ninobino Posted April 28, 2008 Report Share Posted April 28, 2008 Antes de mais queria felicitar a equipa do arquitectura.pt, pela nova roupagem, a qual me agrada muito, desejando que tudo corra pelo melhor para que continuem com o bom trabalho. Bom agora voltando ao assunto que me tras novamente aqui. Gostaria de saber se alguém me sabe dizer como purgar um ficheiro no 3ds max, pois cada vez que importo alguma coisa, ele vai aumentando o tamanho do ficheiro, até aqui tudo normal, pois o problema é quando apago o que importei o tamanho deste mantém-se na mesma, o que posso fazer para resolver esta situação? Obrigado. Um abraço. :icon_pistoles:ninobino:icon_pistoles: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Artvive Posted May 29, 2008 Report Share Posted May 29, 2008 nao tenho a certeza se tal comando existe... sei que o podes fazer com os Bitmaps na paleta de materias mas nao para geometria. Estas a usar qual versao? sei que 3dmax 9 tem problemas com geometria importada de versoes anteriores.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
tavares Posted June 18, 2008 Report Share Posted June 18, 2008 viva sugiro o seguinte: uma forma simples de aliviar o peso do ficheiro é recurso ao xref scene ou ao xref object. o ficheiro fica dependente de ficheiros externos. Vantagem: mais leve o ficheiro final Desvantagem: as alterações dos ficheiros externos implica a sua edição, que pode muito bem ser efectuada com uma 2ª sessão de max.http://www.imaginevirtual.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
lftspc Posted June 18, 2008 Report Share Posted June 18, 2008 Olá. Estou plenamente de acordo com o que disse o tavares em relação aos xref, porque se quiseres alterar alguma coisa em algum objecto da cena, basta abrires o ou os ficheiros externos referenciados e editar. Quando voltares a abrir o ficheiro da cena ele automáticamente faz o update. Eu trabalho, na maior parte dos casos, com proxys do vray. Vantagens: -utiliza só a "imagem" do ficheiro no layout utilizando o cálculo só no render tornando-se assim mais rápido. -podes clonar e tranformar em escala, posição, rotação. Desvantagens: modelação não editável. Exemplo: Tens um projecto que tem que integrar 5000 arvores em 3d. A solução seria converter essa vegetação para vraymeshes, caso contrário a máquina não aguenta. Link to comment Share on other sites More sharing options...
tavares Posted June 18, 2008 Report Share Posted June 18, 2008 neste link http://www.imaginevirtual.com/htm/port_3d_03.htm podes ver uma animação que fizemos há cerca de 3 anos, com standards do max 20.000 arvores arvore em xref object + scatter para as espalhar pelo terreno para hoje, não esta nenhuma beleza, mas na altura em que o fizemos.....o xref deu um jeitão Link to comment Share on other sites More sharing options...
lftspc Posted June 18, 2008 Report Share Posted June 18, 2008 Parabéns tavares! a animação está muito boa. Aconselho a utilização do xref. Aqui o tavares tem provas dadas que o xref realmente funciona! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now