3CPO Posted January 1, 2008 Report Posted January 1, 2008 Segundo me tenho vindo a informar, o estágio profissional e de admissão à ordem requer diversos procedimentos. Tenho vindo a pesquisar sobre o tema na medida em que tenciono estagiar fora da UE e como tal pretendo saber como se processa a admissão na OA. Segundo o Regulamento de Inscrição: Inscrição de Membros Efectivos 4. Aos candidatos será exigida a realização de um estágio profissional, constituído por experiência profissional, formação profissional e formação em Estatuto e Deontologia, nos termos descritos no Anexo ii. 5. Os candidatos à oa, titulares de licenciatura em arquitectura ou diploma equivalente obtido antes da entrada em vigor do Estatuto e que nessa qualidade tenham exercido a actividade profissional em Portugal, poderão sujeitar-se a uma avaliação curricular, em alternativa ao estágio profissional, nos termos descritos no Anexo iii. 6. Os candidatos que exerçam a profissão noutro Estado membro da ue são dispensados do estágio profissional desde que apresentem atestado comprovativo do registo como Arquitecto emitido pela autoridade competente do estado de proveniência, e comprovem experiência profissional de doze meses após inscrição. 7. Aos candidatos que exerçam a profissão de arquitecto num Estado não pertencente à ue pode ser aplicado o disposto no n.º 6 do presente artigo, em caso de reciprocidade entre organizações profissionais congéneres da oa ou prevista em Acordos que vinculem o Estado Português. 8. Aos candidatos referidos nos n.º 5, 6 e 7 do presente artigo poderá ser exigida formação em Estatuto e Deontologia. De acordo com o acima referido, o que deverão fazer todos aqueles que desejem ir para fora da UE? Segundo o meu entendimento, para uma inscrição como membro efectivo, é necessário um atestado comprovativo do registo como Arquitecto emitido pela autoridade competente do estado de proveniência e um comprovativo de experiência profissional de doze meses após inscrição. Alguém informado sobre estes procedimentos e dúvidas? Abraços :* Quote
Koolhas Posted January 1, 2008 Report Posted January 1, 2008 Bom...essa questão é para mim tb mto importante visto que também tenciono fazer o estagio fora da UE...Ainda não me informei junto a ordem mas esta semana irei saber de tudo... Quote
3CPO Posted January 1, 2008 Author Report Posted January 1, 2008 Consulta o Regulamento de Inscrição da Ordem. Já contactei algumas pessoas na OA e não me souberam informar de forma concreta...Regulamento de Inscrição OA - PDF Abraço :* Quote
3CPO Posted January 3, 2008 Author Report Posted January 3, 2008 Já fui esclarecido pela OA... O processo é igual ao de um estágio profissional em Portugal... Apenas temos de garantir que a entidade de acolhimento nos aceita durante aquele período para "estágio profissional para a ordem dos arquitectos portugueses". Abraço :* Quote
asimplemind Posted January 3, 2008 Report Posted January 3, 2008 bem mais fácil do que pensávamos não? Quote
Recommended Posts