Jump to content

Recommended Posts

Posted
Siza mostrou 40 anos de projectos em Moscovo


Encerra hoje , em Moscovo, a exposição de Álvaro Siza Viera, que esteve aberta ao público durante quase seis semanas, no Museu de Arquitectura, a uma centenas de metros do Kremlin.

O certame encheu seis salas do museu, com uma notável quantidade de esboços, projectos, maquetas e fotografias, que dão uma visão da obra do arquitecto ao longo de quatro décadas.

Um catálogo de 400 páginas, em russo, enriquece a perspectiva oferecida sobre os trabalhos de Álvaro Siza. Organizada com o apoio da "Fundação Avangard", da Embaixada de Portugal em Moscovo e do próprio museu, a exposição despertou o interesse sobretudo de estudantes e arquitectos.

"Um mestre da matéria, do peso, das proporções, do espaço e da luz", escrevia Grigori Revzin, nas páginas do jornal "Kommersant". No entanto, o crítico alertava que não era tanto uma exposição de conhecimentos para o público comum quanto "a apresentação de uma ideia de arquitectura para profissionais". A exposição incluía maquetas feitas especialmente para a ocasião, exclusivamente em madeira de cor natural, o que Revzin considerou "uma ideia puramente plástica", mas que torna menos evidente para o cidadão comum perceber "onde é que acaba o cimento e começa o vidro".

Alguns observadores consideram que as obras de Siza Vieira não vão no sentido das "modas" actualmente procuradas pela elite dos empresários russos, que se deixa captar pela novidades e pelo inesperado. Os edifícios de Álvaro Siza Viera "são muito simples, um mínimo de meios técnicos e materiais comuns, betão, vidro e, às vezes, tijolo", comenta Revzin, acrescentando que "não são muito fotogénicos e são difíceis de explicar por palavras..., para eles é importante a função, a forma, a realidade da cor e da luz". O crítico afirma que, actualmente, na Rússia, "há muito de cultura global, e toda a arquitectura que nos chega do Ocidente é arquitectura do globalismo, e é agradável descobrir que lá também há alguma coisa de completamente diferente".

margarida duarte

Posted

já tinha ouvido falar disso na altura que abriu, acho que até foi na rádio, na antena 1 e diziam que o Siza não tinha podido ir dar a conferencia de abertura mas que prometia ir no final. Mas não sabia que acabava tao cedo... Segundo diziam era a maior exposição monográfica do Siza

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.