função, a relação entre corpos e áreas. No caso do Jardim infantil em Penafiel estas características são pertinentes também no contexto urbano; deste modo, podemos referir-nos à exponenciação de escalas urbanas, de funções urbanas e da relação entre elementos urbanos.O jardim Infantil João de Deus em Penafiel, é o resultado de um processo moroso e tem como base um projecto inicial que foi reformulado por Siza. A escola vocacionada para 120 alunos é organizada num único piso em redor de três pátios internos. A variedade de espaços da escola é unida por um espaço central multiusos com lanternins ascendentes que marcam o edifício na silhueta de Penafiel. Estas áreas estão interligadas por uma piso contínuo de pedra e reforçado pelo soalho de madeira, estabelecendo uma linha horizontal baixa que se prolonga através do edifício. A escola está afastada 12 metros da rua criando um espaço urbano comensurado com a densidade de serviços da área. O desnível de 5 metros entre a cota de soleira da escola e rua é negociado por duas rampas e uma escada que serve para relacionar a escola com o edifício do tribunal vizinho.Este texto é o resultado de uma investigação (académica) sobre o Jardim Infantil feita por mim, sobre vários textos publicados por conceituados teóricos, para assim clarificar alguma imaturidade com que se escreve às vezes nestes debates de arquitectura, principalmente quando se critica a obra de Siza como se fosse um jogo de futebol, ou outra coisa qualquer! Quote
m a r g a r i d a Posted September 2, 2008 Report Posted September 2, 2008 eu não estava a criticar a arquitectura do siza directamente, mas o simples facto de não o admirar não deveria ter o efeito de "7 pedras na mão", mas tudo bem... eu estava a criticar a atitude de UM ARQUITECTO, seja ele quem for. tenho pena que não o tenhas entendido... enfim. the end p.s-"As férias estão a acabar, vou deixar estes debates!" não disseste no teu perfil que ias embora? as férias ainda não acabaram? Quote margarida duarte
Gupyna Posted September 2, 2008 Report Posted September 2, 2008 De vez em quando espreito estes debates! E escreve-se tal mal que não resisto! Já agora margarida qual é o teu problema, já estou a ver o papel de moderadora foi uma vez mais mal interpretado! A designação correcta é (escreve aquilo que eu quero ler se faz favor!) censuradora! Beijos e abraços para todos, o Gupyna de vez em quando espreita! Quote
m a r g a r i d a Posted September 2, 2008 Report Posted September 2, 2008 opá...vê lá se te acalmas...apenas dei a minha opinião, a qual não só te limitaste a responder (que fizeste muito bem) como também "contra-atacar" de uma maneira parva. eu já escrevo desta maneira noutros arraiais. pena que não me conheças desde essa altura. terei muito gosto em debater contigo os temas de arquitectura que aqui surgem, para assim trocar ideias diferentes e pontos de vista. se tu não aceitas isso então terás de rever o conceito de fórum, simples. e com esta me fico. não quero ferir a susceptibilidade de ninguém Quote margarida duarte
Gupyna Posted September 2, 2008 Report Posted September 2, 2008 pois...seja uma região árida, húmida, montanhosa ou de planície....e a relação com o lugar?cada vez mais, o siza é "chapa 5" e toca a andar.... :\ __________________ margarida escreveu isto noutro tópico, ehe ehe! Quote
m a r g a r i d a Posted September 2, 2008 Report Posted September 2, 2008 é a minha opinião sobre o senhor...e depois?! sou crucificada por isso? haja paciência.... e o meu ultimo comentário foi sobre os arquitectos em geral... mas eu ainda perco tempo com isto?? vai nanar... Quote margarida duarte
Argos Posted September 3, 2008 Report Posted September 3, 2008 devemos acreditar na profissão que escolhemos, escolhemos ser arquitectos porque acreditamos que a arquitectura deve servir as pessoas, não da maneira que as pessoas querem, mas da maneira que nós achamos que elas devem querer. presuncao e agua benta cada um toma a que quer... nao e que o Arquitecto nao deva questionar o cliente quanto a forma de utilizar o espaco, mas dai a impor, vai uma grande distancia, e a mesma historia do barbecue, toda a gente critica a churrasqueira no quintal, mas depois todos gostam de receber os amigos em casa para a bela da sardinhada. Quando um espaco e vivido, este e igualmente apropriado pelos utilizadoes, e sim e dever do arquitecto contar com esta questao, nesse sentido o Siza e um mestre, ele espera e sabe que o uso dos espacos nao e constante e que os mesmos sao apropriados de forma difrente (nesse sentido podemos olhar para a Malagueira). Parece-me que neste projecto houve quase uma ausencia de projecto de interiores, nao sei se por falta de orcamento, ou se ele apenas decidio que esse trabalho nao deveria de ser executado por ele,talves porque nao se estivesse para se ralar, ou porque isso transformaria o a sua imaculada obra. De qualquer forma os interiores perecem estar num estado misero, e depois admiram-se do estado comecar a entregar projectos a ateliers especializados em determinados programas. Quote
