Jump to content
Arquitectura.pt


Porto | Recuperação de um Edificio na Praça Carlos Alberto | Saraiva & Associados


Dreamer

Recommended Posts

ora este fachadismo (demolição sistemática do interior dos edificios antigos, substituindo-o por uma nova contrução com profundas mudanças tipológicas e volumétricas) decorre de tentativas de manutenção da imagem urbana histórica através da preservação das fachadas o que leva a interpretar a imagem histórica apenas como cenários, onde foi perdida a qualidade funcional e ficou apenas o visual e o regalo estético.
esta prática é sem dúvida a mais aceite mas será que estará correcta? na verdade não me parece, a preservação e a salvaguarda do património deve ser a bandeira nos respectivos instrumentos politicos onde se devem dar apoios através de normas ou mesmo financeiros para amenizar o dificil restauro destas tipologias. isto digo eu....


rui.dinis nao podemos esquecer que estas construção sao de uma altura em que a vivencia da propria habitação era feita de uma maneira completamente diferente daquela que temos hoje em dia, assim como o nivel de conforto "exigido" naquela altura era completamente diferente do exigido hoje em dia, por isso é compreensivel que em algum casos seja muito dificil ou mesmo impossivel o restauro do seu interior de maneira a preserva-lo e ao mesmo tempo adapta-lo ao modo de vida actual. Também em questoes tecnicas é igualmente complicado recuperar muitas dessas construções interiormente pela falta de tecnicos com capacidades e conhecimento que se foram perdendo ao longo dos anos.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 51
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

caro "anjo da morte" percebo perfeitamente que as vivências e o nivel de conforto hoje sejam completamente diferentes das passadas, estranho era se assim não o fosse. quando me oponho ao fachadismo que referí é à completa demolição sistemática do interior dos edificios, quero dizer que este tipo de atitude meramente plástica, estética e de deleite visual, não faz sentido, a preservação do património e da história é muito mais do que uma parede. não me oponho à reestruturação dos espaços oponho-me é à completa aniquilação dos mesmos.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.