Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa Tarde, Pretendo construir habitação própria, e acho que já fiz uns 100 desenhos e não consigo enquadrar as divisões de maneira a não existirem espaços "mortos".. :*.. O que pedia era um auxílio da vossa parte, no sentido de me indicarem uns quantos projectos (desenhos técnicos), de casas tipo chalet, formato L e/ou T, se possível com cave a servir de garagem e arrumação. Agradeço desde já a vossa atenção.

Posted

Turbines, melhor do que qualquer conselho que aqui alguém possa dar, é contratar um arquitecto que que com ele pense e estude o espaço com todas as componentes que este tem, nomeadamente o local, a envolvente, as vivências, etc... É desse trabalho em conjunto que se pode fazer ou não um bom projecto... Projectos tipo, ou projectos já realizados podem ser bons para tirar ideias, mas o melhor mesmo é avançar com certezas. Para que é que você quer fazer mais de 100 desenhos se o arquitecto com muitos menos e em menos tempo pode-lhe resolver a questão?... não me diga que vai entregar o trabalho a um arquitecto já com as coisas todas definidas...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Boa tarde Dreamer, Sim, a minha questão agora é a seguinte, passo a explicar, eu tenho um terreno que numa primeira fase tem de passar por um processo/pedido de desafectação. Nesta fase eu tenho de colocar a área de construção no mapa topográfico à escala 1:1000, para seguir junto com o processo. O meu problema reside em, nesta fase não queria avançar para o projecto definitivo com o arquitecto porque isso obviamente acarreta custos... Queria então ter já uma ideia avançada daquilo que iria construir em termos de área de construção, porque se for aprovada a desafectação só poderei construir nos espaço/área "desenhado" para tal.. É esta a situação concreta.

Posted

é muito simples existem regras aprior que garantem essa desafectação e terão que ser bem enunciadas pelos serviços técnicos camarários , tipo áreas máximas de construção para a zona; afastamentos e outras condicionantes, de maneira que para evitar futuros constragimentos, então de acordo com essas informações avança com apenas um poligono máximo de implantação sem ser vinculativo em termos de área de construção a cumprir ou seja poderá sempre construir menos, ou então também já com essas informações avança já com a contratação de um arquitecto que desenvolverá todos os passos necessários. isso de projectos adoc tem que acabar, pense na hipotese de que um filho seu queira tirar uma licenciatura em arquitectura e que futuramente não terá trabalho .

Posted

Turbines, então o que vai acontecer é que vai-se meter ainda em mais custos... e não só monetários... Agora está a tratar você de fazer o seu projecto, a 1:1000, para a desafectação, a conseguir a desafectação vai-se vincular a uma área de construção máxima e a uma mancha de implantação que pode não ser necessariamente a melhor... daí a necessidade da ajuda do arquitecto que escolher para o projecto, já que este pode desenvolver o projecto para a reserva agrícula de acordo com aquilo que posteriormente será o processo de licenciamento. Não necessita nesta fase de um projecto "completo" para licenciamento e concerteza que com o arquitecto conseguirá ajustar as necessidades processuais do processo de desafectação aos encargos financeiros. Até pode contractualizar com um arquitecto de forma a que nesta primeira fase seja paga uma parcela dos honorários correspondentes ao total contractualizado... enfim, um sem número de possibilidades, com a certeza de que aquilo que entrar para a reserva agrícula seja efectivamente aquilo que dará origem a um bom processo de licenciamento... Boa sorte, qualquer dúvida disponha :*

Posted

Sim, concordo com tudo o que foi escrito, mas...e se a desafectação não tiver sucesso? É o único terreno que tenho para construção. Se procurar outro, este poderá não se adequar ao projecto já realizado pelo arquitecto, ou se encontrar um terreno na minha freguesia que seja um bom negócio, mas que não se adequa ao projecto que já tenho... O meu problema é esse. Não tenho nem teria problema nenhum de contactar um arquitecto para o meu problema, a questão é que a desafectação pode não ser deliberada... Sem querer parecer que quero de alguma forma sobrepor o trabalho das pessoas qualificadas para o fazer, eu necessito apenas de uma ideia/as de qual a área que vou necessitar para construir.

Posted

Marco1, É exactamente a forma do polígono de que fala, que eu preciso, já sei de antemão que tenho de construir no polígono desenhado, e que até posso construir menos área no seu interior, mas é precisamente a forma do polígono que tenho de achar. Tendo uma ideia do que vou fazer é-me mais fácil desenhar o polígono com a área pretendida.

Posted

Turbines, eu compreendo-o, mas caso a desafectação seja aceite, o projecto já tem reais pernas para andar e sem problemas subsequentes, se não for aceite, perde-se apenas o estudo prévio... duvido que algum arquitecto se faça cobrar por um estudo prévio da mesma forma que se faz cobrar por um projecto completo... De qualquer forma, o estudo que você está a realizar nunca poderá ser aproveitado para qualquer outro terreno, já que tudo é diferente, desde o próprio terreno, passando pela envolvente, etc... Estou apenas a dizer-lhe o que faria se estivesse na sua situação, não pense também que apenas pretendo arranjar trabalho para um colega :* Repare, você até pode contractualizar com o arquitecto em fazer-se esse estudo prévio para a desafectação e mesmo que não seja aceite, esse encargo ser diluído no projecto que vier posteriormente a ser realizado para outro terreno...

Posted

Ok, contactarei um arquitecto. Vamos ver quanto custará um estudo prévio... Sou um "jovem de 27 anos, que foi pai à 6 meses, o fundo de maneio não é muito :* Obrigado pela vossa atenção, de qualquer maneira vou aparecendo por aqui, os meus parabéns pelo fórum muito interessante (até já copiei uns desenhos técnicos que por aí andam que me poderão ajudar a clarificar melhor o que quero fazer no futuro em termos de habitação)

Posted

Boa sorte para si e para todo o processo com o arquitecto que escolher. Já agora, como conselho, visite e perceba o trabalho de alguns arquitectos. Faça a escolha daquele com quem se identifique e que o seu trabalho se enquadre naquilo que procura. Para além de nesse primeiro contacto não pagar nada, assim já pode ter uma ideia mais acertada dos custos e encargos que vai ter com todo o processo. Espero vê-lo por cá e a apresentar o projecto da sua futura casa :*