Jump to content

Recommended Posts

Posted

Tenho uma dúvida que gostaria que me ajudassem a esclarecer: é legal em construção nova (moradia t2 ou t3) substituir a cozinha por uma kitchnet? Conhecem alguma legislação que se refira ao assunto? Agradeço desde já a ajuda

Posted

Depende do conceito de Kitchenet!!! Desde que cumpra a legislação, tenha o equipamento mínimo, tenha afecto a área minima da cozinha, etc... não existe inconveniente (a cozinha não tem q ser compartimento separado!!!)

Podes chamar o que quiseres... desde que para a Câmara, a designação seja Cozinha

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

Se bem que há camaras casmurras que obrigam a o espaço estar separado, só permintindo essa situação em empreendimentos turisticos. A legislação (REGEU- regulamento geral das edificações urbanas) exige aquilo que o Pedro falou e a boa exaustão de fumos assim como de iluminação, não falando que o espaço tem que ser encerrado. Neste caso até como o espaço estava previsto, o facto de se tirar a parede que separa a sala, penso eu que seja assim, não é problema, mas como disse existem camaras que fazem outras interpretações e abrem "portas" para a situação recorrente de chamar a toda a sala e cozinha, simplesmente cozinha.

Posted

Se bem que há camaras casmurras que obrigam a o espaço estar separado, só permintindo essa situação em empreendimentos turisticos.

Pois é... ainda subsiste em alguns técnicos camarários uma visão redutora da legislação, não compreendendo realmente que o que se pretende é a afectação de áreas funcionais para as diversas actividades que uma Habitação terá que disponibilizar ao seu utente... Daí não esquecer o espaço destinado a tratamento de roupa... por exemplo.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Posted

O que dizem explica a razão pela qual já ouvi falar de projectos que vêm para trás por este motivo embora continue a ver cada vez mais construção nova com esta opção. Não há um critério definido, tudo está no parecer discricionário do técnico da câmara. Obrigada pela ajuda

• 2 weeks later...
Posted

Boas caros colegas é engraçado, mas não tem graça nenhuma, dias ia entregar um projecto de alteraçoes de um aprtamento em se virifica esta sitiação e as colegas arquitectas na camara de lx nao aceitaram a designaçao de cozinha no espaço kitchnet, tendo eu de voltar a casa alterar a legenda para kitchnet, e amanha vou voltar a tentar entrega...

Posted
Boas caros colegas é engraçado' date=' mas não tem graça nenhuma, dias ia entregar um projecto de alteraçoes de um aprtamento em se virifica esta sitiação e as colegas arquitectas na camara de lx nao aceitaram a designaçao de cozinha no espaço kitchnet, tendo eu de voltar a casa alterar a legenda para kitchnet, e amanha vou voltar a tentar entrega...[/quote']

Depois diz como correu e mostra o projecto para que tenhamos uma melhor ideia em que se aplicou tal atitude...
Já me deparei com algo semelhante mas apenas defini como COZINHA como aconselhou o Pedro Barradas MAS, e aqui está o busilis :rambo: , denominei a TOTALIDADE do espaço, ou seja, cozinha/kitchnet+Sala = Cozinha
Foi assim que o projecto passou, gostaria de saber como o teu (e os de outros colegas) evoluiu.

Abraços,
  • 11 months later...
Posted

A esta situação ( cozinha + sala, sala + cozinha etc). chamamos nós cá na zona o carnaval das tipologias, ou seja: T1 disfarçado de T2, T2 disfarçado de T3 e por ai fora, a tua imaginação é o limite????.