Jump to content

Recommended Posts

Posted

Universidade entra no mundo virtual através do curso de arquitectura, com a responsabilidade social como critério no mundo paralelo
Imagem colocada Na vanguarda das novas tecnologias, a Universidade Católica Portuguesa, através do curso de arquitectura que o pólo de Viseu ministra, entrou na realidade virtual, no Second Life. Os alunos de arquitectura foram convidados a desenvolver o projecto de uma ilha, que compraram, e que agora vão solucionar arquitectonicamente.
Second Life é um mundo digital a três dimensões, imaginado e criado pelos seus residentes, apresentando a possibilidade de criar vidas simultâneas. Desde a sua abertura ao público em 2003, este ciber espaço tem crescido e actualmente é habitado por milhões de residentes em todo o mundo.
Segundo o professor e arquitecto António Carvalho, entrar desde o início neste mundo virtual “é uma mais-valia”, pois o intercâmbio entre os residentes é muito grande.
Para a UCP é sinal de “grande abertura”, aponta o arquitecto à Agência ECCLESIA, que afirma que na universidade não há uma “visão tradicionalista”, mas antes uma “responsabilidade social do arquitecto”.
Sendo uma proposta que apresenta a possibilidade de vidas paralelas, o professor de arquitectura da UCP assume que este projecto “não se pretende substituir a realidade, mas complementá-la”, garante, permitindo fazer experiências em novas soluções e produtos.
Esta é uma oportunidade para marcar presença “com uma atitude responsável, pró activa dos alunos neste universo”, sublinha António Carvalho. O arquitecto condiciona “para melhor ou para pior” os espaços sociais. O espírito da responsabilidade deve ser transportado também para essa realidade virtual.
O facto do curso de arquitectura estar sediado no pólo de Viseu é outra vertente positiva, segundo António Carvalho. A interioridade da cidade não diminui a abertura ao resto do país e ao estrangeiro. As novas tecnologias são actualmente uma resposta ao isolamento e o Second Life “permite debater e discutir com residentes”, neste caso arquitectos, on line e em tempo real.

Habituados a lidar com as novas tecnologias, o projecto foi claramente bem aceite pelos os alunos. Foram convidados a desenvolver o projecto da ilha os primeiros quatro alunos que se inscreveram no desafio.
Os espaços que vão ser criados, vão servir posteriormente, para os restantes alunos do curso, onde possam divulgar e publicar os seus projectos académicos.
A inauguração oficial da ilha será feita durante para a Open House/Festa de Arquitectura 2008, a decorrer em 14 e 15 de Fevereiro. Até lá, quem quiser seguir esta aventura virtual poderá aceder a www.secondlife-ucp.blogspot.com


www.agencia.ecclesia.pt

margarida duarte

Posted

Ao ler isto interrogo-me até que ponto a arquitectura virtual se deve reger pelas mesmas leis físicas da arquitectura convencional... Não sou frequentador deste mundo, nem sei que desenvolvimentos ao nível arquitectónico tem.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted
eu pergunto antes, se serão estes os "novos arquitectos"..ou seja, para além dos arquitectos, arquitectos paisagistas, urbanistas...teremos depois os "arquitectos virtuais"....

não consigo ter uma opinião positiva ou negativa sobre o assunto...será que existe alguém no fórum com conhecimentos suficientemente alargados, para nos explicar como funciona o second life e como poderá ser isso aplicado na arquitectura e na sua concepção?

margarida duarte

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.