tatlin Posted September 3, 2008 Report Posted September 3, 2008 O interior é claramente do Siza Vieira, alias grande parte da intervenção é de interiores visto o exterior estar defenido previamente lembro-me quando esta escola foi inaugurada costumava aparecer em monografias com fotografias do interior onde isso se via muito bem, na altura muito provavelmente seria dos espaços mais "sizianos" até então. Não vejo quais são os problemas que encontram no interior, falta de espaço? os "bonecos" coloridos colados na parede? Vejo isso em todos os infantarios, o mesmo acontece no infantario em frente a minha casa feito também por um conhecido arquitecto do Porto Quote
asimplemind Posted September 3, 2008 Author Report Posted September 3, 2008 O interior é claramente do Siza Vieira, alias grande parte da intervenção é de interiores visto o exterior estar defenido previamente lembro-me quando esta escola foi inaugurada costumava aparecer em monografias com fotografias do interior onde isso se via muito bem, na altura muito provavelmente seria dos espaços mais "sizianos" até então. Não vejo quais são os problemas que encontram no interior, falta de espaço? os "bonecos" coloridos colados na parede? Vejo isso em todos os infantarios, o mesmo acontece no infantario em frente a minha casa feito também por um conhecido arquitecto do Porto Pois, também concordo contigo, não cheguei a entender porque é que através das fotografias disseram que o espaço não funcionava. O grande espaço interior parece-me até bastante bem organizado através das zonas demarcadas com os lanternins onde se desenrolam actividades diárias das crianças. Apesar de ser todo ele um espaço polivalente, cada lanternim demarca uma zona que tem um uso próprio. Acho bastante vantajoso este tipo de espaço pois poderá evoluir consoante as necessidades. Mesmo o espaço de refeições está conectado a estas zonas, sendo também demarcado espacialmente através do tratamento de luz. Os próprios pátios interiores ajudam a definir zonas e a tornar esse grande espaço polivalente mais atractivo. Os únicos espaços que se relacionam directamente com o exterior são as salas de actividades cuja transição para o exterior é feita através de um grande vão em cada sala. Penso que antes de mais este projecto merece atenção pelo desenho funcional proposto. Já o estudei há 3 anos e ajudou-me a perceber bastantes aspectos do funcionamento de um infantário pois este tem uma estruturação programática bastante clara. Depois a outra questão é a simplicidade a nível material e mesmo espacial. É um edifício que não pretende fazer-se ver, bastante singelo e mesmo no interior, os espaços são extremamente simples, mesmo os lanternins são do mais usual e barato. No entanto penso que mesmo com todos estes factores existe lá algo que nos desperta a atenção. Algo que provavelmente outro arquitecto não conseguiria fazer. Quote
Argos Posted September 3, 2008 Report Posted September 3, 2008 nao me queixo da luz, mas das paredes com azulejo branco (que lembram um matadoro) e do excesso de pilares (porreirissimo para os miudos desenvolverem calos na cabeca). Quote
Gupyna Posted September 3, 2008 Report Posted September 3, 2008 é a minha opinião sobre o senhor...e depois?! sou crucificada por isso? haja paciência.... e o meu ultimo comentário foi sobre os arquitectos em geral... mas eu ainda perco tempo com isto?? vai nanar... Temos arquitecta! Assim com este tipo de linguagem não vais ter problemas em falar com os operários das obras! Porque eles não te vão mandar nanar! Quote
nunomiguelneto Posted September 3, 2008 Report Posted September 3, 2008 o que é nanar? não sei... Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
JVS Posted September 3, 2008 Report Posted September 3, 2008 Margarida: Lembra-te que es moderadora. Tens de moderar.:) Quote
m a r g a r i d a Posted September 4, 2008 Report Posted September 4, 2008 sim, sim....eu já me calei à muito tempo JVS, não te preocupes. continuem a "discução". eu nem estou cá! Quote margarida duarte
" neutro " Posted September 5, 2008 Report Posted September 5, 2008 nao me queixo da luz, mas das paredes com azulejo branco (que lembram um matadoro) e do excesso de pilares (porreirissimo para os miudos desenvolverem calos na cabeca). completamente de acordo contigo...:palmas::palmas: Quote
Recommended Posts