liath Posted January 3, 2008 Report Posted January 3, 2008 Tenho uma dúvida que gostaria que me ajudassem a esclarecer: é legal em construção nova (moradia t2 ou t3) substituir a cozinha por uma kitchnet? Conhecem alguma legislação que se refira ao assunto? Agradeço desde já a ajuda Quote
Pedro Barradas Posted January 4, 2008 Report Posted January 4, 2008 Depende do conceito de Kitchenet!!! Desde que cumpra a legislação, tenha o equipamento mínimo, tenha afecto a área minima da cozinha, etc... não existe inconveniente (a cozinha não tem q ser compartimento separado!!!) Podes chamar o que quiseres... desde que para a Câmara, a designação seja Cozinha Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
marco1 Posted January 4, 2008 Report Posted January 4, 2008 Se bem que há camaras casmurras que obrigam a o espaço estar separado, só permintindo essa situação em empreendimentos turisticos. A legislação (REGEU- regulamento geral das edificações urbanas) exige aquilo que o Pedro falou e a boa exaustão de fumos assim como de iluminação, não falando que o espaço tem que ser encerrado. Neste caso até como o espaço estava previsto, o facto de se tirar a parede que separa a sala, penso eu que seja assim, não é problema, mas como disse existem camaras que fazem outras interpretações e abrem "portas" para a situação recorrente de chamar a toda a sala e cozinha, simplesmente cozinha. Quote
Pedro Barradas Posted January 4, 2008 Report Posted January 4, 2008 Se bem que há camaras casmurras que obrigam a o espaço estar separado, só permintindo essa situação em empreendimentos turisticos. Pois é... ainda subsiste em alguns técnicos camarários uma visão redutora da legislação, não compreendendo realmente que o que se pretende é a afectação de áreas funcionais para as diversas actividades que uma Habitação terá que disponibilizar ao seu utente... Daí não esquecer o espaço destinado a tratamento de roupa... por exemplo. Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
liath Posted January 4, 2008 Author Report Posted January 4, 2008 O que dizem explica a razão pela qual já ouvi falar de projectos que vêm para trás por este motivo embora continue a ver cada vez mais construção nova com esta opção. Não há um critério definido, tudo está no parecer discricionário do técnico da câmara. Obrigada pela ajuda Quote
5ºELEMENTO Posted January 18, 2008 Report Posted January 18, 2008 Boas caros colegas é engraçado, mas não tem graça nenhuma, dias ia entregar um projecto de alteraçoes de um aprtamento em se virifica esta sitiação e as colegas arquitectas na camara de lx nao aceitaram a designaçao de cozinha no espaço kitchnet, tendo eu de voltar a casa alterar a legenda para kitchnet, e amanha vou voltar a tentar entrega... Quote
TiCo Posted January 18, 2008 Report Posted January 18, 2008 5ºELEMENTO e vá lá que agora podes entregar em suporte digital Senao toca a plottar tudo de novo ;) Quote
Arq_Castro Posted January 18, 2008 Report Posted January 18, 2008 Boas caros colegas é engraçado' date=' mas não tem graça nenhuma, dias ia entregar um projecto de alteraçoes de um aprtamento em se virifica esta sitiação e as colegas arquitectas na camara de lx nao aceitaram a designaçao de cozinha no espaço kitchnet, tendo eu de voltar a casa alterar a legenda para kitchnet, e amanha vou voltar a tentar entrega...[/quote'] Depois diz como correu e mostra o projecto para que tenhamos uma melhor ideia em que se aplicou tal atitude... Já me deparei com algo semelhante mas apenas defini como COZINHA como aconselhou o Pedro Barradas MAS, e aqui está o busilis :rambo: , denominei a TOTALIDADE do espaço, ou seja, cozinha/kitchnet+Sala = Cozinha Foi assim que o projecto passou, gostaria de saber como o teu (e os de outros colegas) evoluiu. Abraços, Quote
marco1 Posted January 18, 2008 Report Posted January 18, 2008 e quando se faz isso um dos quartos terá que se chamar sala com a área regulamentar (rgeu) Quote
Arq_Castro Posted January 18, 2008 Report Posted January 18, 2008 e quando se faz isso um dos quartos terá que se chamar sala com a área regulamentar (rgeu) Exactamente, já não me recordava de mais essa particularidade nesse licenciamento. :icon14: Quote
alexelos Posted January 15, 2009 Report Posted January 15, 2009 A esta situação ( cozinha + sala, sala + cozinha etc). chamamos nós cá na zona o carnaval das tipologias, ou seja: T1 disfarçado de T2, T2 disfarçado de T3 e por ai fora, a tua imaginação é o limite????. Quote
michaeloureiro Posted January 16, 2009 Report Posted January 16, 2009 Alguem sabe quais as consequências no cálculo do IMI? nestes casos...boas suponho:) Quote
Recommended Posts